O que é um Redirecionamento 301 e quando você deve aplicá-lo?

O que é um Redirecionamento 301 e quando você deve aplicá-lo?

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O redirecionamento 301 é uma boa prática de SEO, e estar por dentro do assunto fará toda a diferença para o seu negócio. Quando uma loja física muda de endereço, geralmente é colocada uma placa informando clientes qual é sua nova localização. Assim, é possível que o consumidor seja “redirecionado” para o endereço atualizado.

No ambiente online, este processo ocorre de forma similar, porém, com particularidades  que devem ser levadas em consideração para que o usuário tenha a melhor experiência possível. O servidor precisa informar que a página X agora é Y, de forma automática, conduzindo o usuário para o endereço correto.

Nesse sentido, o redirect 301 é um recurso amigável e eficaz, que encaminha usuários de uma página a outra. Saiba mais sobre essa técnica e como utilizá-la para impedir perda de tráfego, ranking e autoridade do seu site!

O que é redirecionamento 301 e qual sua importância?

Em linhas gerais, o redirect 301 é uma técnica empregada em desenvolvimento web e marketing digital, principalmente em SEO, que garante que usuários ou motores de busca encontrem páginas que mudaram de endereço ou tiveram conteúdos movidos. Mesmo que seja digitado um endereço diferente, este método conduz automaticamente o usuário ao site atualizado.

O redirecionamento 301 é o mais recomendável para SEO, uma vez que é uma técnica permanente e que garante de forma integral a autoridade de domínio de uma página para outra.

Quando aplicá-lo?

  • Migração de website

A migração de plataforma é uma tarefa que exige um cuidadoso planejamento, e é fundamental aplicar técnicas e análise para amenizar perdas em resultados de busca orgânica, conversão e tráfego. Nesse caso, o redirecionamento 301 é o melhor método a ser implementado.

  • Atualização de URL

A mudança da URL também exige redirecionamento permanente, especialmente URLs mais acessadas. O redirect 301 impedirá os frustrantes links quebrados do antigo site, que comprometem seriamente a experiência do usuário.

  • Evitar conteúdos duplicados

A duplicidade de conteúdos é um problema para o SEO, pois o algoritmo dos mecanismos de busca levam em consideração a diversidade e exclusividade de conteúdos, interpretando-os e ranqueando páginas de acordo com sua relevância. Um site do tipo http://www.suaempresa.com é provavelmente igual ao http://suaempresa.com. Portanto, você deve optar por utilizar um dos dois endereços (com ou sem www) e aplicar o redirect 301 para o endereço que deseja usar. Por exemplo, caso opte por usar o endereço sem www, deverá ser feito um redirecionamento 301 do endereço http://www.suaempresa.com para http://suaempresa.com. Utilizar o redirect 301 nesse caso para definir o endereço correto e impedirá a duplicidade de conteúdo.

  • Redirecionamento de páginas que deixaram de existir

Links de conteúdos temporários como promoções e eventos podem ser substituídos por links de assuntos relacionados ou que direcionam o usuário para a home do site. Para evitar que um clique resulte no temível “404 página não encontrada”, o comando de redirecionamento permanente é a melhor solução.

 

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