Facebook e Google juntos nas buscas mobile
O Facebook finalmente resolveu abrir de vez as portas para uma atuação junto ao Google. A partir de agora, o resultado das buscas feitas por dispositivo mobile, por meio do aplicativo do Google poderão mostrar o conteúdo presente na rede social.
A ideia é fazer uma espécie de cruzamento de informações entre as duas ferramentas. Inicialmente, essa mudança será aplicada somente para buscas mobile feitas por dispositivos Android.
Com a mudança, as interações realizadas dentro da rede social estarão disponíveis nos resultados de busca, como podemos ver abaixo.
O objetivo disso? Buscas mais assertivas.
Um passo importante para as buscas
Essa mudança surge como uma espécie de cauda longa nas buscas.
Apesar do Facebook ser a rede social mais acessada do mundo (com cerca de 1.5 bilhão de usuários), as buscas feitas no Google não a exploravam tão bem e os resultados obtidos até então se limitavam as páginas relacionadas ao termo buscado.
Mesmo sendo o gigante das buscas, o Google não consegue exibir as informações que estão dentro dos aplicativos sem o consentimento das empresas responsáveis.
Essa novidade certamente deve revolucionar muito do que conhecemos sobre buscas e pode ser uma ótima oportunidade para explorar mais a fundo as buscas por geolocalização.
A melhor experiência para o usuário
O objetivo dessa alteração vai de encontro com a estratégia de conjunto de mudanças adotadas pelo Google no início de 2015 visando melhorar a experiência do usuário.
Tudo isso vem para complementar as atualizações para mobile, buscas por voz e a atualização RankBrain confirmada recentemente pelo Google.
O ciclo de mudanças não deve parar por ai, o Facebook afirmou que está desenvolvendo um aplicativo de notícias que deverá ser exibido na página do site, com isso possivelmente as buscas feitas na rede social passem a exibir como resultados os conteúdos armazenados pelo Google.
Agora mais do que nunca, não basta apenas ter uma conta nas redes sociais, mas é preciso gerar interatividade com o usuário.
O seu negócio está preparado para isso?
Muito importante a parceria dessas gigantes da internet, agora o nível subiu mais ainda. Parabéns pelo post.
Essa união vai dar muito certo quero ver o quanto de dinheiro vai render para o gigante das buscas
Bastante interessante essa união agora, mas antes, mesmo sem o Facebook ter abrido as portas, o Google já rastreava sem autorização as informações de páginas e perfis. Só não podia mostrar os resultados nas pesquisas por questões de multa. No entanto, será mesmo bem-vinda essa união entre dois grandes concorrentes que disputam o mercado de anúncios publicitários (ADS)?
ótima notícia