Portal do Empreendedor para o sucesso do negócio РGrowth Hacking

Portal do Empreendedor para o sucesso do negócio РGrowth Hacking

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Só o fato de você estar começando a ler essa frase, já indica que é um excelente candidato a ser um usuário relevante para esse site.

Se estiver chegado pelo Facebook, isso indica que:

  • J√° conhece a p√°gina em quest√£o, ou conhece algu√©m que conhe√ßa;
  • E/ou que se interessa pelos temas de Empreendedorismo e/ou Marketing digital;

Caso esteja lendo esse artigo em função de outros meios, como por blogs ou pela busca do Google, procurando termos como: Portal do Empreendedor, empreendedor ou growth hacking, é quase certo que você é interessado ou ao menos curioso em relação ao empreendedorismo. A chance é muito boa de que ou você já tenha o seu negócio ou está na iminência de começar um.

Sua chegada at√© aqui fez parte de uma estrat√©gia de atra√ß√£o, onde usu√°rios como voc√™, s√£o vistos como pe√ßas chave para o conte√ļdo desta p√°gina.

Redes sociais como o Facebook são apenas umas das formas de atração de usuários para um site. Exemplos de meios de gerar visitas ao seu site não faltam, como pode ser visto na figura abaixo:

 

Markteting Inbound

 

Esse m√©todo de atra√ß√£o de usu√°rios se d√° pela t√°tica de atrair os usu√°rios (clientes) relevantes, atrav√©s de conte√ļdos √ļteis e bem elaborados que gerem valor para o visitante em quest√£o. O interessante √© que diferente do Marketing tradicional, ¬†essa nova estrat√©gia n√£o requer uma luta pela aten√ß√£o das pessoas.

Ao criar um conte√ļdo focado em resolver as necessidades e problemas dos seus clientes ou usu√°rios (mais ideais para seu neg√≥cio), voc√™ vai:

  • Atrair uma gama de usu√°rios qualificados – atra√ß√£o das pessoas certas pro seu neg√≥cio;
  • Vai converter parte desses usu√°rios qualificados em leads – esses usu√°rios v√£o te passar seus contatos para seguir recebendo seu conte√ļdo;
  • Vai realizar vendas dos leads qualificados – parte desses usu√°rios v√£o acabar realizando compras ou assinaturas de seu servi√ßo/produto;
  • Construir credibilidade e confian√ßa para o seu neg√≥cio.

O Marketing Inbound, esse novo segmento na ind√ļstria do Marketing, √© comprovadamente a melhor estrat√©gia na nossa atual era digital.

Tenho um negócio físico. Isso é para mim também?

N√£o tenha a menor d√ļvida disso. Quer voc√™ tenha uma lojinha de produtos, uma prestadora de servi√ßos ou uma consultoria, essa metodologia pode te trazer grandes resultados. Todos aqueles que est√£o s√©rios em rela√ß√£o ao longo prazo do seu neg√≥cio, levando em considera√ß√£o ao s√©culo XXI (ou seja, a era digital em que vivemos) ¬†deveriam ter ao menos uma p√°gina na internet em que ir√£o abordar o assunto pelo qual o seu neg√≥cio em quest√£o se trata.

 

Metodologia de Marketing ideal – O portal do empreendedor para o sucesso

‚Äú Para deixar claro, o maior erro que fazem quando tentam ¬†conseguir tra√ß√£o √© falhar de buscar pela tra√ß√£o em paralelo com o desenvolvimento do produto. V√°rios empreendedores acham que se construirem um grande produto, os clientes ir√£o bater na sua porta. Chamamos essa forma de pensar de armadilha do produto: a fal√°cia de que o melhor uso de seu tempo √© desenvolvendo o seu produto. Em outras palavras, a ideia de que se voc√™ construir, eles vir√£o, est√° errada‚ÄĚ – Traction – How Any Startup Can Achieve Explosive Customer Growth

Não sei ao certo qual o estágio do seu negócio e imagino que ou tenha um site ou está considerando em breve ter um após começar a ler esse texto

Obs: Sim. FAÇA ISSO!

A verdade é que independente de estar começando agora, de já estar no negócio há um bom tempo, ou de já estar ganhando rios de dinheiro, esse método tem que estar no coração da sua estratégia, pensando na longevidade do seu negócio no longo prazo.

Quatro est√°gios da Metodologia Inbound

Esse método criado pela Hubspot, uma das referências mundiais em Marketing Digital e foi chamado de Metodologia Inbound, como pode ser vista abaixo:

 

Metodologia Inbound

 

Em suma, ela prega toda uma construção do relacionamento com a base de usuários, em quatro estágios:

 

  • Atra√ß√£o;
    • Fase de atra√ß√£o dos usu√°rios relevantes, mas ainda estranhos ao seu site;
    • Se d√° por meio dos conte√ļdo do seu blog e/ou redes sociais;
    • Come√ßo da transi√ß√£o do status de visitante pontual para o de visitante recorrente;

 

