Como Usar Hífen na URL

Como Usar Hífen na URL

8 Comentários »

O SEO tem uma lista bem grande de boas práticas, e várias delas são sobre a utilização do hífen. Na otimização onpage do seu site, como a escrita dos textos, é importante utilizar o hífen corretamente. Mas o que quer dizer corretamente?

O hífen foi deixado de lado em muitas palavras com a última reforma ortográfica, o que significa também que muitas palavras-chave (olha o hífen aqui!) devem ser repensadas, pois precisam estar escritas da forma correta. Em relação a conteúdo, a dica é fácil: escreva certo, sempre. É um pouco trabalhoso mudar todas as palavras com hífen, mas tem que ser feito. Não se desespere tanto, existem alguns programas que podem te ajudar, assim como plugins no WordPress.

Mas o que gera mais dúvidas e problemas é na questão do hífen na URL. Primeiro, é importante entendermos qual é o papel do hífen aqui.

 

Para que serve o hífen na URL

Você só precisa entender que o  hífen na URL funciona como um separador, ou seja, substituindo o espaço, já que não podemos utilizá-lo na URL. Se você vende bicicletas mountain bike, poderia ir pra URL assim:

www.loja.com.br/bicicletasmountainbike

O problema é que isso acaba ficando ruim de ler e bagunçado, tanto para o usuário quanto para o robô do Google, que interpreta bicicletasmountainbike como uma palavra só, o que é péssimo.

Underline

Então você poderia tentar utilizar underline, ou uma sublinha, para tentar resolver isso:

www.loja.com.br/bicicletas_mountain_bike

Ótima ideia! Agora as palavras ficaram bem separadas, dá pra entender legal.

Mas não! Apesar de agora o usuário conseguir ler com facilidade, o robô do Google continua entendendo isso como uma só palavra! Isso acontece porque no início do Google, quando só tinha engenheiros, esse pessoal costuma nomear arquivos utilizando underline.

Então os arquivos ficavam com nomes como “engenharia_de_roedores.pdf”, e era dessa forma que eles pesquisavam para achar exatamente esse arquivo.

Hífen

Então, a solução é utilizar o hífen! Chegamos nele, e aí a URL vai ficar dessa forma:

www.loja.com.br/bicicletas-mountain-bike

Agora sim! Utilizando o hífen, tanto os usuários quanto os robôs do Google vão olhar para essa URL e entender facilmente que é um produto com especificações,  e não uma palavra inteira.

Então entre usar underline e hífen, você agora entende porque este é melhor.

Palavra de quem sabe

Esse aqui é um vídeo bem rápido que o Matt Cutts, engenheiro do Google, fala sobre qual deve ser usado:

Hífen no Domínio

Comprar um domínio que tenha com um hífen, como www.bicicletas-mountain.com.br é um grande erro. Não diretamente para o Google, mas principalmente pelos usuários, que associaram esse tipo de domínio com sites SPAM.

Ou seja, se o seu site vier a ranquear bem para alguma palavra-chave, a taxa de cliques dele tende a ser menor, pela aparência SPAM que a sua URL vai passar.

Então ao invés de comprar o domínio:

www.bicicletas-mountain.com.br

compre este:

www.bicicletasmountain.com.br

Se quiser, você pode comprar os dois domínios e fazer um redirecionamento automático de um visitante do site com-hífen para o sem-hífen.

Então percebmos que temos duas situações bem diferentes envolvendo o hífen dentro de uma URL: no domínio e nas subpastas.

  • Domínio: nunca use hífen
    Exemplo: www.bicicletasmountain.com.br 
  • Subpasta: sempre use hífen
    Exemplo:  www.bicicletasmountain.com.br/bicicletas-mountain-bike
Mesmo que mudanças na URL sejam menos constantes, tenha isso em mente quando for trabalhar com elas, ok?
Caso precise usar: use hífen e nunca underline!

 

 

8 comentários para “Como Usar Hífen na URL

  1. Boa, gostei. Sempre hífen e nunca underline.
    Hoje um amigo webmaster falou que tráfego vindo do Facebook ajuda no posicionamento no google? Verdade ou mito ?

    1. É isso Renato, é sempre melhor usar hífen.
      E o que o seu amigo falou sobre o Facebook ajudar no posicionamento, não é verdade.
      Mas alguns estudos indicam uma alta correlação entre uma fanpage no Facebook com alto engajamento e bom posicionamento no Google.
      Ou seja, vale a pena trabalhar bem sua fanpage, ok?

      Até mais! ;]

  2. Olá!

    De fato esse artigo foi muito interessante, eu mesmo não sabia bem o porque do hífen na minha URL, mas já pensava que tinha a ver com separar as palavras.

    Outra coisa que eu acho também interessante, é quanto a URL com hífen, de fato a mesma não é muito boa para se trabalhar. Testei alguns projetos com URLs assim e não me dei bem. Mas empresas como Boo-box usam domínios assim, e acho que não sofrem com isso por causa da grande popularidade!

    Até!

  3. Olá Bom dia como faço pra mudar para hífen na url do meu site.
    mscidades.com.br/0,0,00,5406-13104-CONFIRA_OS_TRABALHOS_DA_CAMARA_DE_DEODAPOLIS.htm.
    Qual o procedimento me ajude….

    1. Wilson, você precisa da ajuda da sua equipe de TI para isso. Você pode precisar mudar a programação e/ou regras no servidor. Conversa com sua equipe de TI para entender como o seu site foi programado.

  4. Parabéns pelo texto e conteudo do site, estou sempre online vendo as novidades, irei indicar para a redação do site para dar destaque para o seu site, muito bom parabéns.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SP São Paulo (11) 3042-2224
RJ Rio de Janeiro (21) 3942-5555 Travessa Domingos Cândido Peixoto, 501, Casa 1, Icaraí, Niterói-RJ