O Futuro do SEO

O Futuro do SEO

Deixe um comentário »

Olá, pessoal.

Uma questão extremamente debatida nos certames do SEO, sem sombra de dúvidas, é para onde aponta – e apontará -, a bússola que norteia a otimização de sites.  A cada atualização do Google, das pequenas às grandes, podemos verificar que se faz necessário um novo olhar para todas as questões que circundam o SEO. Essa evolução acontece de maneira tão rápida e feroz que não seria exagero afirmar que o SEO, como fora conhecido outrora, já não existe mais.

Calma, isso não é uma coisa ruim. Muito pelo contrário, é excelente!

Agora, mais do que nunca, chegou à vez do usuário ditar o que deve ser feito e não táticas pensadas única e exclusivamente para um melhor posicionamento nos mecanismos de busca. Particularmente falando, eu fico extremamente feliz com o rumo que as coisas estão tomando. Eu, assim como os demais membros da SEO Master, sempre tivemos essa ideia bem solidificada na cabeça: o usuário é sempre o mais importante.

Tendo isso em vista esse período de constantes mudanças e dúvidas acerca do futuro do SEO, venho tomar um pouco o tempo de vocês para falar sobre as tendências que, em minha opinião, guiarão a nova forma de se fazer SEO. De antemão, quero deixar claro que o que vocês lerão a seguir está baseado nas minhas experiências e visões e, como tal, não é uma verdade absoluta e imutável. Longe de mim pensar que seria capaz de algo assim. Apesar de realmente acreditar em tudo que escreverei, seria no mínimo inocente de minha parte, ou de qualquer outro Web Strategy, crer que é capaz de fazer previsões sobre esse assunto sem riscos de cometer equívocos.

 

As tendências do SEO

O usuário no comando

Essa é mãe de todas as tendências.  Já foi dito anteriormente que não faz mais sentido usar táticas pensando apenas em estar bem ranqueado nos mecanismos de busca, deixando de lado o usuário. Cada vez mais, isso ficará mais evidente. Eu acredito que as próximas grandes atualizações do Google devem ter como foco principal a experiência do usuário, assim como foi o Panda Update.  Por isso, aconselho que já vá construindo o seu site tendo como principal diretriz deixar a vida do seu usuário mais simples, além de desenvolver um conteúdo que apresente estritamente o que interessa para ele. Não perca o seu tempo e o dele criando conteúdos desnecessários.

Cada vez mais será importante criar uma relação entre o usuário e a sua marca. É de suma importância ter bem fixado na mente que a experiência do usuário dentro do seu site tem que ter mais importância do que questões técnicas de SEO, não que uma opção seja excludente da outra. Caso haja oportunidade, tente fazer com que as duas andem de mão dadas. Se isso não for possível, opte pela experiência do usuário

Conteúdo duplicado – um grande vilão a ser combatido

Eliminar por completo o conteúdo duplicado será um dos grandes desafios dos sites, principalmente dos e-commerces. Se, hoje em dia, já é extremamente importante para a indexação e ranqueamento de um site não apresentar conteúdo duplicado, no futuro isso deve ficar ainda mais evidente.

O Google com certeza ficará mais capaz de identificá-los e deve ser ainda mais severo em suas avaliações. Por isso, reitero: desenvolva conteúdos únicos para cada página e que apresentem estritamente o que o seu usuário busca, sem floreios. Tenha muito cuidado com páginas dinâmicas, como filtros de produtos em páginas de e-commerce. Não se abstenha de usar canonical, redirecionamento 301 e, até mesmo, configurações mais extravagantes no robots.txt.  O importante é eliminá-lo.

Lembre-se que não é preciso ter o conteúdo idêntico para ser considerado duplicado pelo Google, basta ser similar. Por isso, tenha muito cuidado com o modo de criação de páginas do seu site.

 

Desvalorização das palavras-chave

Pode parecer loucura isso, mas, na minha opinião, as palavras-chave irão perder a sua força pouco a pouco. Calma, eu não disse que elas vão deixar de existir, apenas que sua importância será mínima. Não fará mais diferença ter essa ou aquela palavra-chave no início do title ou no h1, se preocupar com o posicionamento dela dentro das suas páginas, a taxa de dificuldade de se trabalhar com elas, etc.

Acredito que chegará o momento em que tudo que importará em relação aos textos de suas páginas será ter uma escrita clara e que vá de encontro com o que o usuário busca ao longo da página (elementos de SEO On-page importantes, como title e headings , seguirão pelo mesmo caminho ).

 

Morte ao Link Building – Longa vida ao Link Earning

O conceito “construção de links” morrerá.  Estratégias automatizadas como link farm, troca de links, entre outras, há muito são combatidas pelo Google e, após as suas últimas atualizações, o Google ficou realmente bom em identificar e punir àqueles que já se utilizaram desses tipos de táticas. No entanto, apesar de já ter essa prática, acho que ainda vamos ver algo mais além.

Os links contextuais ganharão ainda mais relevância. Todos os links obtidos da maneira mais natural possível, que vão de encontro com a lógica do site, sem exageros e dentro do contexto do assunto do site terão ainda mais peso. Links em banners, patrocínios e coisas deste gênero, devem perder toda a sua relevância.

O bom link será aquele que irá agregar valor ao usuário. Toda forma de link que não for sedimentada na importância de entregar algo que possa ser do interesse direto do usuário deverá ser evitado.

 

Redes Sociais – um novo caminho para o SEO

Apesar de ninguém saber ao certo o quanto, redes sociais como o Google +, Facebook e Pinterest já estão tendo relevância na busca orgânica. A expectativa é que a sua relevância ainda aumente bastante. O que já podemos observar é que uma boa campanha em redes sociais favorece a geração de links, mesmo em outros tipos de mídia, além do fortalecimento da marca, gerando, por conseguinte, uma maior taxa de conversão para o site.

 

O que vocês acham?

Esses são os pontos que me saltam aos olhos. Vocês concordam comigo? Tem alguma opinião divergente ou gostariam de adicionar alguma coisa? Já estão sentido em seus sites o vento da mudança? Compartilhe a sua experiência conosco!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SP São Paulo (11) 3042-2224
RJ Rio de Janeiro (21) 3942-5555 Travessa Domingos Cândido Peixoto, 501, Casa 1, Icaraí, Niterói-RJ