  • Convers√£o;
    • Fase de transi√ß√£o de um dado visitante em um lead (um contato relevante ao seu neg√≥cio);
    • Se d√° por meio de formul√°rios, calls-to-action ( chamadas para a a√ß√£o que instiguem uma convers√£o. ex: ‚ÄúVeja aqui‚ÄĚ, ‚ÄúConfira) e landing pages(p√°ginas estrat√©gicas para uma convers√£o – ou seja, p√°ginas simples com somente com o objetivo de gerar uma determinada a√ß√£o)
    • Gera√ß√£o de um interesse genu√≠no no visitante, ao ponto deste compartilhar seu contato pessoal para novas oportunidades;

 

  • Fechamento;
    • Fase de transi√ß√£o de um lead (contato relevante) at√© este se tornar um cliente;
    • Se d√° por meio de todo um trabalho de gerenciamento do estado do relacionamento e nutri√ß√£o deste, para avaliar e estimular a qualifica√ß√£o deste lead at√© que se torne um cliente;
    • Mantra – s√≥ se tornar√£o clientes os leads de fato relevantes ( em termos estrat√©gicos para a empresa), se e somente se, para esses tamb√©m for importantes que se tornem clientes.¬†A situa√ß√£o √© totalmente Ganha-Ganha, como ser√° explicado mais √† frente no texto.

 

  • Encantamento;
    • Um grande trabalho de p√≥s-venda tem grandes chances de ser a pr√©-venda de mais um √≥timo projeto;
    • Fase de transi√ß√£o onde um cliente passa a se tornar um promoter ¬†dos seus servi√ßos;
    • Cria√ß√£o de um forte elo de confian√ßa e apre√ßo entre as duas partes;
    • In√≠cio de um relacionamento significativo e duradouro entre ambas as partes, o que √© o respons√°vel por aumentar significativamente o lifetime value do usu√°rio (valor do tempo de vida do usu√°rio, ou seja, proje√ß√£o do valor gerado ao longo da dura√ß√£o do relacionamento do cliente com a empresa).

 

O método em si consiste na atração dos usuários certos e a implementação de técnicas para ir nutrindo o relacionamento com eles, desde o estágio em que são completamente estranhos ao site, até se tornarem visitantes, leads, clientes até finalmente se tornar promotores dele.

Dica 1 : Recomendamos com todas as forças que leia e entenda mais sobre esse método. A própria plataforma da Hubspot disponibiliza um curso online que é um dos grandes cursos de Marketing Digital que existe na internet.

 

Aplicação do Marketing Inbound em um caso real

 

No final desse ano, irei finalmente me formar Engenheiro de Produção da Universidade Federal Fluminense. Tive por causa dessa graduação, a grande oportunidade de viajar o mundo.

Isso mudou a minha vida e por isso, me juntei a mais dois amigos apaixonados por viagem para começar a empreender um projeto voltado para viagens chamado Local Cave.

Ele envolve a criação de uma plataforma de planejamento de viagem , usando artifícios como Big Data, Machine Learning, atrelado a inteligência artificial. Idealizamos criar o primeiro planejador de viagens da América Latina. Entretanto, antes mesmo de começarmos o empreendimento, nós já tínhamos dois problemas grandes:

 

  1. N√£o temos quase que dinheiro algum para investir
  2. O nicho de viagens e turismo é um dos mais competitivos da internet

 

Por estar no mundo do SEO (Otimiza√ß√£o dos mecanismos de busca – ou no popular ‚Äút√©cnicas para aparecer no Google‚ÄĚ) h√° um tempo e ter trabalhado na SEO Master, a refer√™ncia nacional de seu segmento, resolvi encarar o desafio de ser o respons√°vel por esse gera√ß√£o de tr√°fego para o nosso site.

A sequ√™ncia desse texto ir√° se limitar ao exemplo pr√°tico desse neg√≥cio de viagens no mundo digital. Pelas condi√ß√Ķes em que estamos inseridos, como a falta de verbas consider√°veis para investimentos e pelo contexto de competi√ß√£o do segmento de viagens, acredito que esse vai ser um caso interessante de ser explorado. √Č um caso que poder√° ser tomado como base para empreendedores de quaisquer outros segmentos.

Portanto, o que você verá adiante será toda uma discussão e abordagem estratégica  visando a inserção do negócio no mercado. Assim, mostraremos justamente a situação que nos encontramos, tendo como foco a obtenção de usuários. Portanto, focaremos aqui na primeira fase da Metodologia Inbound: Atração

Grande parte da base para a construção desse artigo foi feito através do meu projeto final de conclusão de curso, onde uso a metodologia do Costumer Development do Steve Blank para a validação do problema e da solução que propomos.

Dica 2 : Para os interessados em saber um pouco mais sobre esse metodologia de desenvolvimento de Startups, segue o link do livro.

Obs:  Vale a pena destacar aqui, que independente do seu site ser um e-commerce, um site institucional ou de serviços, os princípios aqui listados valem para todos os empreendedores.

 

Trabalho de longo prazo

 

Não tem jeito. O sucesso não vem da noite pro dia. O trabalho de otimização de sites para buscadores, redes sociais e de marketing em geral deve ser tratado como um projeto de longo prazo. No mundo do SEO, trabalhamos , por exemplo, por ciclos de 4 meses, de modo a ir medindo o desenvolvimento do trabalho.

