O que é SEO?

O que é SEO?

22 Comentários »

SEO (Search Engine Optimization),  também conhecido como otimização de sites, é rapidamente definido como uma forma de aumentar os acessos do seu site através de um conjunto de técnicas e estratégias que permitem que um site melhore seu posicionamento nos resultados orgânicos dos mecanismos de busca, como Google e Bing.

O que é SEO?
Página de Resultados Padrão

 

O próprio administrador ou desenvolvedor do site deve utilizar princípios de SEO em sua elaboração de forma a melhorar os aspectos de otimização interna que contribuem para o posicionamento da página.

 

Como o SEO pode ajudar seu site?

Ao iniciar uma campanha de otimização no seu site, você poderá perceber que a melhora no posicionamento para as palavras-chave do seu negócio é diretamente proporcional à quantidade de acessos que vai receber, além de gerar também maior visibilidade para a marca e um retorno em conversões no site.

Existem diversos tipos de objetivo em um site. Para um e-commerce, o principal é gerar vendas. Para um blog, é que seus visitantes leiam seus posts. Então esses objetivos, que também chamamos de conversão, podem ser muito variados, como vendas, cadastro, downloads ou até mesmo cliques em determinadas partes do site. Independente da sua área de atuação e de seus objetivos, a otimização de seu site permitirá que chegue a ele um público segmentado de acordo com suas expectativas.

 

Defina seu público-alvo

Por exemplo: se o seu negócio é vender livros usados, as palavras-chave utilizadas na otimização não podem ser livros, best-sellers, ou lançamentos – já que dessa forma atrairiam todo o público de livros. Você precisaria trabalhar as palavras “livros usados”, “sebos”, “livros de segunda mão”, entre outras. Dessa forma, restringiria o número de acessos ao site, mas iria atrair um acesso mais qualificado, gerando uma experiência positiva tanto para sua empresa quanto para os usuários que encontrariam o que realmente estavam procurando.

Basicamente, o que define se a sua página estará ou não entre os primeiros resultados de uma busca é a sua relevância para a palavra-chave buscada. Portanto, o SEO trabalha, antes de tudo, a relevância de seu site, seja para o usuário que o visita (otimização interna), seja para a comunidade digital em torno dele (otimização externa).

 

O algoritmo do Google

Como será então que o Google entende qual site é melhor? O trabalho é feito por cálculos complexos realizados através de seu algoritmo que considera uma infinidade de fatores. O que mudou com o passar dos anos foi a relevância desses fatores, como por exemplo o PageRank que antigamente era fator determinante e hoje não é mais, apesar de ainda ser muito importante.

O mercado digital teve um grande crescimento e com o Google não foi diferente, pois hoje o buscador tem como foco principal a experiência do usuário.

O ano de 2015 foi de mudanças para a empresa, como por exemplo em abril quando o buscador lançou uma atualização que tem permitido uma melhora nas buscas feitas por smartphones, que agora dão preferência a sites que se adaptam perfeitamente aos dispositivos, ou seja, os chamados sites responsivos.

Esse vídeo explica como funciona o fator PageRank:

 

SEO ou Links Patrocinados?

Os links patrocinados são uma forma mais fácil e rápida de aparecer no topo dos resultados do Google, mas pode ser infinitamente mais cara do que uma boa estratégia de SEO. Além disso, quando a campanha sai do ar, o seu site some da primeira página dos buscadores instantaneamente, o que contrasta com o caráter de continuidade que a prática de SEO possui.

A imagem abaixo é um heatmap, ou mapa de calor, que mostra a quantidade de cliques que são feitos dentro da página de resultados do Google. Podemos perceber claramente que a maior parte dos cliques vai para os resultados não pagos, que também são chamados de orgânicos.

O que é SEO?

Com links patrocinados, o número de visitas do seu site aumenta rapidamente, mas isso não ocorre com a probabilidade de conversão desse público. Isso porque em uma campanha de links patrocinados, um site que vende brinquedos pode muito bem aparecer em primeiro para a busca “diversão infantil”, se esta palavra estiver selecionada para um link patrocinado.

E se o usuário que busca não estiver com a intenção de comprar nada, apenas de conhecer algumas brincadeiras para animar uma festa de criança, ocorre o que chamamos de rejeição. O usuário entra no site e rapidamente verifica que ali não existe o que ele procura.

Já com a prática de técnicas de SEO, o site só aparecerá em primeiro para aquela palavra que ele for realmente relevante. As chances de um usuário não encontrar o que procura diminuem. Logo, aqui temos uma equação em que o número de visitas pode ser um pouco menor do que as geradas pelos links patrocinados, mas o percentual de conversões aumenta significativamente.

Portanto, o trabalho de SEO está relacionado à credibilidade e relevância de uma página ou um site.

 

Como começo a fazer SEO?

Para conhecer melhor as técnicas e estratégias adotadas na otimização de sites e entender como tudo isso pode influenciar nos posicionamentos dos resultados nos buscadores, faça nosso Curso de SEO Online Grátis.

Caso precise de ajuda profissional para fazer com que seu site esteja no topo das buscas, visite nossa página de Consultoria em SEO. Nela, você entenderá de que forma nossa equipe de profissionais experientes e capacitados pode ajudar sua empresa. Solicite um orçamento e obtenha uma pré-avaliação do seu site.

E seja bem vindo ao fantástico mundo do SEO!

 

 

22 comentários para “O que é SEO?

  1. Muito bom o artigo, João! Parabéns! Estou começando a idealizar um projeto e o artigo já foi bastante útil. Depois vou me inscrever no Curso de SEO Grátis e começar a aprender sobre com mais afinco.

    1. Que bom que gostou, Rodolfo!
      O SEO é um mundo fascinante, que muda constantemente. Pra quem fica confortável com tanta mudança, é apaixonante!
      ;]

  2. Excelente artigo, João! Parabéns! Com as últimas atualizações do Google você precisou alterar alguma coisa no seu curso de SEO gratuito?

    Já estou lendo.

    Abraço

  3. Cara muito bom, esse site me ajudou quando comecei a estudar técnicas de SEO, até linkei a SEOMaster em uma pagina em meu site onde indico algumas ferramentas de analise, haha, ainda falta muito mas estou pegando o jeito.
    Vlw

  4. Pucha, parabéns, artigo completo.

    Com certeza o seu conteúdo vai ajudar muitas pessoas no quesito SEO, continue assim.

    Recentemente lancei o meu blog pessoal sobre marketing digital, gostaria bastante que você o visita-se.
    Escrevi um artigo curtinho onde dou uma introdução sobre o que é SEO. Vou adorar ter o seu comentário nesse artigo. :)

  5. Realmente é muito importante estar na primeira página do Google sem pagar anúncios. Sei que o links patrocinados vc da um buzz nas vendas mas SEO é o feijão com arroz que n pode faltar. Sem ele o site morre, existe alguma forma de construir um bom posicionamento só por link, sem a necessidade de atualizações no site?

    1. Boa tarde Priscila.

      Esse trabalho de links (link building), nós chamamos de trabalho de autoridade e realmente é um diferencial, mas é apenas o último pilar de um projeto de SEO.
      para uma boa execução é preciso fazer os outros dois passos (tecnologia e conteúdo).

      Nosso Curso Online Gratuito explica isso melhor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SP São Paulo (11) 2640-7284 Rua Manuel da Nóbrega, 456 conj. 65 - Paraíso - São Paulo - SP
RJ Rio de Janeiro (21) 4126-1965 Tv. Domingos Candido Peixoto, 501 / casa 1 - Icaraí - Niterói - RJ