Punição do Google – Como Identificar e Resolver

Punição do Google – Como Identificar e Resolver

19 Comentários »

Um dos grandes medos de quem tem um site é que ele receba uma punição do Google. Ela é quase um sinônimo de ostracismo na web. Aprenda aqui neste post como identificar esta situação crítica em tempo de contornar rapidamente, antes que as visitas orgânicas caiam drasticamente e signifique o fim do site.

Punição do Google - Como Identificar e Resolver
O Google não deixa o pessoal do Black Hat dormir tranquilo.

O primeiro passo para se proteger é ler atentamente todos os pontos das Diretrizes para Webmasters do Google, que também são conhecidas como Diretrizes de Qualidade.

Está pensando em alterar algo no site ou no HTML? Releia as Diretrizes e veja se a mudança gera algum conflito.

Aprenda mais sobre as punições do Google, e como evitá-las, e outros aspectos de SEO no nosso curso presencial.

Tipos de Punição

Caso o site esteja fora das instruções, existem basicamente duas formas que o Google utiliza para repreender:

    1. Punição

Seu site irá descer diversas posições, sendo o foco na perda de ranking. O objetivo da Punição não é tirar o seu site dos resultados do Google e sim fazer com que aconteça uma diminuição de ranking. Pode ser que seu site perca 30 posições, ou até mesmo 950!  No primeiro caso, que seria uma punição leve, seu site cairia três páginas, enquanto que no segundo, uma punição mais pesada, iria para o final da lista de resultados.

    1. Exclusão

Simplesmente seu site desaparecerá de qualquer pesquisa feita no Google. Essa é a pior, mas geralmente envolve práticas de Black Hat, como doorway pages.

Se nada disso aconteceu, mas seus acessos caíram, provavelmente o motivo foi uma queda natural de ranking pelo algoritmo, e não uma punição.

Agora vamos ver como avaliar se o seu site foi punido, seguindo as indicações do próprio Google.

Como Identificar: Passo a Passo

Infográfico de Penalidades

SEO MasterPunição do Google: Como Identificar e Resolver9 Dicas para Remover uma Punição do GoogleSEO Master no FacebookSEO Master no TwitterFale conoscoSEOmoz

Se você quiser este infográfico no seu site, pegue-o aqui.

Seu site foi punido?

Faça uma pesquisa no Google

Uma das formas de saber se o seu site está bem indexado ou não é utilizando um operador de busca no próprio Google. Digite em sua barra de busca:

site:www.seusite.com.br.

Repare que não há espaço entre o operador e a URL.

Punição do Google - Como Identificar e Resolver
Figura 1: Operador de Busca no Google

Isso fará com que seja exibida uma lista das páginas indexadas. Você pode notar que a lista indica que existe uma quantidade muito maior de páginas listadas, mas apenas uma parte menor está sendo exibida.

Verifique se o seu site é classificado para o seu nome de domínio

Procure pelo seu site no buscador digitando www.seusite.com.br. Se ele não for exibido ou estiver em uma posição com pouco destaque, é um indício de uma possível punição manual por violar as Diretrizes do Google.

Certifique-se de que o Google consegue rastrear e indexar seu site

Para que seu site seja indexado e exibido nos resultados de busca, o Google primeiro precisa fazer o rastreamento utilizando seus robôs, os chamados Googlebots. Verifique no site de Ferramentas para Webmaster como está a sua indexação. A Figura 2 mostra o caminho para isso.

Punição do Google - Como Identificar e Resolver
Figura 2: Erros de Rastreamento nas Ferramentas para Webmaster

Na verdade esse status de “Não Encontrado” pode ser somente um dos problemas de indexação. Recomendo que dê uma explorada dentro desta aba de Integridade, que está destacada pelo retângulo vermelho na Figura 2.

Seu site REALMENTE foi punido?

Muitas vezes há uma grande queda nos acessos, seu site caiu diversas posições, mas não necessariamente seu site foi punido. É bem comum acontecer algum problema dentro do seu site, fazendo com que ele bloqueie a passagem dos Googlebots, impedindo-os de funcionarem corretamente. A melhor maneira de ver isso é através das Ferramentas para Webmaster, dentro da aba de Erros de Rastreamento.

Caso exista algum erro, corrija-o o mais rápido que puder, pois da próxima vez que o Googlebot passar ele identificará as correções e irá atualizar a lista do Google.

Abaixo estão listados os problemas mais comuns da manutenção de um site que podem impactar na sua indexação e/ou ranqueamento.