 

‚ÄúMinha vis√£o √© de que toda companhia precisa de uma vis√£o de longo prazo‚ÄĚ – Jeff Bezos, CEO da Amazon

Para sites iniciantes, por exemplo, existe a lenda da exist√™ncia do sandbox ( caixa de areia) do Google no ranqueamento de sites. Esse seria um filtro aplicado pelo maior buscador do planeta aos novos sites, impedindo o ranqueamento imediato de suas p√°ginas. Seria uma esp√©cie de per√≠odo probat√≥rio em que o site tem que ‚Äúmostrar‚ÄĚ que est√° sim realizando um bom trabalho.

A nível pessoal, foi muito claro a diferença do período em que estava para deixei esse filtro. Nosso site entrou no ar no dia 25 de Maio e aproximadamente 3 meses depois, começamos mês a mês, a praticamente dobrar os acessos.

GA da Local Cave

Em suma, meus amigos empreendedores, tenham paciência.

Estratégia Рa Regra dos 50%

O nosso contexto se trata de um mercado existente, tendo em vista a concorr√™ncia de algumas startups de viagens de fora. Acontece que esse √© um novo mercado ao menos no Brasil, o que significa que teremos que percorrer um caminho alternativo para gerar o p√ļblico que queremos.

Nossa plataforma está na fase de testes, uma vez que estamos seguindo a metodologia de Costumer Relationship do Steve Blank para a criação de Startups. Além disso, estamos seguindo a regra dos 50% proposto na obra Traction:

 

‚Äú A tra√ß√£o e o desenvolvimento de produto s√£o de igual import√Ęncia e devem ter cada aproximadamente metade de sua aten√ß√£o. Passe 50% do seu tempo no desenvolvimento do produto e 50% na tra√ß√£o.‚ÄĚ

Independentemente dos canais que serão utilizados para essa geração de tráfego de usuários, é fato vai levar um pouco de tempo para você dominar cada um deles. Existe toda uma curva de aprendizado ( como mostrado abaixo) em que vamos, continuamente, desenvolvendo as competências necessárias para alguma dada habilidade específica.

Curva de Aprendizado

 

Construção de relacionamento

 

Antes mesmo de falarmos dos canais de relacionamento com os usuários (clientes), é central que falemos da construção desse elo de confiança com todas as pessoas envolvidas com o seu negócio.

Quando falamos de Marketing e usu√°rios, estamos falando fundamentalmente de pessoas. As rela√ß√Ķes humanas envolvem v√≠nculos de confian√ßa, afeto, trocas e compartilhamento .

 

‚ÄúAo lidar com pessoas, lembre-se de que voc√™ n√£o est√° lidando com seres l√≥gicos, e sim com seres emocionais.‚ÄĚ – Dale Carnegie

O empreendedor que est√° levando a s√©rio o planejamento estrat√©gico de longo prazo do seu neg√≥cio, sabe da import√Ęncia de nutrir um grande relacionamento genu√≠nos e sinceros com pessoas.

 

Mentalidade Ganha Ganha

 

Não importa se é o seu parceiro que lhe traz enormes ganhos, se são clientes, ou qualquer outro tipo de indivíduo. Quando é o nome da sua marca e do seu negócio que está em contato direto com o mundo exterior, a regra de ouro é: geração de valor.

O quarto dos h√°bitos da obra prima de Stephen Covey, os 7 H√°bitos de Pessoas Altamente Eficazes √© o Win-win, ou em¬† portugu√™s, o ‚ÄúGanha Ganha‚ÄĚ. ¬†Ou seja, a capacidade de pensar na melhor solu√ß√£o poss√≠vel que vai trazer o melhor dos resultados para as duas partes.

Essa obra parte do princípio que para ser eficaz, deve-se começar de dentro pra fora. A partir de uma mudança interna e somente depois desta, é que as pessoas estão credenciadas a conseguir estabelecer vínculos afetivos com o mundo exterior.  O livro condensa todo esse processo em 7 princípios, defendidos como hábitos seguidos por pessoas super eficazes.

Se ao falarmos de negócios, estamos falando de pessoas, logo pode-se afirmar que todos os 7 princípios do livro também se aplicam aos negócios.

Procurar compreender para depois ser compreendido

 

Uma vez atingida o quarto princ√≠pio,a mentalidade ganha ganha, deve-se pensar imediatamente no pr√≥ximo, que pode ser explicado como o h√°bito de procurar entender antes de ser entendido. A n√≠vel do mundo do empreendedorismo, esse princ√≠pio se d√° pelo entendimento pr√©vio do empreendedor em rela√ß√£o ao seu p√ļblico alvo.

Uma das primeiras etapas da metodologia de Costumer Development do Steve Blank, uma das refer√™ncias mundiais do Empreendedorismo, nos diz para estimar o tamanho do nosso p√ļblico por meio de 3 n√≠veis:

 

  • Total Addressable Market (TAM) ou Mercado Total Poss√≠vel : se refere ao universo total de usu√°rios
  • Served Available Market (SAM) ou Mercado Dispon√≠vel para ser servido: ¬†leva em conta o n√ļmero m√°ximo de usu√°rios que se pode alcan√ßar, com meus canais de relacionamentos, levando em conta algumas conting√™ncias, como as geogr√°ficas, lingu√≠sticas e financeiras
  • Target Market ou Mercado Alvo: representa o n√ļmero de pessoas que s√£o os usu√°rios mais prov√°veis, o foco da nossa atua√ß√£o.

