Erro 404: Como usar a favor do seu site!

Erro 404: Como usar a favor do seu site!

6 Comentários »

Não é raro nos depararmos com uma página de erro 404. É um acontecimento inevitável e que necessita de uma atenção especial para não prejudicar a experiência do usuário e a otimização de um site.

O que é o erro 404

Este erro aparece quando alguém solicita uma página do seu site que não existe. Os motivos para isso variam: o usuário pode ter digitado o endereço errado, mudança da estrutura do site, de forma que os links passam a apontar para uma página que deixou de existir ou foi movida para um outro endereço. Ao solicitar uma página inexistente, como não há conteúdo para ser exibido, o servidor retorna uma página dizendo simplesmente “Erro 404 – Página não encontrada”.

Vamos supor que o usuário digitou o endereço de uma página que não existe em seu site. Sendo assim, ele será redirecionado para uma página de erro 404 padrão. Nesse caso, sugere-se criar uma página de erro customizada, com a cara do seu site, sendo a melhor opção para ganhar a confiança do usuário.

Para ver uma página de erro de um site, digite letras aleatórias na URL. Veja a nossa página de erro, por exemplo:

www.seomaster.com.br/çkajsdfalksjdf

No entanto, o usuário também pode ser remetido a uma página de erro 404 caso ele acesse um link quebrado em seu site, ou seja, que aponte para uma página inexistente. Essa situação é ainda mais grave e, nesse momento, dois problemas acontecem:

  1. A confiança do usuário em seu site ficará abalada, se agravando ainda mais caso seja a primeira visita dele.
  2. A página que deveria ser acessada através do link quebrado provavelmente não será indexada e não irá receber link juice, o que definitivamente não é uma boa prática de SEO.

O que fazer

Mas nem tudo está perdido. Para resolver esse problema, é interessante utilizar uma ferramenta para detectar links quebrados em seu site. Assim, fica mais fácil diagnosticar os links problemáticos e consertá-los. Uma ferramenta muito utilizada é a Xenu’s Link Sleuth.

Veja também os artigos:

A Página 404 Perfeita
11 Dicas de Usabilidade na Web

A seguir, seguem algumas dicas sobre como fazer uma página de erro 404 customizada de forma a desenvolver a usabilidade, e proporcionar uma boa experiência ao usuário. São elas:

  • Explique o que está acontecendo
    Explique o motivo do usuário ter sido redirecionado à página de erro 404 e dê opções para ele encontrar o conteúdo desejado.
  • Links para páginas populares do seu site
    Com a listagem dos links mais populares do seu site, você estará ajudando o usuário a encontrar o conteúdo que deseja. Não deixe a HOME de fora dessa!
  • Coloque uma caixa de busca interna
    Através dela o usuário pode encontrar diretamente o conteúdo desejado e talvez nem se lembre que foi parar em uma página de erro 404.
  • Escolha o layout padrão do seu site
    Essa é uma estratégia muito interessante para manter a confiança em sua página. O impacto visual igual ao do seu site fará com que o usuário mais leigo não tenha dúvida de onde está.
  • Essa é uma boa oportunidade para promover o seu site
    Colocar links e banners para páginas que podem converter em vendas e que você tem interesse que o usuário visite é uma ótima maneira de usar esse espaço.

Uma última informação importante é a possibilidade de redirecionamento 301. Quando o motivo que gera o erro 404 for uma alteração na estrutura do site, o ideal é fazer um redirecionamento 301 da página antiga para a nova. Dessa forma, os buscadores irão compreender a mudança de endereço, fazendo com que a nova página receba todo o histórico da antiga e seja indexada com a devida credibilidade.

Se você gostou do nosso blog, assine o RSS ou então receba os posts por e-mail.

6 comentários para “Erro 404: Como usar a favor do seu site!

  1. Em alguns casos é possível também já exibir uma lista de páginas encontradas com o termo digitado, adiantando o processo de busca no campo exibido.

  2. Eu resolvi usar um plugin que redireciona qualquer página nao encontrada para o início do site isso é bom ou ruim? como tenho muitos posts e muitos erros cometidos tenho várias paginas não encontradas entao achei melhor fazer isso mais é realmente bom?

  3. @Bruno essa não é a situação ideal. O comportamento correto é apresentar uma página de erro, com as características apresentadas neste post e o servidor responder com código 404 para que os buscadores entendam que aquela URL realmente não existe.

    Grande abraço e volte sempre!

    1. Olá Rogério,

      quando algum erro 404 acontece, o melhor a ser feito é deixar claro para o usuário que aquela página não foi encontrada. Você pode mostrar para ele uma página específica de erro 404.
      Assim ele saberá que não precisa mais ficar procurando por ela no seu site.
      Caso você redirecione ele diretamente pra Home, ele não vai entender direito o que estará acontecendo, indo contra os princípios de usabilidade.

      Até logo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SP São Paulo (11) 3042-2224
RJ Rio de Janeiro (21) 3942-5555 Travessa Domingos Cândido Peixoto, 501, Casa 1, Icaraí, Niterói-RJ