Link Juice Do Jeito Certo

26 Comentários »

Podemos definir link juice como sendo a parcela de PageRank (PR) transmitida de uma página para outra através de um link. Sendo assim, quanto maior a quantidade de links em uma página, menor será a parcela de PR que esses links irão transmitir. Logo, há a necessidade de controlar como o link juice é distribuído em um site, com o intuito de privilegiar as páginas mais importantes, passando mais PR para elas.

Para controlar a distribuição do link juice, usa-se o atributo rel=”nofollow” nos links em que não se deseja passar PR. Para um melhor entendimento, suponha que sua página possua, por exemplo, 10 links (somando links internos e externos). Desses 10 links, 8 possuem o atributo rel=”nofollow”, ou seja, não passam link juice. Dessa forma, todo o PR da sua página será direcionado para as páginas referenciadas pelos 2 links restantes. Logo, devemos controlar bem quais os links de nossas páginas devem passar link juice, pelo uso correto do atributo rel=”nofollow”.

Para entender melhor o Link Juice e e outros aspectos de SEO inscreva-se no nosso curso presencial.

A seguir, seguem alguns exemplos de links que deveriam ter nofollow para evitar perda desnecessária de link juice:

  • Login
  • Cadastro / Registro
  • Logo
  • Contato
  • Política de Privacidade / Termos de Uso
  • Comentários
  • Etc

Agora seguem exemplos de links que não devem usar nofollow, permitindo a passagem de link juice:

  • Produtos e Serviços
  • Cursos, Tutoriais, Artigos, Blog, Ferramentas
  • Etc

Prefira passar link juice para os links que possuam palavras-chave em seu texto (anchor text). Por exemplo, links do tipo “Leia Mais”, “Clique aqui” e “Leia o Artigo Completo”, não deveriam, à princípio, passar link juice, sendo assim nofollow. Nesse último caso, deixe o link juice fluir apenas através do link que contém o título do artigo/post.

Muitas pessoas usam o link “Home” no menu do site. Recomenda-se usar nofollow nesse link. Sendo assim, insira um link com as palavras-chave da página principal no rodapé do site, sem o atributo nofollow. Você pode observar essa técnica no próprio site da SEO Master.

Lembre-se de sempre priorizar as páginas mais importantes de seu site, utilizando corretamente o atributo rel=”nofollow” de forma a direcionar o link juice de seu site. Não se esqueça também de sempre privilegiar a passagem de link juice através de links com as principais palavras-chave em seu texto, pois isso ajudará no processo de otimização de sites.

Se você gostou do nosso blog, assine o RSS ou então receba os posts por e-mail.

 

26 comentários para “Link Juice Do Jeito Certo

  1. Pessoal eu tenho uma duvida por exemplo se eu tenho um site com as seguintes paginas :
    home serviço1 serviço2 serviço3 serviço 4 serviço 5 serviço 6 e contato .

    Digamos que eu só queira otimizar a pagina home, a do serviço 4 e a do serviço 2.
    Então neste caso eu deveria botar nofollow nos links para todas as outras ja que eu não estou interessado que essas outras apareçam nos mecanismo de busca.

    Caso a resposta seja sim então eu pergunto. E a quantidade de paginas de um site não influencia em SEO não ? Com nofollow o google não vai ficar sabendo que tenho mais paginas no site .

    Sim espero vê-los no social media abraço.
    se houver resposta deste comentario eu queria receber uma notificação por email.

  2. @Ygor tente sempre pensar em qualidade antes de quantidade. Se você criar um robozinho para criar 1 milhão de páginas, não quer dizer que isto o fará ter um site melhor do que um outro com apenas 5 páginas mas que tenham autoridade.

    O nofollow não necessariamente vai bloquear a página de ser indexada pelo Google. Se o Google conseguir chegar à página através de outras formas, ele vai indexá-la. A nossa página de Política de Privacidade contém nofollow em seus links e está no index do Google. Neste caso, o nofollow serve apenas para não passar Link Juice para a página. Vou escrever um post esclarecendo melhor esta situação de nofollow, noindex, etc.