 

Para ¬†mensurar o tamanho do mercado, fizemos uso do Big Data do Facebook, por meio do Facebook Ads. Esta √© uma plataforma de cria√ß√£o de propaganda que permite ao dono do neg√≥cio, lan√ßar campanhas publicit√°rias direcionadas para o seu p√ļblico, segmentando o mesmo em:

 

  • Idade, g√™nero, idiomas falados, localiza√ß√£o
  • Interesses e comportamentos
  • Educa√ß√£o, condi√ß√Ķes financeiras, eventos na vida, gera√ß√£o e etc…

 

Gerenciamento de An√ļncios do Facebook Ads

Imagem – Gerenciamento de An√ļncios do Facebook Ads

 

Assim, como pode ser visto na figura acima, o TAM, o universo de usuários que poderiam utilizar o nosso produto, está próximo de 1 bilhão de usuários a nível global.

 

TAM – 1 bilh√£o de usu√°rios

 

Fazendo uso da mesma ferramenta acima, definimos a seguir o SAM, levando em conta os seguintes fatores adicionais:

 

  • Faixa et√°ria (16-35 anos);
  • Localiza√ß√£o: Brasil;
  • Idioma: Portugu√™s;
  • Interesses: Viagens

 

SAM – 68 milh√Ķes de usu√°rios

 

Por fim, definimos também o nosso Target Market, usando os seguintes fatores:

 

  • Faixa et√°ria (16-35 anos);
  • Localiza√ß√£o: Brasil;
  • Idioma: Portugu√™s;
  • Interesses: Viagens de mochileiros, Uso do Trip advisor, Interesses por Hostel

 

Target Market – 6 milh√Ķes de usu√°rios

 

Construção de Personas

 

 

 

Personas de Usu√°rios da Local Cave

 

Como esper√°vamos e pudemos ver pelas figuras acima, sobretudo ap√≥s uns 5 meses de gera√ß√£o de conte√ļdo em nosso site, o nosso p√ļblico se resume as seguintes caracter√≠sticas:

 

  • Usu√°rios de 18-25 anos;
  • Brasileiros;
  • Interessados por viagens;
  • Usu√°rios tanto de desktop como de smartphones;
  • Entusiastas /leitores de blogs e sites de viagens;

 

Uma vez que j√° conhe√ßamos e/ou possamos estimar as caracter√≠sticas que definam bem o seu p√ļblico, toda e qualquer estrat√©gia de conte√ļdo aplicada ter√° uma precis√£o muito maior. Para um site de viagens que conta com um p√ļblico jovem interessados por viagem, n√£o faz o menor sentido que se escreva por temas que n√£o fa√ßam sentido com algo relacionado ao ato de viajar.

 

Dica 3: Para fins de desenvolvimento de uma linha l√≥gica de racioc√≠nio, n√£o iremos explorar todos os 7 H√°bitos aqui. Contudo, sua leitura leva a um processo de transforma√ß√£o poderoso. √Č totalmente aplic√°vel a n√≠vel pessoal, interpessoal e organizacional. Recomendo bastante! Confira aqui.

 

Exemplo de situação:

 

Imagina uma situa√ß√£o hipot√©tica em que um texto fale sobre vendas online de materiais de constru√ß√£o, com uma abordagem extremamente t√©cnica para a aplica√ß√£o das mesmas em um dado neg√≥cio no interior de S√£o Paulo. Uma tem√°tica nesse sentido n√£o gera o menor interesse no nosso p√ļblico alvo ( jovens mochileiros interessados em viagens).

 

E o que √© pior: al√©m de ter uma grande chance de entediar e deixar o nosso usu√°rio confuso do porqu√™ aquele tipo de conte√ļdo se encontra ali, o chamado bounce rate, ou taxa de rejei√ß√£o da p√°gina em quest√£o vai para as alturas.

 

Defini√ß√£o: ‚ÄúUma rejei√ß√£o √© uma sess√£o de p√°gina √ļnica no seu site.‚ÄĚ – Google

Em outras palavras, √© quando o evento de quando o usu√°rio entra em uma p√°gina do seu site e sai dali sem visitar qualquer outra p√°gina. Na situa√ß√£o acima, o visitante ao ver um conte√ļdo chato e confuso que n√£o tem nada a ver com o que est√° buscando, ele n√£o vai pensar duas vezes antes de apertar o bot√£o ‚Äúvoltar‚ÄĚ de seu navegador.

 

Esse tipo de m√©trica qualitativa do site, junto a outros sinais negativos de conte√ļdos pouco relevantes, podem gerar perdas importantes tanto de oportunidade de atra√ß√£o, como at√© de redu√ß√£o de acessos e de danos de reputa√ß√£o ao branding da sua marca.

