Curso de SEO Online

Aula 4: SEO Off-Page

É extremamente prazeroso ver nossos sites recém-criados bem posicionados no Google rapidamente. Grandes saltos no ranking são conseguidos principalmente devido ao processo denominado SEO Off-Page ou Otimização Externa.

Até aqui, citamos 2 tipos de otimização:

  • Otimização Interna (SEO On-Page)
  • Otimização Externa (SEO Off-Page)

Já discutimos a Otimização Interna nas aulas anteriores. Então, vamos agora nos concentrar na Otimização Externa, que é o principal fator que fará a diferença no ranking do seu site.

Um planejamento adequado para SEO Off-Page será o responsável por fazer seu site pular de uma posição 900 para os primeiros das pesquisas.

Então, o que é Otimização Externa realmente? Basicamente consiste em todos os fatores Off-Page de um site, ou seja, aqueles que estão fora dele, mas que influenciam em sua posição no Google. Dentre eles, podemos citar alguns como:

  • O número de sites que apontam para o seu;
  • Quais sites apontam para você;
  • O Page Rank de cada site apontador;
  • Há quanto tempo seu site está sendo apontado;
  • O título das páginas que têm links para seu site;
  • O texto usado no link e ao redor dele;
  • A quantidade e a qualidade dos links que apontam para o site que aponta para você;
  • O total de Outbound Links (explicado mais adiante) que o site apontador possui;
  • O endereço IP dos sites que apontam para você;
  • E mais algumas outras coisas que veremos em seguida…

Voltando ao exemplo utilizado até este momento, para otimizarmos nosso site com relação à palavra-chave “curso java”, devemos analisar a estratégia de links dos 10 sites melhores rankeados para esta palavra.

Porém, vamos agora fugir um pouco do nosso tema e analisar os sites melhores colocados para a palavra-chave “hospedagem”, a qual possui uma concorrência muito maior do que “curso java”. Desta forma, podemos ilustrar melhor que tipo de SEO Off-Page você poderá precisar para conseguir atingir top rankings nos mecanismos de busca.

Assim, para começo de análise, precisamos ir ao Google e digitar a palavra-chave “hospedagem”. Devemos visitar os 10 primeiros colocados na pesquisa para esta palavra-chave e coletar as informações listadas anteriormente.

Sites Apontando

Verificaremos agora quais são os sites que apontam para www.kinghost.com.br, que é o 3º resultado no Google para uma pesquisa feita para o termo “hospedagem”. Escolhemos este pois analisaremos o por quê de estar nesta posição. Existe diversas maneiras para encontrar os links que apontam para este site.

  • Recomendamos o OpenSite Explorer (na figura abaixo)
  • Utilizar a ferramenta Majestic SEO
  • Outra forma é colocar na barra de busca do Google link: www.kinghost.com.br
Offpage SEO
Figura 1: Pesquisa de links no OpenSite Explorer

Uma vez feito isso, é retornada uma lista contendo os links que apontam para o site pesquisado. Como podemos ver na Figura acima, estão contabilizados pouco mais de 38 mil links para www.kinghost.com.br.

Há algum tempo, o Google vem cortando o número de links que são mostrados na pesquisa como a feita acima. Se você já conhecia o método do Google, recomendamos utilizar o Opensite Explorer ou o Majestic SEO.

Agora que temos a lista de todos esses sites, devemos analisar a qualidade de cada um deles:

Texto Âncora (Anchor Text)

É o texto propriamente dito presente no link que aponta para um site. Por exemplo, no link abaixo, o anchor text é somente “Ferramenta SEO”.

“Utilize nossa Ferramenta SEO gratuita!”

Texto Âncora é um dos principais fatores de Otimização Externa. Ao conseguir um link para seu site, sempre tente colocar suas principais palavras-chave no texto dele.

Analisando o resultado da busca que retornou os links que apontam parawww.kinghost.com.br, podemos ver que o 1º deles vem do site www.mipagerank.com. Entrando neste site e procurando pelo link, podemos observar que o seu texto é “hospedagem de sites”, conforme mostra a figura 2:

Offpage SEO
Figura 2: Anchor Text para King Host
Código-fonte:
<a href="http://www.kinghost.com1.br">Hospedagem</a>

Observe que no texto do link está presente a palavra “hospedagem de sites” – exatamente a palavra-chave usada em nossa busca. Fique atento a isso!

PageRank

Continuando com o nosso exemplo, é o Google Page Rank da página que contém link para www.kinghost.com.br. Para saber qual é o Page Rank de um site, se você utiliza o navegador Chrome, instale gratuitamente o PageRank Status. Ou acesse o site PageRank Checker.

Visitando novamente o 1º site que aponta para www.kinghost.com.br segundo o OpenSite Explorer, podemos constatar que ele possui um Page Rank 3.

Offpage SEO
Figura 3: Exemplo de Google Page Rank

Popularidade dos Links

A popularidade de um link se refere ao número de links que apontam para ele. Você pode encontrar esses números da mesma forma que fizemos no item “Sites Apontando”. Ou seja, digitando cada link no OpenSite Explorer. Depois é só contar o total de resultados que é retornado. Outra alternativa é ir a um site como ww.linkpopularity.com, que também faz esse tipo de busca.

