Como integrar Blog e Loja Virtual para vender mais?

Como integrar Blog e Loja Virtual para vender mais?

10 Comentários »

Você tem o seu e-commerce e um blog para divulgar a sua marca. Ótimo! Mas como utilizar essa sua plataforma de conteúdo – o blog – de modo a chamar atenção para sua loja, fazendo-a vender mais? Listamos algumas etapas para você produzir um conteúdo relevante para o blog com o objetivo de aumentar o tráfego da sua loja virtual e fortalecer ainda mais o seu branding. Acompanhe!

 

1

 

Primeiro: por que preciso de um blog?

A resposta para essa pergunta está nas particularidades de uma loja virtual, que exige atributos diferentes daqueles comuns ao universo do comércio offline. Em primeiro lugar, a figura de um vendedor, presencialmente, oferecendo produtos aos clientes, não existe. Ou seja, todo o funil de vendas é realizado pelo próprio site, que precisa ser atrativo o suficiente – a partir do conteúdo, do layout e do relacionamento externo – para garantir as visitas e as conversões.

O blog, portanto, serve ao seu consumidor como porta de entrada para a sua loja, oferecendo a ele todas as informações que ajudarão na sua decisão de compra. É através do blog que você mostra domínio sobre o que oferta ao cliente, garantindo que a sua marca seja um ponto de confiança e de autoridade naquilo que propõe vender.

Além disso, você quer que o seu e-commerce esteja presente nos melhores resultados de busca sobre os seus produtos. Ter o blog, então, é a uma ótima forma de produzir conteúdo relevante, reunindo as respostas para todas as dúvidas que o seu cliente tem sobre o seu mercado. Claro que para entender as dúvidas dos seus clientes você precisa descobrir as palavras-chave mais buscadas. Direcionar a estratégia do conteúdo de acordo com as palavras irá te garantir um bom ranqueamento naquelas buscas orgânicas importantes para a sua loja virtual.

Ok, você já sabe que precisa de um blog para vender mais. Vamos agora listar as principais etapas do processo de compra que precisam ser consideradas no momento da escolha de conteúdo para o seu blog. Fique ligado!

 

Etapas do processo de compra: integrando o blog à loja virtual

 

1. Atenção

É importante que o cliente veja a sua loja virtual e reconheça que ali há a solução para sua necessidade ou seu problema. O problema é que a concorrência está cada vez maior, e atrair a atenção do consumidor está cada vez mais difícil. É por isso que você precisa realizar ações integradas de marketing que garantam a sua presença no leque de escolhas do cliente em qualquer momento da compra. Para isso, é preciso: 1) se destacar com um layout atrativo do site; 2) um conteúdo relevante no blog; 3) uma presença forte nas mídias sociais; e 4) um bom destaque nos primeiros resultados de busca.

Para o blog, tenha em mente que chamar a atenção de vários públicos pode ser interessante para gerar tráfego para o site. Não fique preso ao seu público-alvo mais restrito. Trabalhe com um conteúdo um pouco mais geral, sem perder a relevância.

Por exemplo, em uma loja que vende vestidos, você pode gerar um post no blog intitulado: “Por que as mulheres gostam de ganhar vestidos de presente?”. Nesse caso, você atinge não só aquelas mulheres que seriam o seu público mais direto, mas também direciona o seu conteúdo para aquelas pessoas que têm envolvimento afetivo com mulheres e que, eventualmente, possam até comprar na loja, para presenteá-las.

Lembre-se: para chamar a atenção, você precisa estar sempre ligado nos assuntos do momento para ver se é possível relacioná-los ao seu produto!

 

2. Interesse

Depois de chamar a atenção, é preciso manter o interesse do consumidor pela sua loja. Agora que você conseguiu ser visto por muitas pessoas, chegou o momento de refinar esse público e fazer com que as pessoas comecem a se interessar especificamente pelo que você vende no e-commerce.

Para isso, o uso do blog, novamente, é essencial: faça artigos que expliquem, descrevam e apresentem conteúdo minucioso exatamente sobre os produtos que você vende. Depois disso, faça chamadas na própria loja virtual para esse conteúdo e divulgue através de outros materiais de comunicação: mídias sociais, e-mail marketing, vídeos, etc…

Para nosso exemplo, um post interessante seria “Conheça os 10 modelos de vestido que as mulheres vão amar!”, porque vai ao encontro do que sua loja virtual é capaz de oferecer.

