Por Dentro do Google Currents

Por Dentro do Google Currents

1 Comentário »

Lançado em dezembro de 2011, o Google Currents – que no Brasil ganhou o nome de Google Atuais – está disponível para usuários de outros países desde abril deste ano. Além das funções já conhecidas pelos americanos, ele também apresenta novos recursos ao chegar em terras estrangeiras.

Para os que não estão familiarizados com o programa ainda, trata-se de um serviço do Google que edita o formato de textos de revistas, jornais e sites de uma forma que possam ser melhor visualizados em smartphones e tablets com Android e IOS.

É criada então uma galeria de textos, onde a pessoa pode escolher o texto que quer ler e ter uma experiência bem semelhante à leitura de um jornal ou revista, já que pode passar as páginas com o arrastar do dedo na tela.

Bem semelhante ao Flipboard, outro software com a mesma premissa, o usuário do Currents pode escolher o tipo de conteúdo que quer ver e sua fonte. Um de seus diferenciais é o Google Translator, que ajuda o usuário a traduzir conteúdo.

Baixando e instalando

Antes de pensar em usar o Google Currents é preciso ter um smartphone ou tablet com IOS ou Android. Depois procure pelo aplicativo em Apple App Store ou Google Play – a instalação é igual à de qualquer outro aplicativo.

Instalação do Google Currents
Figura 1: Instalação do Google Currents

Em seguida é necessária a conexão entre uma conta do Google e o aplicativo. No Android é possível simplesmente selecionar a conta cadastrada no aparelho. Caso precise de um novo perfil, ele pode ser criado rapidamente em “Adicionar Conta”, onde você pode escolher se quer criar um perfil ou conectar-se à uma conta que já existe.

Sua nova biblioteca

A visualização da tela inicial do Google Currents ficará de acordo com a figura 1:

Biblioteca do Google Currents
Figura 2: Biblioteca do Google Currents

Na parte superior estão as notícias destacadas pelas fontes cadastradas na sua biblioteca e, abaixo delas, está toda a biblioteca. Para construir sua biblioteca é preciso assinar as revistas, jornais ou sites que deseja receber conteúdo. Para isso vá em “Adicionar Mais”, onde serão encontradas várias publicações divididas por gêneros. Para assinar uma das publicações que aparecem é só clicar no botão “Adicionar”.

Para cancelar uma assinatura é só clicar em Biblioteca > Adicionar Mais > Minha Biblioteca e clicar no “x” ao lado da publicação que será excluída.

O conteúdo

Para abrir uma matéria basta clicar sobre seu título; assim ela será apresentada em tela cheia para o usuário. Como a adaptação do conteúdo pelo Google Currents é feito em páginas, para ir de uma página para outra só é preciso deslizar o dedo na horizontal.

Leitura no Google Currents
Figura 3: Texto no Google Currents

Caso queira aumentar uma imagem, clique sobre ela para que tome as dimensões da tela. Para retornar ao texto é só clicar no botão “Concluir”.  Se quiser ver artigos de uma única publicação, como uma revista específica, clique sobre seu ícone.

Tendências

Uma das categorias que o aplicativo disponibiliza é chamada “Tendências”; nela são mostradas as cinco principais notícias do dia, divididas por categorias.

Categoria no Google Currents
Figura 4: Categoria Tendências

As notícias ficam divididas em categorias distintas, como “Esportes” e “Economia”.

Compartilhando

Na parte inferior da tela são visíveis alguns ícones de ações que o aplicativo pode fazer. Uma das ações, que é possível ao clicar no ícone com duas setas, é o compartilhamento de um determinado artigo nas redes sociais do usuário, através de e-mail ou SMS.

Leitura Offline

Além do leitor conseguir usar o aplicativo estando conectado à internet, o Google Currents apresenta uma versão para leitura offline. Em Configurações de Sincronização > Leitura Offline é possível escolher a forma de sincronização do aplicativo com a internet, além de garantir a visualização dos artigos e publicações mesmo estando offline.

Google Translator

Como a grande maioria das revistas, jornais e sites que servem como fonte de conteúdo para o aplicativo estão em inglês, o Currents oferece a possibilidade de traduzir o texto.

Ao clicar no ícone do globo terrestre, também na parte inferior da tela, será possível fazer a tradução de um artigo para português ou para qualquer um dos 37 idiomas disponíveis.

Para definir um idioma como padrão para tradução, é necessário ir até a página principal, clicar sobre o botão de engrenagem e então em “Idioma Preferido”; isso fará com que o Google Translator sempre traduza o texto para o idioma escolhido.

Tradução no Google Currents
Figura 5: Tradução no Google Currents

Como o SEO funcionaria?

Esta proposta de adaptação de conteúdo da internet para smartphones e tablets com um design e funcionalidades melhores é mais um caminho para obter uma maior exposição de conteúdo. Um site ou um blog que adere a formatos como este não está só fazendo com que sua marca seja vista por mais tempo pelo usuário, como aumenta a quantidade de acessos móveis e melhora a experiência por parte do usuário, que pode acessar o site onde ele quiser. Isso pode aumentar bastante as chances de alguém compartilhar e fazer referência ao conteúdo compartilhado.

TAGS

Um comentário para “Por Dentro do Google Currents

  1. Achei interessante esse Google Currents a primeira vista, mas depois de um tempo não sei se vou virar adepto. Primeiro de tudo, existe uma grande dificuldade para sites pequenos serem apresentados na lista da busca. Você precisa de pelo menos 200 “seguidores” para que seu canal oficial apareça para o usuário quando buscar.

    Outro problema é em relação as visitas que perderei no site, entendo que isso ajudará a fixar a minha marca e também pode aumentar o número de compartilhamentos (logo, o de visitas), mas por enquanto não é vantagem para o meu conteúdo ser 100% entregue logo de cara. Se talvez fosse um breve resumo, seguido de um link, acho que aí sim seria interessante, mas não passaria de um RSS reader.

    Outra coisa que acho que chamaria atenção dos editores é sincronizar com alguma conta do Adsense, talvez seria um incentivo para mim e outros donos de portais menores a inserirem o conteúdo no Currents.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SP São Paulo (11) 3042-2224
RJ Rio de Janeiro (21) 3942-5555 Travessa Domingos Cândido Peixoto, 501, Casa 1, Icaraí, Niterói-RJ