 

Ou seja: √© preciso ser cir√ļrgico em seu planejamento para o conte√ļdo do site. Escreva sobre temas relevantes para quem te visita, dando n√£o menos do que o seu melhor para informar, ensinar e entreter o seu usu√°rio.

 

Nunca o princ√≠pio do ‚Äú √Č dando que se recebe‚ÄĚ foi t√£o verdadeiro como √© no mundo digital. Construa conte√ļdos altamente relevantes e aproveite as maravilhas que eles ir√£o te trazer.

Content is King - Conte√ļdo √© rei

Content is king – O conte√ļdo √© Rei!

 

 

Canais de Tração para o Growth Hacking

 

‚ÄúQuase toda a startup que fracassou tinha um produto. O que essas startups n√£o tinham eram clientes (usu√°rios) o suficiente.‚ÄĚ – Traction | How Any Startup Can Achieve Explosive Customer Growth

Segundo esse grande best selling Traction, existem 19 canais principais que podem gerar tr√°fego, ou seja, fluxo de usu√°rios para o seu neg√≥cio. Tra√ß√£o aqui √© visto como um sin√īnimo da arte de gerar crescimento, seguindo a ideologia do Growth Hacking, ou seja, de achar maneiras para acelerar o crescimento. Antes de passarmos por eles, alguns pontos merecem ser destacados.

 

Metodologia Bullseye (Alvo) para conseguir tração

 

Metodologia Bullseye

 

Essa metodologia foi criada pelos autores do livro para ajudar a encontrar o canal que vai dar tração para o seu negócio. Ela se limita a três fases com o propósito de definir qual o canal que vai levar a tração do seu negócio para o próximo nível de crescimento.

 

  • O anel de fora – o que √© poss√≠vel

 

O primeiro passo é fazer um grande Brainstorming sobre cada um dos canais de tração. Para cada um dos 19 canais existentes, é o seu papel conseguir pensar em pelo menos uma estratégia que você imagina que possa alavancar o seu negócio. Além do próprio livro Traction poder te dar uma luz sobre os canais do negócio, é a sua obrigação saber que tipo de estratégia já funcionou no seu segmento de atuação, assim como deve saber da história das principais companhias do seu meio.

√Č fundamental que se entenda como companhias parecidas conseguiram clientes ao longo do tempo, ¬†assim como as companhias que fracassaram desperdi√ßaram seu dinheiro com o investimento em marketing.

 

  • O anel do meio – o que √© prov√°vel

 

O segundo passo na Metodologia Bullseye é rodar testes baratos nos canais que parecem os mais promissores. Volte para o primeiro passo do anel de fora, e escolha as melhores ideias para testar na etapa do anel do meio.

Frequentemente, existem alguns poucos animadores e promissores canais no seu anel de fora. O ideal é que tenha mais de um canal no seu anel do meio, porque você não precisa perder seu tempo valioso testando canais um após o outro, quando você pode fazer igualmente bem em paralelo.

Voc√™ pode rodar v√°rios testes em paralelo, mas se atente para n√£o sair testando um n√ļmero suficientemente grande. Isso pode acarretar em erros por falta de foco.

Para cada um dos canais no anel do meio, construa um teste de tração, para verificar se uma ideia é boa ou não. Esses experimentos devem ser feitos para testar basicamente 3 perguntas:

  • Qual o custo de aquisi√ß√£o dos usu√°rios nesse meio?
  • Quantos usu√°rios est√£o dispon√≠veis nesse meio?
  • Os usu√°rios que est√£o conseguindo por esse canal s√£o os tipos de usu√°rios que voc√™ est√° querendo agora?

 

  • O anel de dentro – Alvo: O que est√° funcionando

 

O terceiro e √ļltimo passo se limita ao canal que te leva em frente, o seu canal principal. Se tudo correr bem, um dos canais de tra√ß√£o que voc√™ testou no anel do meio, vai estar produzindo resultados promissores. Nesse caso, voc√™ deve direcionar todos os seus esfor√ßos e recursos ao redor daquele canal principal. Voc√™ achou o alvo! Voc√™ encontrou o seu canal principal.

O objetivo dessa etapa de foco é bem simples: aproveitar ao máximo cada potencial de tração de seu canal principal. Para conseguir isso, você vai precisar estar continuamente experimentando para descobrir como exatamente maximizar o crescimento por esse canal de tração.

Ao mergulhar mais a fundo, você vai descobrir táticas efetivas e fazer tudo o que puder para escalar isso até que o canal não esteja mais efetivo, devido a saturação ou custos crescentes.

 

A Lei das Taxas de Cliques ineficientes

 

Essa taxa de cliques se refere ao n√ļmero de vezes em que alguma iniciativa, seja um post, uma foto, v√≠deo ou propaganda tenha sido clicada em um canal espec√≠fico (Youtube, Facebook, Instagram e etc), tendo em vista o n√ļmero de vezes que foi visualizada.

