SEO para Google News

3 Comentários »

Muitas pessoas que possuem blogs já devem ter tentado fazer com que seus posts apareçam no sistema de busca de notícias do Google – o Google News. Porém, tenho certeza de que quase ninguém obteve sucesso, já que a inclusão não é automática e ainda submetida a uma avaliação humana segundo algumas diretrizes técnicas e editoriais. Normalmente, o motivo padrão para a não inclusão é:

“No momento, apenas incluímos artigos de fontes que possam ser consideradas organizações editoriais, normalmente caracterizadas pela presença de vários escritores e editores, existência de informações sobre a organização e dados para contato. Quando revisamos o seu site, não pudemos encontrar essas evidências de uma organização.”

Mesmo após ter conseguido a inclusão de um site neste tipo de busca, este fato ainda não pode ser considerado um sucesso completo, já que o Google News funciona classificando as notícias e ordenando-as de acordo com sua relevância para o termo pesquisado, assim como acontece em uma busca normal. Desta forma, sucesso completo mesmo é, além de conseguir listar suas notícias, conquistar também bons rankings para elas, atraindo uma maior quantidade de acessos.

É exatamente sobre como obter melhores posicionamentos no Google News que vamos estar falando neste post. A seguir, seguem algumas técnicas e sugestões para que suas notícias consigam boas posições neste tipo de pesquisa:

  1. Seja o primeiro a cobrir um determinado assunto.
  2. Escreva uma boa descrição sobre a matéria em seu primeiro parágrafo.
  3. Procure empregar imagens no corpo das matérias (de preferência, perto dos títulos) cujos nomes e atributos alt contenham as principais palavras-chave relacionadas à notícia. Além disso, certifique-se de que as imagens sejam inline, isto é, não clicáveis.
  4. Dê destaque aos títulos, posicionando-os dentro de tags <h1>. Procure ficar entre 2 e 22 palavras e não utilize o título como link.
  5. Um artigo indexado pelo Google News fica em sua base durante apenas 30 dias portanto, manter uma regularidade de criação de notícias pode criar uma presença maior neste tipo de buscador.
  6. Certifique-se que as URLs sejam únicas, permanentes e que contenham um número de, pelo menos, 3 dígitos. Combinar a data com palavras-chave é uma boa solução para este caso. Não utilize um número isolado de 4 dígitos que lembre um ano, caso contrário o robô não indexará suas páginas.
  7. Atualizações da notícia após indexação podem gerar problemas.
  8. Não serão indexadas matérias que contenham apenas imagens ou vídeos e páginas que abordem mais de um artigo.
  9. O rastreador do Google precisa encontrar uma data e hora para associar à notícia. Para facilitar sua vida, utilize uma data entre o título e o texto da matéria.

Alguns links interessantes sobre diretrizes, dicas e soluções de problemas relacionados ao Google News:

Requisitos técnicos – http://migre.me/mqF
Sitemaps para Google News – http://migre.me/mqH
Caso for alterar alguma coisa no site – http://migre.me/mqJ
Soluções de alguns possíveis problemas – http://migre.me/mqL

Se você gostou do nosso blog, assine o RSS ou então receba os posts por e-mail.

TAGS

3 comentários para “SEO para Google News

  1. Muito bom artigo meu camarada. Apesar de não ter nenhum blog listado no Google News, nunca havia encontrado nada sobre o assunto pela web brasileira.

    []s

  2. Obrigado pelas dicas meu amigo. Eu ainda estou tentando entender o Google News, consegui indexar um blog hospedado na plataforma blogspot mas ainda os resultados variam muito. Realmente acredito que a atualização do conteúdo interfere nos resultados, assim evito de editar as postagens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SP São Paulo (11) 3042-2224
RJ Rio de Janeiro (21) 3942-5555 Travessa Domingos Cândido Peixoto, 501, Casa 1, Icaraí, Niterói-RJ