Outbound Links

São os links externos de uma página, ou seja, que levam para outros sites. No caso do site www.abretag.com.br/tag/php-ajax.php, são os links que não apontam para nenhuma página pertencente ao domínio, ou seja, são os links que referenciam outros sites.

Quantidade de Links

Representa a quantidade total de links existentes em uma página, o que inclui o número deOutbound Links, bem como os links que apontam para páginas do próprio site, chamados de Internal Links (links internos).

Neste caso, foram encontrados em http://www.mipagerank.com, 22 links no total.

Em uma regra geral, quanto menor for a quantidade total de linkspresentes numa página que possui link para seu site, melhor será aqualidade desse link.

Título da Página

É o tipo de serviço do site que está apontando para www.kinghost.com.br. Neste caso, “hospedagem de sites” que contém a palavra-chave para a qual o site www.kinghost.com.br está fazendo sua otimização, como “hospedagem”.

Obter links de sites que possuam em seus títulos alguma de nossas principais palavras-chave é extremamente importante e poderoso e, além disso, é uma coisa que as pessoas geralmente não percebem e acabam não fazendo.

Endereço IP

Quanto maior for o número de sites que apontam para você provenientes de endereços IP diferentes, melhor para seu site.

Para descobrir o endereço IP de um site, vamos precisar de uma ferramenta auxiliar. Podemos usar esta:

http://www.webrankinfo.com/english/tools/class-c-checker.php

Com ela, podemos digitar a URL dos sites desejados e obter os respectivos endereços IP rapidamente.

Comparando os três primeiros sites que possuem links para www.kinghost.com.br, podemos ver que eles possuem IPs diferentes.

Offpage SEO
Figura 4: Verificando endereço IP

Ok. Então, até aqui temos os seguintes dados:

  • Existem cerca de 6090 páginas listadas pelo Google que possuem links para www.kinghost.com.br;
  • O Page Rank de uma destas páginas (www.sephiroth.it/firefox) é 6;
  • O Anchor Text do link proveniente desta página é “Hospedagem de Site”;
  • O título da página é “Firefox extensions – sephiroth.it”;
  • O número de links apontando para a página em questão (www.sephiroth.it/firefox) é 211;
  • A quantidade de outbound links é 17;
  • Número total de links presentes na página: 85;
  • O endereço IP da página é 64.13.207.73.

Nosso próximo passo é criar uma planilha no Excel, ou em qualquer outro programa do gênero, para guardar todos esses dados. Cada item listado acima deve ser representado por uma coluna. Repare que todo esse processo foi para analisar somente o link proveniente de www.sephiroth.it/firefox.

Considerando todos os links que apontam para www.kinghost.com.br, vamos precisar calcular:

  • O percentual de sites que contém as palavras-chave “hospedagem” ou “hospedagem de sites” em seus títulos;
  • O percentual de sites que contém as palavras-chave “hospedagem” ou “hospedagem de sites” no texto dos links que apontam para www.kinghost.com.br;
  • O percentual de sites que possuem endereços IP diferentes;
  • Além de outras estatísticas…

E também armazenar esses dados em colunas na planilha.

Feito isso, passemos agora para o próximo link listado pelo OpenSite Explorer, conforme mostra a figura 6, para realizarmos novamente toda a análise que fizemos para www.sephiroth.it/firefox.

Offpage SEO
Figura 5: Segunda Pesquisa no OpenSite Explorer

Terminada a coleta de todas as informações do 2º link e dos 6088 restantes, podemos ver agora qual é exatamente a estratégia de links (Link Building) do site www.kinghost.com.br.
Pois é, temos alguns problemas aqui:

  • A não ser que você disponha de uma força tarefa com dezenas de pessoas, coletar todas essas informações com relação a 6000 links é manualmente impossível;
  • Só para lembrar, ainda estamos em somente 1 resultado da busca feita para “hospedagem”, isto é, restam ainda 9 sites a terem suas estratégias de links analisadas.

Bem, talvez seu site não tenha concorrentes que possuam uma estratégia de links muito vasta. Neste caso, a análise sugerida nesta aula torna-se possível de ser realizada.

É extremamente importante ter noção de como é o Link Buildingde seus concorrentes. Desta forma, podemos saber de onde vêm seus links, que trabalho (tempo + dinheiro) teremos para atingir melhores posições, possíveis fontes de links e várias outras coisas.

Nesse sentido, nossa equipe vem desenvolvendo uma ferramenta online de SEO a qual realizará não só toda a análise feita nesta aula, mas também diversas outras funções com apenas alguns cliques. Não esqueça de se cadastrar no site para receber informações sobre o lançamento da ferramenta. Nosso objetivo é fornecer sempre aos nossos usuários o melhor conteúdo e a melhor tecnologia de SEO. Esperemos que tenha entendido o conceito de otimização externa. Até a próxima aula!

SP São Paulo (11) 3042-2224
RJ Rio de Janeiro (21) 3942-5555 Travessa Domingos Cândido Peixoto, 501, Casa 1, Icaraí, Niterói-RJ