    Abraço

  3. Só para enriquecer a discussão fiz a mesma pergunta ao pessoal do brasil SEO e eles me responderam uma coisa parecida. Queria que você me disessem o se você concordam que o google reconhece quantas paginas você tem principalmente a partir de um Sitemap se você tiver um é claro .
    Veja a resposta:

    “Ygor,

    Se vc não está interessado que estas páginas apareçam nas buscas, te aconselho a usar o nofollow mesmo.
    Agora respondendo sua pergunta. No sitemap do seu site, aquele vc submete ao google, vc deve colocar todas as páginas, a não ser que seja algum conteúdo que vc nao quer que os buscadores acessem. Pelo sitemap o google vai ver que seu site tem mais páginas sim.
    Anderson Lopes”

    É isso pessoal espero o comentários de vocês muito obrigado pela notificação e rápida resposta.
    Se possível adicionem aqui a opção de receber notificação ainda não encontrei.

  4. Leandro, dei uma pesquisada agora na internet e realmente o que estava acontecendo é que eu esta confundindo nofollow com noindex.Dei uma lida agora na internet e Você esclareceu bem . Valeu.

  5. # Contato
    # Política de Privacidade / Termos de Uso

    – Devem receber “Suco de Ligação”.
    Podem ser usadas para SEO.

    Matt Cutts informa que o melhor é deixar o Suco de ligação fluir nas paginas normalmente.

    E claro, ligar para outros sites.
    Nofollow apenas em Loguin e locais onde os robos não podem acessar ou mesmo não motivos para indexar, como páginas erro 404 e buscas internas.

    # Contato
    # Política de Privacidade / Termos de Uso

    Podem serer usadas e muito bem usadas em SEO.

  6. @Diego não acredite em tudo que o Matt fala, pois ele trabalha para o Google e defende os seus interesses ;)

    Obs: “suco de ligação” é a 1ª vez que eu vejo, onde você arrumou isso?

    abraço!

  7. Ótimas informações, já ouvi sobre link juice mas ainda não sei bem ao certo como funciona, conforme você orientou deixei os links com menor relevância do menu como “nofollow”. Já coloquei o blog nos favoritos.

    []s

  8. Boa tarde pessoal, tudo bem?
    Estou fazendo o curso de vocês porém me surgiu uma dúvida em relação ao “nofollow” em home. Vocês disseram que no site vocês usam “nofollow” na Home, mas no código de vocês está sem, pelo menos eu não consegui achar. É realmente importante utilizar o nofollow na home e em outras páginas?

    Obrigado
    Aderlei Filho

  9. Olá pessoal uma duvida, vou tenta explicar.

    Eu tenho um site com 5 links no menu superior certo, ae no meu rodapé eu quero repetir os mesmos 5 links.

    Eu entendo que esses cinco links serão divididos em sua importancia, 50% para cada um, pois repito tbm no meu menu superior como no rodapé, simples.

    Minha duvida aparece aqui, se eu colocar o atributo rel=”nofollow” nos links do rodapé a prioridade aumenta para 100% para cada link que esta no nivel superior, ou como está no follow no rodapé o Google vai entender que não deve seguir a página?

    Pois se ele entende que deve seguir eu estaria fazendo minha divisão corretamente.

    Espero que entendam e consigam me ajudar na minha duvida.

    Abraço e parabéns pelo trabalho de conteúdo rico em informação.

    1. Olá, Henrique! O link com nofollow indica ao Google que ele não deve seguir este link, mas isso não quer dizer que esta página não vai ser indexada, pois existem outras formas de indicar esta página além do link.

      No caso, não vejo necessidade do nofollow, pois como são os mesmos 5 links, apenas repetidos no rodapé, por mais que seja apenas 50% da relevância, como você diz, será duas vezes 50%, pois serão 2 links.

      Ou mesmo que utilize o nofollow, ainda existirá um link follow que fará o Google seguir este link, ok?

    1. Boa tarde Marcelo.
      O link juice sempre é passado através de um link dofollow, seja o link em imagem ou texto, mas a autoridade atribuída para cada tipo de link é diferente.
      No caso do banner, vai ser em imagem e, normalmente, em todas as páginas do site.
      A autoridade que esse tipo de link passa é menor do que um link em um texto dentro de um artigo ou notícia de um site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SP São Paulo (11) 3042-2224
RJ Rio de Janeiro (21) 3942-5555 Travessa Domingos Cândido Peixoto, 501, Casa 1, Icaraí, Niterói-RJ