Andrew Chen, um dos mais renomados conselheiros sobre crescimento no mundo das startups, foi o criador do seguinte conceito:

‚ÄúAo longo do tempo, todas as estrat√©gias de marketing resultam em taxas de cliques ineficientes‚ÄĚ

Isso significa que ao longo do tempo, todos os canais de Marketing ficarão saturados. Como cada vez mais empresas vão descobrindo estratégias eficientes em um canal específico, ele vai ficando cheio, caro ou vai sendo ignorado, se tornando muito menos eficiente.

‚Äú Isso acontece com todos os canais: as estrat√©gias que um dia funcionaram t√£o bem, ficar√£o ¬†superlotadas e ineficientes.‚ÄĚ

 

Lista dos 19 Canais de Tração

 

O que vai ser mostrado a seguir é um breve resumo dos 19 canais de tração que você poderá ter no seu arsenal da sua estratégia. Logo após o final da lista, irei ilustrar um exemplo real de um caso de aplicação da metodologia Bullseye para conseguir tração.

 

  • Marketing Viral –¬†Est√° relacionado ao crescimento da sua base de usu√°rios, atrav√©s do encorajamento dos atuais usu√°rios para que recomendem o servi√ßo em quest√£o. Viralizar no mundo digital significa que cada usu√°rio que voc√™ atrai, traz consigo ao menos um outro usu√°rio.

 

  • Rela√ß√Ķes P√ļblicas –¬†√Č o ato de fazer o seu servi√ßo ir para as massas, por meio dos meios tradicionais, como ¬†pela TV, jornais e por pessoas influentes

 

  • Rela√ß√Ķes p√ļblicas n√£o-convencionais –¬†S√£o meios n√£o convencionais de chamar a aten√ß√£o para o seu produto, geralmente atrelado a alguma a√ß√£o inovadora e/ou inusitada que desperte interesse.

 

  • An√ļncios em buscadores¬† (SEM) –¬†S√£o propagandas patrocinadas alocadas nos motores de busca, como o Google e Bing.

 

  • An√ļncios em redes sociais –¬†S√£o propagandas patrocinadas alocadas nas redes sociais, como o Facebook e Instagram.

 

  • An√ļncios off-line –¬†S√£o propagandas patrocinadas alocadas feitas fora do meio da Internet. S√£o os exemplos cl√°ssicos, como as feitas na TV, R√°dio, revistas, jornais e at√© correspond√™ncias (cartas).

 

  • SEO –¬†√Č o conjunto de t√©cnicas que visa melhorar o ranqueamento de um site em espec√≠fico, de forma a gerar um maior volume de usu√°rios relevantes de forma org√Ęnica.

 

  • Marketing de conte√ļdo –¬†A filosofia central do marketing de conte√ļdo √© atrair e reter os usu√°rios, atrav√©s da cria√ß√£o de um conte√ļdo relevante e que gere valor.

 

  • E-mail marketing –¬†√Č a arte de fazer uso dos emails para nutrir e qualificar relacionamentos com seus leads, de modo a reter sua presen√ßa e at√© visando a convers√£o para algum dos seus servi√ßos.

 

  • Blogs de nicho –¬†Direcionar seus esfor√ßos para sites,blogs, podcasts e grupos de Facebook que seu p√ļblico alvo costuma estar em contato, √© uma das maneiras mais eficazes de conseguir a primeira onda de clientes.

 

  • Business Development – Parceria entre empresas –¬†√Č o processo de cria√ß√£o de um relacionamento estrat√©gico que vai beneficiar tanto a sua startup (neg√≥cio) como a do seu parceiro.

 

  • Engenharia como Marketing –¬†As habilidades de Engenharia do seu time podem te dar tra√ß√£o atrav√©s de ferramentas e recursos que possam alcan√ßar mais gente. Tais ferramentas, geralmente contidas no seu produto ou servi√ßo, s√£o respons√°veis por gerar ainda mais leads, al√©m de expandir a sua base de clientes.
  • Vendas – s√£o focadas em criar processos que permitam trazer um maior fluxo financeiro em troca da oferta de seus produtos.

 

  • Programa de Afiliados –¬†√Č um programa no qual se paga √† pessoas ou empresas certas comiss√Ķes, como por ¬†gerar leads qualificados ou vendas para a empresa.

 

  • Plataformas existentes –¬†S√£o aplicativos e sites com uma enorme base de usu√°rios, que voc√™ poder√° usar para conseguir alavancar o n√ļmero de acessos ao seu site. Ex: Facebook, Snapchat, Instagram

 

  • Trade Shows – ir a eventos de neg√≥cios –¬†Oferecem a oportunidade de mostrar seus produtos em p√ļblico, atrav√©s de eventos que costumam ser exclusivos para players da ind√ļstria em quest√£o. Possibilita, portanto, a constru√ß√£o de relacionamentos e serve como um canal de tra√ß√£o, seja para anunciar produtos ou fazer parcerias

 

  • Eventos –¬†Patrocinar ou organizar algum evento do seu nicho espec√≠fico em quest√£o. Essa pode ser uma boa maneira de conseguir uma boa tra√ß√£o. Desde pequenos encontros encontros at√© grandes confer√™ncias, essas s√£o boas oportunidades de engajar diretamente com os usu√°rios e sua base de usu√°rios.