 

3. Desejo

Despertar o desejo pelo seu produto está diretamente relacionado com os atributos que você comunica para o consumidor. Depois de garantir o interesse, é preciso que o público tenha vontade de comprar naquele momento e com você. Para isso, o blog pode te ajudar na comunicação dos motivos emocionais e racionais da compra.

Ou seja, traga vídeos sobre os seus produtos, análises de especialistas do nicho, opiniões dos clientes, etc… Tudo que pode ajudar o seu cliente a acreditar que você é o lugar mais seguro e confiável para que ele efetive a compra.

Além desses aspectos racionais, invista nos apelos emotivos do seu produto. Para nosso exemplo, mostre celebridades fazendo uso dos seus vestidos ou de vestidos similares; tente mostrar alternativas de uso para ocasiões diferenciadas, oferecendo já uma possível combinação para a sua consumidora se inspirar. Seja criativo!

 

4. Ação

É claro que a efetivação da compra será feita na sua loja virtual, mas o blog pode ser um importante contato com o seu consumidor para o pós-venda. Não deixe de aproveitá-lo para gerar esse relacionamento com o cliente, tirando suas dúvidas e construindo um laço comunicativo que poderá garantir vendas futuras. Ter esse contato direto com o seu público pode ser fundamental para gerar novas ideias!

 

Não esqueça que o blog é mais um recurso para o seu e-commerce. Reunindo essas estratégias de produção de conteúdo relevante e relacionamento do blog com outros artifícios, como design e usabilidade do site, além de SEO, você garante um alcance maior e mais eficiente para a sua loja virtual.

 


Atualizado em 02/10/2018 às 13:30

10 comentários para “Como integrar Blog e Loja Virtual para vender mais?

  1. Olá tenho uma dúvida em relação ao SEO da loja vs. blog.
    Vi em algumas ferramentas de analise de SEO que minha loja donacoelha.com tem uma relevância menor que o blog.
    Como posso fazer para aproveitar melhor a qualidade do blog na loja?

    obrigado

    1. Olá, Renan! Você precisa redirecionar melhor o usuário do blog para a loja. Uma opção é sempre inserir alguma sugestão de produto da loja que esteja relacionado ao post do blog. Reviews também são bem eficazes. Além disso, na loja, coloque chamadas para artigos do blog, como forma de o usuário ter ainda mais conhecimento sobre o produto e ter ainda mais confiança para fazer a compra. Boa sorte!

  2. Olá, gostei muito do seu artigo, aguardo mais novidades. Para mim, que estou começando agora, suas dicas foram muito importantes.

  3. Olá, boa noite.
    Ótimo artigo. Acabei de fazer o blog da minha loja virtual, mas fiquei com uma dúvida: como faço para integrar o blog na loja virtual e vice-versa? O ideal seria criar uma aba na loja para direcionar o cliente para o blog? Qual a melhor estratégia?

    Desde já agradeço.

    1. Olá Vanessa,

      Nesse caso é interessante você verificar se a sua plataforma de loja virtual oferece a opção de ter um blog. Se tiver você conseguirá fazer a integração completa (como por exemplo, adicionar uma listagem de produtos dinamicamente no seu blog) e ter ótimos resultados em SEO. Caso não tenha, é interessante criar um blog em alguma outra plataforma (recomendo WordPress) e colocar como subdomínio da sua loja virtual, exemplo: blog.lojadavanessa.com.br. Nos conteúdos você deve tentar integrar ambos os sites através de links.

  4. Muito legal seu post. Sempre acreditei que o blog é muito importante para a loja e seu post só reforça isso. Parabéns.

  5. Olá amigos, muito obrigada pelas dicas, acompanho sempre vocês, não são igual a uns e outros que entram no assunto e depois….. também não enrolam, vão direto ao ponto, muito bom isso, estou com o blog a uns 9 meses, não consegui resultado, apesar de crer que o conteúdo é bom, será que é por que fiz ele na wix e não no wordpress? O que me indicam, mudar de plataforma ou otimizar a atual ? obrigada e um abraço a todos.

    1. Olá Cristina.

      Pensando em SEO, a plataforma WordPress é mais completa do que a Wix.
      Caso opte por uma mudança, não se esqueça de fazer o redirecionamentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SP São Paulo (11) 3042-2224
RJ Rio de Janeiro (21) 3942-5555 Travessa Domingos Cândido Peixoto, 501, Casa 1, Icaraí, Niterói-RJ