Blog Corporativo, dez motivos para você começar!

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Há vários motivos para você manter um blog no site da sua empresa e, a seguir, listarei alguns de seus principais benefícios.

    1. Ajuda na obtenção de links externos
      Contribui para a otimização externa da página, pois a criação de conteúdo relevante fornece motivos para as pessoas linkarem para um site. Quanto mais conteúdo de qualidade for gerado, maior serão as chances de conseguir novos links. Além disso, haverá também aumento de acessos provenientes dos links obtidos.
    2. Incremento nos links internos
      Através do blog, pode-se criar posts com links utilizando as principais palavras-chave apontando para outras páginas do site, contribuindo para a melhoria do posicionamento nos mecanismos de busca.
    3. Conteúdo sempre atualizado
      O Google privilegia sites que atualizam com frequência a páginas que estão há meses ou anos sem alterar seu conteúdo.
    4. Aumento do número de páginas indexadas
      Cada novo post gera uma nova página. Logo, quanto mais posts, mais páginas o Google irá indexar. Isso significa mais chances do site ser encontrado nos mecanismos de busca para diferentes palavras-chave. Além disso, o Google privilegia sites com mais páginas indexadas, ou seja, com mais conteúdo, a sites com apenas meia-dúzia de páginas falando a respeito do seu próprio negócio.
    5. Mais prospectos
      O blog possibilita a obtenção de novos prospectos via subscrições de RSS e email.
    6. Aumento da confiança e transparência da empresa
      Se ninguém confia ou entende a empresa, menores serão as suas taxas de conversão (número de negócios fechados / número de visitas recebidas). Através do blog, a empresa tem a possibilidade de mostrar sua qualificação e experiência, podendo ficar reconhecida como autoridade no ramo em que atua.
    7. Maior poder de conversão
      Os blogs ajudam a fazer um prospecto voltar ao site, aumentando as chances de convertê-lo em cliente.
    8. Possibilidade de desfrutar dos sites sociais
      Sites sociais, como o Twitter, Rec6 ou diHITT são muito mais úteis e benéficos à um negócio quando há conteúdo para compartilhar.
    9. Expandir network
      Com o blog, há enormes possibilidades de adquirir novos contatos, fazer novas parcerias ou conhecer futuros colaboradores para a empresa.
    10. Interação com o cliente
      O blog é um canal de baixo custo que possibilita interação direta com os clientes, sendo capaz de absorver exatamente o que eles têm a dizer. Isso possibilita conhecer melhor suas necessidades, melhoria de produtos ou serviços existentes, criação de novas oportunidades etc.

       

 

Ah, você pode estar pensando… mas manter um blog exige tempo e, portanto, custa dinheiro. Sim, é verdade. Mas veja isso como um investimento e não como um custo. Seu blog pode começar com posts quinzenais ou mensais, já será um grande avanço.

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19 comentários para “Blog Corporativo, dez motivos para você começar!

  1. Um único problema no blog corporativo é a geração de conteúdo; normalmente os chefes/donos querem moderar todo o conteúdo, com isso acaba parecendo mais post institucional do que um blog realmente…

    []s!

  2. Além do que o Chris falou antes, outra coisa ruim é quando os chefes/donos das empresas não querem fazer um blog “porque minha empresa é séria e não pega bem ficar fazendo diário virtual por aí”. Pelo menos é o que eu vejo aqui em Juiz de Fora: os blogs ainda não são vistos como ferramenta de comunicação com o consumidor pela maioria das empresas.

  3. Ana, acho que isso está mudando. A maioria dos briefings costumam vir com um pedido de blog.
    Só não sei se quem pede sabe mesmo os benefícios ou está indo na onda, mas…. hehe

    []s!

  4. Oi Felipe…como vai?

    Gostaria de sua ajuda, se possível. Eu salvei um modelo de botão e segui a dica de vcs, para que ele apareça logo abaixo de todas as postagens. Consegui fazer, mas achei que ficou fora de foco, se puder olhar pra mim e me dar uma dica de como faço para ele ficar alinhado.
    Obrigada!

  5. O meu blog é um exemplo concreto do que está dito no seu post. É uma porta para o site de minha gráfica e no futuro das demais lojas virtuais.
    Muito bem escrito seu post.

    Paulo
    Cardquali

  6. Com certeza iremos criar um blog corporativo. Acho que fica facil colocar o conteudo se postarmos as mudanças/novidades na empresa!
    Parabens pela matéria! Gostamos mto do seu blog.
    Abraços,
    Marcelo

  7. Antes de fazer essa pergunta, procurei exaustivamente e não encontrei uma resposta exata.

    Meu Blog esta em /blog pois eu tinha na raiz um e-commerce e não quis misturar as coisas.
    http://www.viladoartesao.com.br/blog
    Agora como não tenho mais o e-commerce estou pretendendo migrar para a raiz.

    Isso vale a pena?

    Dá muito trabalho?

    Como os mecanismos de busca encaram essa mudança?
    Me parece que os mecanismos de busca preferem quando o domínio está no root e não em uma pasta?!?!?

    Ficarei muito feliz com a ajuda de vocês.

  8. @Marcelo será que você não vai querer utilizar a raiz mais tarde para outra coisa e depois vai ter que voltar o conteúdo do blog novamente para /blog?

    Não dá muito trabalho e os mecanismos de busca encaram esta situação de forma natural. É apenas uma mudança do conteúdo de uma URL para outra.

    Abraço e volte sempre!

  9. Olá,

    Há poucos meses criamos nosso blog. Tenho buscado informações a respeito de blog corporativo e pude perceber que esta é uma excelente ferramenta para otimização e para interação com os clientes.

    Parabéns pelo post. Fiquei admirado com a qualidade do conteúdo deste blog.

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