 

  • Palestras –¬†Oportunidade de mostrar dom√≠nio sobre um tema, construir um v√≠nculo com o p√ļblico e ainda de alavancar o branding de sua iniciativa.

 

  • Constru√ß√£o de Comunidade –¬†Envolve a constru√ß√£o de uma conex√£o com a sua base de usu√°rios, promovendo e nutrindo o relacionamento com eles, ajudando a trazer ainda mais gente para dentro do c√≠rculo de relacionamentos da startup.

 

 

Aplicação do Bullseye no caso da Local Cave

 

A n√≠vel de informa√ß√£o e curiosidade, exemplificamos ¬†brevemente cada um dos 19 canais de tra√ß√£o segundo a obra Traction. Agora, iremos come√ßar por exemplificar o atual contexto de aplica√ß√£o de alguns deles levando em considera√ß√£o as limita√ß√Ķes financeiras no meu neg√≥cio.

 

Anel de fora Рo que é possível

 

Dentro da nossa realidade e das condi√ß√Ķes financeiras j√° expostas, o nosso investimento tem que ser m√≠nimo. Toda e qualquer a√ß√£o empregada por n√≥s tem que estar no limiar do que existe de mais eficiente para nos trazer resultados org√Ęnicos, sem a necessidade de maiores gastos financeiros.

Após um brainstorming inicial ainda no começo do projeto, enxergamos bastante potencial nos seguintes canais:

 

  • Marketing Viral
  • Rela√ß√Ķes P√ļblicas
  • An√ļncios em redes sociais
  • SEO
  • Marketing de Conte√ļdo
  • Email Marketing
  • Business Development – Parcerias Estrat√©gicas
  • Engenharia como Marketing
  • Plataformas existentes
  • Eventos de Neg√≥cio
  • Palestras
  • Constru√ß√£o de Comunidades

 

Al√©m de termos visto bastante potencial de tra√ß√£o nos canais acima, pudemos observar depois de uma minuciosa an√°lise de concorrentes diretos de fora, ¬†concorrentes indiretos de tr√°fego ( voltados para p√ļblicos viajantes) e de empresas de viagens de outros modelos de neg√≥cio que esses s√£o uns canais que podem de fato alavancar o nosso acesso, seguindo o nosso contexto.

 

Anel do meio Рo que é provável

 

Como eu e mais um dos outros s√≥cios somos analistas de SEO, j√° decidimos de cara investir o ¬†nosso tempo desde o come√ßo nessa estrat√©gia, que se mostra muito poderosa no longo prazo. Acontece que parte central do SEO √© conseguir links para o seu site, portanto √© importante que outros canais sejam usados como suporte para fazer o canal principal conseguir tra√ß√£o. Assim, os canais de Plataformas Existentes, Marketing de Conte√ļdo, ¬†Parcerias Estrat√©gicas e Rela√ß√Ķes P√ļblicas, se mostram como excelentes op√ß√Ķes.

Dentre as Plataformas Existentes, estivemos testando uma por√ß√£o delas. Desde o Tumblr, Pinterest, at√© o Facebook e Instagram. Investimos at√© uma quantia pequena nos an√ļncios de redes sociais para o Facebook, o Face Ads. Sentimos que o CTR ( taxa de cliques) ¬†j√° estava naquela de ficar mais cara e assim, resolvemos n√£o mais continuar a investir.

 

Facebook Vídeos

 

Um ponto que notamos, lemos a respeito e vimos resultado foi em rela√ß√£o aos v√≠deos do Facebook. Uma tend√™ncia pros pr√≥ximos anos √© uma concentra√ß√£o cada vez maior de conte√ļdos de v√≠deos e como o Face tem meio que come√ßado a surfar essa onda por agora, resolvemos tentar explorar e seguir acompanhando o desempenho nessa plataforma.

Uma sugestão que chegou por meio de um dos nossos Parceiros Estratégicos, foi o de começar o nosso próprio canal do Youtube. Por mais que não pareça, esse site de vídeos é o segundo maior mecanismo de busca depois do próprio Google (por sinal, hoje até pertence a ele).

Estamos confiando que essa plataforma vai nos ajudar a dar a guinada que precisamos para alavancar o n√ļmero de acessos do site. √Č importante enfatizar que reduzimos at√© a carga de gera√ß√£o de conte√ļdo para Instagram, Facebook e Blog, para testar e tirar o m√°ximo proveito do Youtube.

Por fim temos aplicado o Marketing de Conte√ļdo para que possamos trazer um p√ļblico relevante para o nosso neg√≥cio. Temos o prop√≥sito de espalhar a cultura de mochileiro pelo Brasil, al√©m de incentivar que cada vez mais pessoas viagem o mundo.

Dessa maneira, esse canal tem sido adotado com o seu pr√≥prio estilo educacional, no sentido de ensinar as pessoas como viajar. Logo, este tem sido um dos suportes para o SEO, uma vez que tem elaborado conte√ļdos relevantes com as palavras chave mais assertivas para o nosso neg√≥cio.

 

Anel de dentro – o que est√° funcionando

 

Temos conseguido bons resultados usando o SEO. As perspectivas para esse canal são sempre de longo prazo. A nossa maneira de gerar tração tem sido por esse jeito e estamos com boas expectativas para o futuro. Assim, iremos manter o foco nesse canal, usamos os demais canais como suporte para esse principal.

