Google Penguin Update: hasta la vista Black Hat

Google Penguin Update: hasta la vista Black Hat

3 Comentários »

Olá, SEO Mastermaníacos e SEO Masterizetes! O Google, após passar pelo centro-sul da China finalmente aportou na Antártida! Não, não estamos dizendo que agora os esquimós estão acessando o famoso mecanismo de busca em todos os iglus do extremo sul do planeta. Apenas estou fazendo referência a sua ultima atualização: o Penguin.

Tem um novo xerife na cidade…

Google Penguin é o nome dado à última grande atualização do algoritmo do Google, lançada em 24 de abril de 2012. Enquanto o Panda tinha foco na experiência do usuário, o intuito do Penguin é apertar o cerco para aqueles que tentam usar de táticas que vão contra as diretrizes do Google. Senhor Black Hat, os seus dias de liberdade estão contados! Agora tem um novo xerife na cidade!

Black Hat: “PROCURADO”

Veja a lista de alguns dos procurados pelo Penguin

Google Penguin SEO

Keyword Stuffing

É o uso exaustivo de palavras-chave dentro de uma página. Pode ocorrer tanto dentro do conteúdo como dentro de meta tags. Não existe uma conta exata de quantas vezes você pode usar palavras-chave dentro de uma página, então use o bom senso. Seja natural e utilize as palavras-chave quando for necessário e estiverem no contexto.

Cloaking

É quando o conteúdo apresentado para o usuário é diferente do conteúdo mostrado para o mecanismo de busca. Por isso, sempre apresente o mesmo conteúdo para o usuário e para os mecanismos buscas.

Conteúdo Duplicado

O próprio nome já diz: são páginas diferentes que utilizam o mesmo conteúdo. Fique atento a isso, já que nem sempre acontece por maldade do responsável pelo site. Por exemplo, diversas plataformas de e-commerce acabam gerando conteúdo duplicado devido ao uso dos seus filtros. Fique atento a isso.

Esquema de Links

Links criados de formas automáticas, troca de links, links farm, etc. Enfim, todas as formas de conseguir links que não sejam naturais. O link é um voto de confiança de um site para outro, por isso é importante que ele seja CONFIÁVEL.

Tenha bastante cuidado com quem você vai linkar. É importante que o site para que você aponte apresente um bom conteúdo e esteja dentro das diretrizes do Google.

Doorway Pages

São páginas usadas apenas para ranquear bem para uma determinada palavra-chave. Você já deve ter percebido a esse ponto que o Google realmente não vê estratégias artificiais ( como essa ) com bons olhos.

Saiba mais sobre Black Hat no nosso curso.

Google Penguin – Atualizações

O Penguin teve duas atualizações, ambas como “data refresh”. Ou seja, um aprimoramento da atualização de dados.

Penguin 1.1

Lançada um mês depois da primeira versão, em 25 de maio de 2012. O impacto foi menor que 0,1 por cento nas buscas em inglês.

Penguin 3

A sua implementação ainda é recente, datada em 5 de outubro de 2012. Em torno de 0,3 por cento das buscas foram impactadas.

O Xerife quer instaurar a ordem

A intenção dessa atualização é valorizar o domínio bem construído, aquele que tem o conteúdo que vai de encontro com o que o usuário está procurando. O seu usuário é um ser humano e esse deve ser o foco do site.

Os links externos estão intimamente associados à esta valorização. Um link ganho de forma natural, através da qualidade do seu conteúdo tem um imenso valor. É um indicativo que o seu site tem um bom conteúdo, que satisfaz as expectativas do usuário. Tendo em vista isso, fica claro o porquê do combate à construção de links artificiais. Eles vão de encontro justamente com esse pensamento.

 

Quem será mais afetado?

Todos estão sujeitos a serem afetados por essas atualizações, caso não estejam de acordo com as diretrizes do Google. Porém, acredito, que os sites mais afetados são aqueles que frequentam as primeiras posições. Muitos desses sites, para alcançarem o topo rapidamente, utilizaram de técnicas de obtenção de links e outras estratégias que o Penguin não vê com bons olhos. De um modo geral, todos terão que ficar atentos

 

Google Disavow Links

Se você tem diversos links apontando para a sua página que podem ser prejudiciais, principalmente após o Penguin, você deve retirá-los. Recentemente, o Google lançou a Disavow Links uma ferramenta própria para a retirada desses links. No entanto, se você não for um especialista SEO, aconselho firmemente a usá-la somente com um suporte.

 

Então…

O novo xerife veio para ficar. Black Hatters mundo afora, desistam. Se o Penguin ainda não pegou vocês, é certo que um dia ele pegará. Os dias de manipulação nos resultados de pesquisa estão ficando para trás. Ainda bem.

E vocês, sofreram impactos após o Penguin? Alguma dúvida ou experiência que gostariam de compartilhar?

 

 

3 comentários para “Google Penguin Update: hasta la vista Black Hat

  1. Aproveitei essa fantástica aula e otimizei o meu site. Foi show. Obrigado.
    Quero mais otimização, por isso peço orçamento.

    No aguardo,
    David Gomes
    21 8879-1951

  2. É, com o Penguin todo cuidado é pouco, de uns 4 meses pra cá perdi quase 50% em um dos meus blogs do meu tráfego apesar de não ter praticado nenhuma técnica errada de maneira deliberada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SP São Paulo (11) 3042-2224
RJ Rio de Janeiro (21) 3942-5555 Travessa Domingos Cândido Peixoto, 501, Casa 1, Icaraí, Niterói-RJ