Agora que aprendemos como fazer para que nossa homepage (index.html, por exemplo) possua uma boa posição no ranking dos mecanismos de busca, vamos focar nas técnicas para melhorar o posicionamento das páginas internas (inner pages) de um site.
Apesar de parecer pouco importante, o que vamos ensinar nesta aula pode fazer a diferença em relação à busca por certas palavras-chave, já que a maioria dos sites não possui uma boa estrutura de links internos, que são usados para apontar para outras páginas do próprio site.
De acordo com o que foi visto nas aulas anteriores, é de grande importância a presença de suas principais palavras-chave no texto dos links que apontam para seu site. Anchor Text é o fator offpage mais relevante para estar bem rankeado nas ferramentas de busca. Você não só deve conseguir links de outros sites contendo suas palavras-chave mais importantes no texto, como também deve utilizar uma estrutura interna de links, também utilizando suas principais palavras-chave no anchor text destes.
Para explicar melhor como moldar seus links internos, vamos utilizar dois exemplos de sites. O primeiro possui uma boa estrutura de links internos, no qual você pode se basear. O segundo mostra o que não se deve fazer.
Vamos ao 1º exemplo: https://www.seomaster.com.br/curso-tutorial-seo-gratis.html, que é mostrado na Figura 1.
Este é um site que, como o próprio nome já diz, é relacionado ao tema otimização de sites, ou seja, um dos vários termos usados em português para “traduzir” SEO.
Se dermos uma olhada rápida no site, podemos notar que existe na coluna da direita uma série de links para várias outras páginas do mesmo site. Observe também, que o texto dos links contém as palavras-chave que ele deseja otimizar para cada página interna correspondente.
Por exemplo, foi otimizado muitas das páginas internas para vários termos relacionados a SEO:
Se buscarmos “consultoria seo” na home, a SEO Master aparece em primeira posição.
Isso acontece pois a página otimizada para a palavra-chave buscada.
Você pode notar que foram utilizadas várias técnicas de otimização onpage que já foram abordadas em aulas anteriores.
A primeira delas é inserir a palavra-chave “consultoria seo” na URL da página:
https://www.seomaster.com.br/consultoria-seo
Ele também utilizou as palavras-chave em questão no início do título da página, conforme mostra a figura 3.
“Consultoria seo” também aparece várias vezes no decorrer da página, como aprendemos em otimização onpage.
As palavras aparecem em negrito, em itálico ou sublinhada, o que poderia melhorar ainda mais sua otimização onpage.
Mas lembre-se: estratégias de otimização onpage são coisas que você deve fazer, contudo sozinhas não levarão seu site ao topo dos resultados dos mecanismos de busca. São os links que impulsionarão o seu ou qualquer outro site no ranking das pesquisas.
Vamos agora analisar o anchor text dos links que apontam para este site.
Visitando o Google e digitando o texto:
link:www.seomaster.com.br/consultoria-seo
Obtemos os links que apontam para a página, como mostra a figura 4.
Como podemos observar na figura acima, existem 8 links apontando para o site pesquisado. E percorrendo todas as páginas do resultado da pesquisa, percebemos que TODOS os links são provenientes do próprio site! Realmente um bom trabalho de internal linking (termo em inglês para estrutura de links internos).
Agora, voltemos novamente ao Google e vamos fazer uma pesquisa com o termo “consultoria seo”.
Veja o resultado na figura 5:
Deixando o espanto de lado, em uma busca que traz 542.000 resultados, e o site aparece na primeira posiçõe do Google. E o motivo principal deste fato é a utilização de links do próprio site!
Internal Linking é definitivamente uma estratégia a ser usada.
Agora, vamos ao exemplo do que você não se deve fazer. Neste caso, apesar do site estar em inglês, o que queremos ensinar é facilmente compreensível.
Nosso exemplo negativo é: http://www.marketopsinc.com.
Este é um típico site bonitinho que provavelmente não consegue muitos acessos e é difícil de ser encontrado nos mecanismos de busca para qualquer que seja a palavra-chave.
Será que você consegue observar algumas coisas erradas que eles estão fazendo?
Analisando a estrutura interna de links, percebemos que seus links não são textos! Eles estão presentes em figuras! Este fato não o ajuda em nada, pois os mecanismos de busca como o Google não conseguem ler as figuras. Simplesmente está deixando de conseguir alguns “votos” para o Autoridade de suas próprias páginas internas.
Caso este site não possua uma boa quantidade e qualidade de links externos, não temos nenhuma dúvida em afirmar que ele não aparecerá nas pesquisas para as palavras-chave presentes em seu Menu, que devem estar entre os termos de busca mais importantes para o site em questão. São elas:
Se formos ao Google ou a qualquer outro mecanismo de busca e colocarmos as palavras acima na pesquisa, vamos perceber que o site www.marketopsinc.com não aparece nunca nas primeiras páginas dos resultados das pesquisas.
Diante deste fato, podemos claramente perceber o que não deve ser feito.
Lembre-se: se você puder “votar” para uma página interna de seu site utilizando sua principal palavra-chave no anchor text no link, SEMPRE faça isso.