√Č importante destacar a seguinte quest√£o: para aqueles que estiverem ainda come√ßando o site, ou com o site ainda razoavelmente novo, ¬†√© at√© mais importante escrever conte√ļdos para outros sites, do que para o seu pr√≥prio. Agora, porque isso acontece?

Obs: Um link dado de um site A para um site B (de mesmo nicho), é aos olhos dos buscadores, um voto de confiança dado. Se A é uma página com bastante autoridade, o link transmitido para a outra página, vai transmitir uma boa autoridade, o que vai fortalecer bastante a página B. Assim, conseguir escrever em um outro site, com uma boa autoridade e receber um link de volta apontando para o seu site, pode te render maravilhas no SEO. Repare em cada um dos links dados nessa página. Todos eles são de votos de confiança genuínos da SEO Master para com outras páginas!

 

Portal do Empreendedor para o sucesso do negócio - Growth Hacking

 

Chegando a parte final desse caso, em breve poderemos testar com bastante for√ßa mais alguns canais que podem vir a nos trazer tra√ß√£o. S√£o eles a tr√≠ade: Rela√ß√Ķes P√ļblicas, Marketing Viral e Engenharia como Marketing. Quando o planejador de viagem da Local Cave estiver pronto e rodando em suas primeiras vers√Ķes, acreditamos que essa trinca em paralelo vai ter que ser testada.

Temos um mundo para viajar e muita coisa boa para alcançar. No final, mais uma vez, tudo se resume a pessoas. Quanto mais valor o seu negócio gerar, maior será o seu potencial de retorno.

Somos a geração do compartilhamento, somos parte chave do futuro da humanidade. O mantra do empreendedor do século XXI não é mais somente o Ganha-Ganha com os outros indivíduos, mas sim com o mundo todo.

Temos uma grande responsabilidade sobre as pr√≥ximas gera√ß√Ķes e vejo no empreendedorismo a parte central da estrat√©gia de despertar todo o potencial adormecido de mudan√ßas positivas no planeta que far√£o dele um lugar melhor.

 

Recado de empreendedor para empreendedor

 

Se você chegou até aqui na leitura, eu queria te agradecer demais por se dar o trabalho de acompanhar todo esse textão. Fiz ele do fundo do meu coração e tentei externar algumas das valiosas ferramentas e habilidades que pude desenvolver esse ano na SEO Master.

Escrevi esse no meu √ļltimo dia de trabalho nessa empresa e serei eternamente grato por todo o carinho, apoio e incentivo que recebi quando avisei que precisava sair para tocar o meu sonho com a Local Cave.

Sei que no mundo de hoje, recusar um emprego com o melhor dos ambientes de trabalho e das oportunidades de crescimento, para ir rumo aos seus mais incertos sonhos pode parecer loucura aos olhos das pessoas.

Na verdade, penso que até é. Aos olhos de um mundo em que o sistema é tão linear com os passos tão fixos, não é normal que se jogue rumo ao all in ( expressão do poker para a jogada de quem arrisca tudo) que é parte inerente da vida do empreendedor.

Tem uma frase de Reid Hoffman, um dos fundadores do Linkedin que expressa bem o sentimento:

¬†“Empreender √© se jogar de um precip√≠cio e construir um avi√£o durante a queda”

√Č bem esse o sentimento. Tenho mais alguns meses de reservas financeiras pela frente que v√£o me garantir o tempo que preciso pra me dedicar exclusivamente a esse projeto.

 

Próximos passos

 

O próximo passo da estratégia da Cave é seguir mapeando toda a América do Sul para que em breve tenhamos todas as principais cidades sul americanas dentro do nosso planejador. Irei pessoalmente para cada um desses destinos:

  • Sozinho
  • Andando de √īnibus e carona
  • Com um or√ßamento limitado fruto da economia do meu sal√°rio de 10 meses como estagi√°rio
  • Por um per√≠odo de pelo menos 6 meses
  • Hablando dem√°s!
  • Trabalhando em troca de comida e estadia
  • Conhecendo a tudo e a todos
  • Entrevistando e conversando com quem aparecer pelo caminho
  • Trabalhando remotamente na Cave com meus amigos por meio da internet

 

Portal do Empreendedor para o sucesso do negócio - Growth Hacking

 

Se quiser ir acompanhando essa história em tempo real, nos encontre nas redes sociais e no YouTube! Vamos seguir contando por aqui também ao longo do ano, tudo o que formos aprendendo, encontrando e descobrindo.

Se quiser falar comigo, vai ser um grande prazer trocar ideia contigo! Por favor, n√£o pense duas vezes. T√ī deixando meu email abaixo para o come√ßo desse nosso bate papo :)

Expectativa de partida?  Formar e partir. Dezembro de 2017!

Data de volta?   ??? hahaha

 

Abraços e beijos,

Pedro Franklin

Email: pfranklin@localcave.com

Youtube | Facebook

 

2 coment√°rios para “Portal do Empreendedor para o sucesso do neg√≥cio – Growth Hacking

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