Redirecionamento 301
Punição do Google - Como Identificar e Resolver

É imprescindível que ao criar uma nova página para substituir outra, você faça o redirecionamento no servidor utilizando o código HTTP 301 da página antiga para a nova, senão você vai perder toda a relevância adquirida por aquela URL específica.

Como o Google indexou a URL antiga, que você não usa mais, se você não fizer o redirecionamento o Googlebot irá encontrar uma página abandonada, uma vez que a estrutura do seu site está apontando para a página nova. Com o redirecionamento você indica para o Google que a indexação deverá ser feita na URL nova. Simples assim, que maravilha!

Se você não entende muito bem como alterar isso, fale com o responsável técnico pelo seu site, com certeza ele vai saber. É um procedimento bem simples.

Robots.txtPunição do Google - Como Identificar e Resolver

Uma configuração equivocada do robots.txt pode trazer consequências muito graves para o desempenho do seu site, como uma queda vertiginosa nos acessos.

Se estiver com dúvidas de como testar o robots, de forma que esteja configurado para que não atrapalhe o desempenho do seu site, veja mais na ajuda do próprio Google.

No momento em que alguma parte do site é indicada para o Googlebot não acessar, ele interpreta que essa página não deve ser exibida nas suas buscas. Então é importante ficar atento para testar se o arquivo robots.txt está bem configurado.

Sitemap

É muito importante a manutenção de um sitemap bem feito e atualizado no site. Mesmo que o site já tenha sido todo rastreado e indexado pelo Google, é uma ótima forma para ajudá-lo com mais informações sobre suas páginas.

Eles são indispensáveis para quem possui um conteúdo que é constantemente atualizado, ou então, que sejam difíceis para os crawlers acessarem, como páginas muito novas ou com poucos links apontando para ela.

Ainda não identificou o que pode ter acontecido?

Black Hat jamais!

Punição do Google - Como Identificar e ResolverNunca utilize práticas que estão fora ou que ferem a lista de princípios de qualidade do Google. Se você por acaso esconde textos, botando a cor dele igual ao do fundo, só para ter mais palavras-chave dentro da sua página, pare agora!

Isso é totalmente equivocado, e o Google já está bem experiente com esse tipo de prática, punindo quem insiste em fazê-la.

Fique informado sobre algumas técnicas de Black Hat, para saber o que pode ou o que não pode fazer, ou para não deixar que alguém que se diz especialista incluir no seu site.

Verifique novamente na página de Ferramentas para Webmaster, como desenvolver o código HTML do seu site. Você irá encontrar algumas dicas que farão com que seu site se torne mais adequado para o rastreamento e indexação do Google.

Fui Penalizado!  O que fazer?

Primeiro, veja aqui um artigo de dicas para remover punição do Google.

Analise o seu site com calma, tentando ver tudo que pode ir contra as Diretrizes. Se identificar algo, trabalhe para corrigi-lo de forma definitiva, para não perder relevância no buscador.

Recomendo que somente depois desses passos envie um Pedido de Reconsideração para o Google, não tente enganar e testar pra ver se é aceito. Se ele identificou algo ruim antes, vai identificar novamente.

Para fazer o Pedido de Reconsideração, entre diretamente nas Ferramentas para Webmaster.

Se tiver dificuldade para achar, utilize este link abaixo:

https://www.google.com/webmasters/tools/reconsideration?hl=pt-BR
Aprenda mais sobre as punições do Google, e como evitá-las, e outros aspectos de SEO no nosso curso presencial.

TAGS

19 comentários para “Punição do Google – Como Identificar e Resolver

  1. Muito bom esse post! Estou profissionalizando meu blog sobre viagens e suas dicas foram preciosas para que eu não cometa os erros. Eu nem sabia que existiam punições desse tipo. Abraço!

  2. Muito interessante!
    Montar um site/blog é uma tarefa complicada, os ganhos a curto prazo são quase que um chamativo pra fazer Black Hat, o que a galera precisa entender é que Site é um negocio a médio e longo prazo, não adianta querer ganhar uma grana com pouco tempo e tendo de se submeter a técnicas do tipo!
    Vamos com calma, focando em conteúdo de qualidade.. Aí sim os resultados aparecem naturalmente!

