Spam Score

Spam Score

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O que é Spam Score?

 

É um indicador usado pelo Moz para avaliar a probabilidade de um site estar sendo punido pelo Google.

O Moz criou essa medição a partir de estudos feitos em diversos site e com a coleta desses dados criou uma medição. Porém, não é reconhecido oficialmente pelo Google tal medição.

Como é medido?

Essa medida é demonstrada a partir de 17 bandeiras (Spam Flags). Caso seu site esteja atingindo um valor de 0-4 bandeiras é muito improvável que ele esteja sendo punido (existe um intervalo associado de 0,5% à 7,5% de chance). Grandes site apresentam de 1 à 3 spam flags, inclusive o próprio Moz.

A partir de 5 bandeiras a probabilidade já aumenta para 11,4%. É preciso ficar alerta até a oitava bandeira, a probabilidade já é de 30,6%. Dentro desse intervalo é um território minado que merece a devida atenção para avaliarmos o que está acontecendo.

De 8 até 13 flags temos uma variação de 56,8% até 98%, acima de 13 flags é 100%. Mesmo com uma probabilidade de 56,8% (8ª bandeira), é fato dizermos que o site está sendo punido.

A ferramenta do Moz analisa subdomínios, porém não consegue pegar domínios inteiros e muitos menos é boa para páginas específicas.   

Como medir meu Spam Score

Como foi dito, esse indicador é medido pelo Moz. O Moz apresenta uma ferramenta chama Open SIte Explore, lá é possível ter um vislumbre de quantas bandeiras um site apresenta.

Link para o Open Site Explore:

https://moz.com/researchtools/ose/

Ao acessar será requisitado realizar um cadastro. Logo em seguida você poderá usar a ferramenta Gratuita. Porém, ao ver os indicadores e, principalmente, querer visualizar um relatório mais completo sobre o Spam Flag será necessário um conta paga.

Outra maneira e mais rápida é usar o Moz Tool Bar, que é um plugin usado no navegador.

Quais são as bandeiras do Spam Flag

A maioria das bandeiras que indicam que seu site é um spam estão relacionados com os links externos e interno, porém existem outras também. Resolvendo problemas com os links que serão apresentados é mais viável de se realizar. Abaixo a explicação das bandeiras:

  1. Poucos links de qualidade apontam para ao seu site em relação ao total de links: existem links de pouca qualidade de sites não confiáveis e caso você tenha muitos, é um indicativo de spam. O Moz usa o indicador de Moz trust para avaliar a qualidade com que seu domínio tem links. Outro indicador também é o Trust Flow, que é possível usar pela ferramenta do Majestic;
  2. Poucos links para um site grande: caso você tenha muitas páginas (post, categorias, produtos entre outros) e recebe poucos links, algo está estranho e isso é outro indicativo de Spam;
  3. Ter baixos links nofollow: mesmo que somente links dofollow contem para aumentar a autoridade de um site, site também precisam de links que não sejam seguido, por exemplo rede sociais. Então caso aconteça do site ter muitos links follow isso pode acarretar em mais uma bandeira.
  4. Poucos textos âncoras da marca: os links externos que seu site ganha a partir de uma palavra-chave precisam ter uma proporção boa de menções ao seu brand, caso não tenha, então, sim, você está sendo punido;
  5. Muitos links apontando para fora do site: se seu site é apenas um site que manda link externo, isso é mais do que óbvio que ele será tratado como spam;
  6. Poucos links internos: caso seu site não tenha uma linkagem interna textual, é um indicativo de uma navegação ruim e que seu conteúdo não está ligado ao outro, então isso pode sim acionar uma punição;
  7. Muitos links internos: acabei de mencionar que poucos links internos era ruim, sim. Porém, não é por isso que você irá colocar textos âncoras em todos seu conteúdo que não seja possível ter um lugar onde não seja possível clicar sem ir para outra página;
  8. Links ocultos na navegação: essa é uma técnica de Black Hat muito usada, colocar links apenas no código fonte onde o usuário não possa ver. Porém, se robô do Google suspeitar disso, mais uma bandeira para a conta;

Outros fatores que influenciam no Spam Score

Esses são alguns pontos relacionados às possíveis punições de links externos e internos de uma webpage. Além dessas bandeiras, também é possível que outros fatores também afetam o Spam Flag. Esses fatores podem ser:

 

 

  • Conteúdo pequeno e pouco relevante produzido em um site;
  • Sites com baixo uso de HTML, CSS e Javascript ( sites apenas páginas em branco com texto é julgado como spam);
  • Falta de informação de contato (Contatos de mídia social, endereço, telefone…);
  • Poucas páginas dentro de um site também é considerado Spam;
  • Domínios com nomes longos e com números;

 

 

Esses são todas as possíveis bandeiras que um site pode apresentar. É possível resolver problemas dos links com um trabalho de qualidade de Link building e também usando disavow caso necessário.

Mesmo após resolver esses problemas e medindo no Moz novamente é bem provável que não mude muita coisa no indicador do Spam Flag.

Isso ocorre devido ao fato do Moz não ter indexado seu site. Convenhamos, nem o Moz é tão rápido e prático para realizar tal tarefa da mesma maneira como o Google é.

Situação Hipotética

Imagine uma situação em que o Moz indica para um dado site com atuação internacional e para mais de um idioma, sinaliza  9 de 17 bandeiras pelo Spam Score. Essa é uma situação bem provável de que a página esteja sendo punida pelo Google.

Com 9 bandeiras existe uma probabilidade de 71,9% de estar sofrendo punição.

 

spam score

Causa de Spam

O primeiro que podemos observar é a baixa qualidade de links externos que a empresa em questão apresenta apontando para seu domínio. Os indicadores de qualidade usados foram os do Majestic:

 

citation e trust flow majestic

 

Observa-se que a relação entre o total de links (citation flow) e os links de qualidade é muito baixa. Isso deve estar acarretando 1 punição de spam.

Segundo ponto: o site apresenta  175 URLs e 110 páginas indexadas no Google. E tem um total de 68 links. Ou seja, muitas páginas e poucos links, isso pode causar outra bandeirada:

 

 

Spam Score

Quantidade URLs encontrada no site.

Spam Score

 

Quantidade de Backlinks

 

Outro fator com relação aos links são os textos âncoras e as palavras-chave associadas a marca. O site  hipotético analisado, ainda não apresenta nenhum link com o branding.

Uma outra situação que precisa ser monitorada é a existência de muitos links externos.  E por fim, mais uma questão que poderia ser levantada é a falta de linkagem interna e a de uma seção de contato no site.

 

Spam Score

Solução

É de fundamental importância que se monitore toda essa questão dos links. Em seguida, é aconselhável realizar um trabalho de link building com as palavras-chave corretas. Além de trabalhar com parceiros que tenham sites de qualidade, de forma a poder levantar as métricas de trust flow ( fluxo de confiança)

É claro que a esse trabalho de construção de autoridade, ao mesmo passo em que se deva atuar na redução do Spam Score, seria a melhor opção para esse site em questão.

Assim, deve-se concluir que parte central da estratégia digital de SEO para qualquer site é a de estar em constante monitoramento do seu SPAM score. Isso deve ser feito de forma a evitar qualquer possível punição dos mecanismos de busca. O que é algo trágico e acarreta em significativas perdas de volume de tráfego.

 

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