Ferramentas para análise interna da loja
Trabalhar com SEO exige conhecimento de diversas ferramentas que facilitam a análise e o monitoramento das estratégias pensadas para a otimização do site. Algumas delas são essenciais para ajudar a entender quais os reais problemas enfrentados e como resolvê-los da forma mais rápida possível. Pensando nisso, listamos 6 ferramentas básicas de SEO que são fundamentais para quem quer começar a otimizar o blog, o site ou a sua loja virtual. Vamos lá?
1. Xenu
Essa ferramenta serve para analisar todos os links do seu site, descobrindo links quebrados, isto é, aqueles que direcionam para páginas inexistentes; problemas de redirecionamentos; e time out (quando o servidor não está conseguindo entregar a tempo o que o usuário está acessando). O Xenu te ajuda, portanto, a limpar seu site de erros 404 e 500, por exemplo, que dificultam muito a experiência e a satisfação do usuário com o seu conteúdo. O melhor: grátis.
2. Page Speed Tool
A Page Speed Tool verifica a velocidade de carregamento do site. O Google sabe que ninguém gosta de ficar horas esperando pelo total carregamento da página, por isso tende a colocar sites muito pesados como pouco relevantes para o usuário. Resultado: baixo ranqueamento nas buscas. Com essa ferramenta (do Google, inclusive), você pode verificar o tempo de carregamento do seu site e ainda obter dicas do que pode ser feito para melhorá-lo. É ótima para te ajudar a analisar a composição das suas páginas pensando em otimização, rapidez e em uma navegação mais agradável.
3. Google Webmaster Tools
Outra ferramenta do Google essencial para SEO. Esta te auxilia em todas as etapas da sua análise, informando onde existem títulos e descrições duplicadas no site (fuja do conteúdo duplicado!); erros de crawling (quando o Google percebe algum erro de página, como 400, 404 ou 500) e muito mais! Com ela você consegue um diagnóstico preciso do seu site para adequá-lo às expectativas do Google e, portanto, conseguir um bom ranqueamento.
4. Open Site Explorer
A ideia do Open Site Explorer é realizar uma análise competitiva do seu site. Como ele anda em relação aos outros? Qual a autoridade da sua página e a autoridade do seu domínio? Qual o número de links externos que você recebe? Com ela, você pode identificar oportunidades de Guest Post e ainda perceber boas estratégias de outros sites que podem te ajudar a pensar nas suas. Essa ferramenta não tem os principais recursos grátis, mas vale o investimento.
5. SeoQuake
Essa é muito interessante porque te dá uma perspectiva de fato em SEO das suas páginas. Ou seja, informa se a sua otimização onpage está dentro do ideal: se os tamanhos da sua URL, do título e da meta description estão adequados; se o número de h1, h2, h3, h4 está dentro do padrão; se a página possui imagens sem alt; qual a porcentagem de conteúdo em texto etc. Use-a como uma revisão geral da sua otimização e ajuste o que for necessário.
6. SEO Master Free Scanner
Produzida pela SEO Master, essa ferramenta é totalmente gratuita e super fácil de utilizar. Você digita uma URL e a palavra-chave que deseja analisar. O SEO Master Free Scanner percorre sua página, analisa e indica quais os fatores de otimização onpage que estão sendo negligenciados pelo seu site e aqueles que já estão ok. Analise agora suas páginas no SEO Master Free Scanner!
Estas são algumas ferramentas indispensáveis para trabalhar SEO em seu site. Saber utilizá-las é fator primordial para conseguir uma boa análise e o diagnóstico correto para estratégias de SEO realmente eficazes. Mas como aprender a usar estes recursos? Não tenha medo de começar. A melhor forma de conhecer uma ferramenta é usá-la. Você pode buscar cursos que ajudam a dar o primeiro passo, mas o conhecimento que você precisa para trabalhar de forma confiante vai chegar a partir da prática. Coloque a mão na massa e comece a otimização agora mesmo!
Ótimas dicas!
Ótimas dicas, aprendi muito com o SEO Master, as técnicas realmente dão resultados impressionantes.