  3. olá eu tenho uma dúvida e um medo…. bom tinha um blog antes e ele foi penalizado, até tranquilo eu fiz tudo certinho e sai da punição. meses depois eu mudei tudo, desde servidor (blogger para wp) a domiínio e keyword, e antes de ser punido meu blog estava recebendo uma quantidade absurda de visitas, queria saber se estou fazendo algo de errado ou se existe alguma ferramente que me ajude nisso, já li bastante sobre black hat e procuro evitar ao máximo essa prática… só por precaução mesmo … meu site é esse ai mesmo (obs: desculpe comentar o nome e o url do site mas isso foi preciso caso seja feita uma analise por vcs obrigado!)

  4. No meu caso estou com meu site caindo de posição, mais acho que é por que mudei o nome de todas minhas URLs e não coloquei o redirecionamento, estou tentando fazer tudo voltar ao normal mais esta difcil, muito mais que antes quando coloquei o site do zero na primeira pagina… No caso estou tentando aumentar o page rank… acho que vai me ajudar
    Att

  5. Olá, eu não sei o que aconteceu com o meu site, ele estava sempre na primeira página do google. Já ganhei um bom dinheiro com ele, mas agora ele caiu drasticamente de posição, ao ponto de não ganhar mais quase nada. Alguém poderia me explicar o que pode ter acontecido?

    1. Eliz,
      isso tem muita cara de ser uma punição do Google. Provavelmente o seu site foi identificado como autor de alguma técnica de black hat, que são técnicas que fogem das Diretrizes de Qualidade do Google.
      Mas isso pode acontecer por diversos motivos! Aproveite esse artigo aqui pra tentar identificar o seu, beleza?
      Até logo!

  6. Meu blog tá sendo bem pouco acessado ultimamente, mas fiz todas as verificações mostradas no post e não tem nada de errado… eu deixei de postar por um tempo… 2 semanas +- … será q deve ter sido isso?

    1. Thyago, o site tinha uma quantidade recorrente de acessos, e de repente ela diminuiu?
      Deixar de postar por 2 semanas não afeta os acessos do seu site dessa forma.
      Se você já tem um conteúdo legal no seu site, dá um foco na exposição do seu site, divulgando ele para blogueiros e tentando oferecer algum conteúdo especial para eles, beleza?
      Abração!

  7. Esse artigo está super completo, realmente é válido para quem quer otimizar o site de maneira correta com técnicas que não fere o SEO para não cair em nenhuma punição do Sr. Google.

    Gostei bastante!
    Parabéns! ;)

  8. Olá! Recentemente criei um agregador de links e, na visualização do link, há uma espera de 5 segundos e posteriormente o redirecionamento para o link cadastrado.

    Pelo que vi nas buscas, o GoogleBot indexa diretamente a página redirecionada, e não a minha… como posso fazer para ele indexar a página do meu site?

    Obrigado!

    1. Vinicius, você não deve fazer com o Google faça a indexação da sua URL nesse caso. Como essa página na verdade não existe no seu site seria caracterizado como Doorway Page, o que é passível de punição. Caso queira ranquear uma página sugiro que crie uma página que fale sobre o conteúdo do link e só depois coloque a URL do redirecionamento.

  9. Olá, gostaria de pedir uma pequena ajuda!
    Tenho um site de vendas de adesivo de unhas com sistema OpenCart. O site estava tudo bem, mas de alguns dia pra cá o Google não atualiza o título (title) e a descrição nos resultados de buscas… O que será? Meu site não sofreu punição nenhuma!

    1. Olá Carlos. Isso não é uma punição. Possivelmente, o Google identificou que os títulos e descrições das suas páginas não estão refletindo o conteúdo das mesmas. Quando acontece isso, o Google tenta por conta própria identificar os melhores conteúdos para o título e a descrição.

    1. Boa tarde Danilo.

      Isso depende, existem dois tipos de penalização: Manual e Algorítmica.
      Você recebeu um retorno do Google?

      No caso que você informou, provavelmente é um problema de link building.

  10. Boa tarde, obrigado pelas dicas. Verifiquei conforme indicado site:meusite e realmente meu site foi banido por alguma razão a qual ainda não identifiquei. Entretanto, ao entrar no painel do google para solicitar uma revisão, em “ações manuais” não aparece nada. O que pode ter ocorrido? abs e obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SP São Paulo (11) 2640-7284 Rua Manuel da Nóbrega, 456 conj. 65 - Paraíso - São Paulo - SP
RJ Rio de Janeiro (21) 4126-1965 Tv. Domingos Candido Peixoto, 501 / casa 1 - Icaraí - Niterói - RJ