O que são Leads e por que você deve trabalhar com essa estratégia?

O que são Leads e por que você deve trabalhar com essa estratégia?

Deixe um comentário »

Um dos principais objetivos de uma estratégia de marketing digital é gerar contatos capazes de se transformarem em clientes. Leads são maneiras de qualificar esses contatos, e uma gestão eficiente é essencial para alcance de metas. Não à toa, o termo “gestão de leads” se tornou um verdadeiro mantra entre profissionais de marketing.

Ter uma compreensão aprofundada a respeito do comportamento da persona da sua empresa e do nicho de mercado em questão é fundamental para o sucesso de estratégias de comunicação. Entender a jornada de compra do consumidor implica na criação de campanhas e ações voltadas especificamentes para o que o lead deseja. Afinal, Inbound Marketing tem como missão entregar conteúdo e informação certos para a pessoa ideal e no momento em que ela mais precisa!

Saiba porque você deve focar em gestão de leads para maximizar suas oportunidades de negócio!

O que são leads?

Leads nada mais são do que uma pessoa que forneceu dados de contato como nome, e-mail, celular etc. em troca de algo que um site pode oferecer, como conteúdo relevante, testes gratuitos de ferramentas, dentre outros.

Um lead é um visitante que demonstra interesse nos seus serviços ou produtos, e que certamente pode passar de um simples “curioso” para cliente de fato. Existem vários níveis na jornada de compra, e ter em mente que nem sempre aqueles que já decidiram comprar devem ser o centro das atenções!

Qual a importância dos leads para o funil de vendas?

O funil de vendas ou pipeline representa as 3 etapas que o lead percorre, desde o primeiro contato com a empresa até a compra: topo de funil (aprendizado e descoberta), meio de funil (reconhecimento de problema/consideração de solução) e fundo de funil (decisão de compra).

Para que a estratégia de Inbound Marketing seja bem-sucedida e não acabe se  tornando spammer, oferecendo produtos e serviços para todos os leads sem qualificá-los, é preciso entender em que etapa eles se encontram. Assim, você entregará o conteúdo certo para a pessoa certa, uma vez que o perfil dos leads estará bem delineado e direcionado para a decisão de compra.

Portanto, o funil de vendas conduz leads por etapas até a  finalização de uma compra. O principal objetivo é atrair e fidelizar clientes, que se sentirão confiantes e esclarecidos para contratar seus serviços ou adquirir seus produtos.

Como gerar leads para meu negócio?

Após criar um funil de vendas, é preciso definir um plano de ação para trilhar o percurso dos leads. Isso pode ser feito por meio de conteúdo relevante como blog posts, com assuntos e temas de interesse desses clientes em potencial. Assim, um vínculo é estabelecido e você saberá em que momento aquele lead se encontra. Tenha ciência de que todos os estágios do funil são importantes,

É possível também criar um funil de vendas por meio de ferramentas de email marketing, bem como em redes sociais. Vale ressaltar que diversos funis também são uma possibilidade, e quanto mais pontos de entrada um site ou blog tiver, maiores são as chances de capturar cada vez mais leads.

Mais do que gerar volume, é fundamental saber separar cada oportunidade, caso contrário, o grande volume de leads pode ocasionar problemas para a equipe comercial de uma empresa, pois uma gestão ineficaz implica em perda de receita.

Capturar leads é sinônimo de geração de vendas, e administrar seus contatos vai muito além do cadastro: trata-se da manutenção de um relacionamento duradouro de confiança.

 

Dúvidas em relação ao assunto? Deixe um comentário abaixo para que a gente possa ajudar você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SP São Paulo (11) 3042-2224 Av. Paulista, 2202, 7o. Andar - Bela Vista São Paulo - SP, 01310-300
RJ Rio de Janeiro (21) 4126-1965 Travessa Domingos Candido Peixoto, 501, casa 1 Icaraí, Niterói-RJ