Google Disavow Tool: saiba como usar

Google Disavow Tool: saiba como usar

5 Comentários »

Há muito tempo, obter links artificiais (links que são gerados de formas automáticas), principalmente de forma massiva, é visto com maus olhos pelo Google. Porém, em muitos casos, o buscador não conseguia identificar quais eram esses links. Pois é, agora não já não é bem assim. Após a sua última grande atualização, conhecida como Penguin, o Google está muito mais eficaz em detectar esses tipos de links.

Uma vez tendo esses links identificados pelo buscador, o Google entrará em contato com o webmaster do site através do Webmaster Tools e pedirá para que esses links sejam retirados e, após tendo feito isso, que seja enviado um pedido de reconsideração para o Google.

“Eu não sei como tirar links que não são do meu site. Eu vou ter que entrar em contato com todos esses sites?” A resposta é não. O Google lançou recentemente a Disavow Tool, uma ferramenta específica para a retirada desses links indesejados.

Google Disavow Tool


Antes de qualquer coisa, gostaria de salientar que retirada de links é algo delicado. Se você não é especialista de SEO, é melhor fazer isso com a ajuda de um.

Através do Disavow Tool, você pode indicar quais são os links que você não quer que passe relevância para o seu site. Apesar de ser um processo cirúrgico, a utilização da ferramenta não é algo complicado. Pelas instruções de uso abaixo, vocês notarão isso.

1º passo – Entrar no Webmaster Tools

Acesse a conta do seu site no Webmaster Tools.

2º passo – Acessar o Disavow Tool

Agora que você já está logado com a conta que está seu site no Webmaster Tools, entre em https://www.google.com/webmasters/tools/disavow-links-main?pli=1. Selecione o seu site.

Google Disavow Tool: saiba como usar

 

3º passo – Criar um arquivo .txt

Crie um arquivo .txt com todas as URLs com os links que você deseja excluir. Cada linha tem que ter apenas uma URL. É recomendável que você coloque TODAS as URLs que você queria num ÚNICO arquivo.

Caso você deseja inserir algum comentário, é só começar a linha com #. Se for de seu interesse excluir todos os links de um domínio, é só colocar domain:nome do domínio. É interessante você criar um único arquivo com tanto às URLs específicas quanto os domínios que você quer desconsiderado. O Google aconselha a ter apenas um arquivo por website. Você poderá construí-lo dessa forma:

# Contacted owner of spamdomain1.com on 7/1/2012 to

# ask for link removal but got no response

domain:spamdomain1.com

# Owner of spamdomain2.com removed most links, but missed these

http://www.spamdomain2.com/contentA.html

http://www.spamdomain2.com/contentB.html

http://www.spamdomain2.com/contentC.html

 

4o passo – Submeter arquivo

 

Agora é só fazer o upload do arquivo .txt que contém a lista de todos os links que você deseja que não passem relevância para o seu site.

Google Disavow Tool: saiba como usar

 

 

Considerações finais

 

É importante lembrar que apesar do processo ser simples ele é delicado, por isso tenha em mente que você deve ter muito cuidado. Faça com algum especialista SEO para que você não cometa um erro pedindo para o Google desconsiderar

TAGS

5 comentários para “Google Disavow Tool: saiba como usar

  1. Leandro, a minha dúvida também é a mesma que a sua. Há quase dois meses atrás meu site foi penalizado… concidentemente com a nova atualização do google panda.

  2. MInha dúvida é a seguinte, não tive nenhuma mensagem enviada pelo google ao GWT, porem tenho visto que meu site tem caido nas buscas.

    Esses dias notei links vindo de sites com conteudo duvidoso, devo bloquear?

    Esses links so aparecem no codigo fonte do site em questão.(violet.vn)

    E Parabens pelo artigo, muito interessante.
    Grato por essa informação!

    1. Alexandre, se o seu site tem links de baixa qualidade pode ter perdido relevância por questões do algoritmo. Se for esse o caso, o Google não irá te avisar sobre isso. Se você tem certeza que são links de baixa qualidade pode enviá-los para o Disavow Tool.

  3. Como definir se devo ou não remover um link, quais informações devo levar em consideração na hora de selecionar os links que devo bloquear?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SP São Paulo (11) 3042-2224
RJ Rio de Janeiro (21) 3942-5555 Travessa Domingos Cândido Peixoto, 501, Casa 1, Icaraí, Niterói-RJ