O que é Landing Page e Como Otimizar

O que é Landing Page e Como Otimizar

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Dentre os principais tópicos da otimização de sites, a criação de landing pages está entre os mais importantes. Uma página de destino é definida como qualquer página por onde um visitante entra no seu site. Nos Estados Unidos, eles utilizam o conceito de que o visitante aterrissa dentro daquela página, por isso utilizam o termo landing, que significa aterrissar.

A homepage não é a única forma de entrar no seu site. Na verdade, geralmente as landing pages tem, somando, a maior quantidade de acessos de um site. Isso é fácil de entender, pois a maioria das vezes quando procuramos por algum termo, os resultados do Google já indicam uma página específica. Então a home tende a ser um ponto de partida para o conteúdo do site, que estão nas landing pages.

Porém, a Home pode ser também a landing page, como no caso do MailChimp.

Homepage do site Mailchimp
Figura 1: Home do MailChimp

Veja como a página tem uma mensagem clara, com um botão de conversão e layout sem distrações. Para quem conhece o MailChimp sabe que também a ferramenta é um ótimo exemplo de usabilidade.

É importante fazer a otimização de landing pages, pois você quer que seus visitantes gerem o máximo de retorno para você. Se um site com cerca de 1000 visitas consegue 50 pedidos de compra, ele tem 5% de taxa de conversão. Se conseguir aumentar em apenas mais 1%, irá chegar a 60 pedidos de compra. Isso representará um acréscimo de 20% na receita da empresa, apenas aumentando a conversão em um ponto percentual.

Não existe uma otimização ideal, uma regra universal que funcione para todas as páginas e sites. Isso varia para cada um e é necessário então fazer constantes testes A/B para sempre correr atrás da melhoria.

Mas não se preocupe em ter que rodar testes: existem algumas boas práticas que vão te ajudar a entrar nesse mundo.

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Deixe a Proposta Clara

Este é o fator mais importante para o sucesso de uma landing page, pois é ela que atrai o interesse do usuário.

Qual é a primeira impressão que a sua página deixa em um novo visitante? Está no site que esperava? E principalmente, ele entendeu sobre o que é esta página?

Toda página deve explicitar rapidamente qual é a sua proposta, deixar claro quase instantaneamente sobre o que é que está sendo abordado. Na home do MailChimp fica bem claro que eles tem algo a ver com envio de mailing, focando em newsletters. Somando com o simpático macaco carteiro, fica uma boa mensagem de um serviço ativo.

Uma boa forma de descobrir a sua eficácia é através da Regra dos 5 Segundos! A ideia desse teste é ver se alguém que não conhece seu site, entrar na sua landing page durante 5 segundos e ver se ela consegue entender do que se trata a página e o que ela poderia fazer como ação nela. Se quiser, pode chamar um amigo ou irmão, que mesmo não dando validade estatística pode dar umas boas ideias! Você pode utilizar a ClueApp para ajudar e utilizar seus amigos para o teste.

Use um Call to Action

É aqui que você vai mostrar ao visitante o que é possível fazer na página, como baixar algum arquivo ou enviar um pedido de orçamento. Também chamado de CTA,  é o segundo ponto mais importante na criação de uma landing page. É ele que vai te ajudar na conversão, ao levar um visitante mais adentro do funil de conversão.

Um excelente recurso é utilizar o CTA dentro de um botão, pois deixa claro para o usuário o caminho que deve seguir. O padrão já é quase um padrão da internet, então os usuários já estão acostumados, o que aumenta a conversão. Prefira informar o usuário sobre o que vai acontecer se clicar no botão, como “Baixar Software”  do que um simples “Clique Aqui”.

A dinâmica é a mesma da escolha de uma keyword, que precisa ser exatamente o que se deseja aumentar em uma otimização.

botão de call to action
Figura 2: Botão de Call to Action

E nunca tente mencionar algo no botão que não será feito ao apertar o botão. Isso é extremamente ruim para a experiência do usuário, prejudicando a confiabilidade do seu site.

Tenha um Layout Leve

Um dos pontos cruciais para uma boa landing page é a clareza do layout, para que o usuário possa se localizar e navegar com facilidade.

home do mailchimp com linhas de diagramação
Figura 3: Página com layout limpo

A estrutura da página é tão importante que as mudanças dos elementos visuais são uma das coisas mais alteradas em testes de conversão. Às vezes, somente deixando um espaço em volta do botão de ação já oferece um espaço para “respirar”, o que pode aumentar a quantidade de cliques justamente por estar mais destacado.

Seja Objetivo

Não exiba todas as informações que existem sobre o seu produto. Uma landing page não é um manual de instruções, mas sim um ponto de venda! O seu objetivo é vender, então é importante focar nos pontos principais, aqueles que são os grandes diferenciais. São eles que chamam a atenção do cliente.

Se achar que tem informações importantes, trabalhe a capacidade de sintetizar em poucas palavras cada uma. Se achar impossível tirar, uma alternativa é criar outras páginas com mais informações sobre cada tópico, de forma que se o usuário não entender algum dos tópicos listados, ele vai poder clicar para ter mais informações direto no seu site.

Ainda tem mais? Então é a hora de priorizar os argumentos de venda e talvez então você precise pegar somente o contato do possível cliente, através de um formulário, e depois enviar um documento com informações mais completas ou até mesmo ligar.

Utilize Recursos Visuais

Os humanos são seres que se utilizam principalmente da visão para perceber o mundo. Pense em quando você olha para uma mesa de jantar. Sem fazer o menor esforço, reconhece os talheres, prato e copo. É instantâneo mesmo que não queira, pois não precisa mais do que um breve instante para reconhecer o objeto.

Por isso que utilizar recursos visuais é tão importante para atrair a atenção dos visitantes. Utilize imagens que são facilmente reconhecíveis, como símbolos, justamente onde você quer chamar a atenção, como o seu principal produto ou conteúdo de destaque. Repare como o macaco do MailChimp está posicionado de frente para a direita. Isso não é à toa. O foco do seu olhar está na proposta da página, naturalmente levando também o seu olhar para lá.

macaco mascote do MailChimp
Figura 4: Macaco auxiliar a passar a mensagem e atrair a atenção

Com um teste de calor feito baseado no olhar das pessoas em uma página parecida, percebemos claramente que na versão A em que o bebê está encarando o visitante, as pessoas tendem a olhar diretamente nos olhos dele, perdendo o foco na proposta da página. Na versão B, o bebê assume uma posição de olhar para o conteúdo, aumentando drasticamente a quantidade de visualização do conteúdo textual da página.

heatmap de uma landing page
Figura 5: Olhar do bebê voltado ao foco da página

Os estímulos visuais são também os que ficam mais arraigados na memória. Por isso lembramos do rosto de alguma pessoa que não vemos há anos, mas é difícil recordar claramente um aroma depois de tanto tempo. Isso é ótimo pra trabalhar a presença da sua marca na mente dos consumidores. Utilize essa característica a favor da sua empresa, expondo um bom conteúdo visual.

Última Dica: Faça Testes A/B

Como disse no início do post, cada site tem suas próprias características e tipos diferentes de visitantes entre si. Ou seja, cada situação é única. Então como você vai saber se é melhor exibir um vídeo ou um formulário de pedido? Desenvolvendo um Teste A/B.

Veja só como era a página do MailChimp. Podemos perceber que a mudança segue as boas práticas abordadas aqui: layout mais limpo, proposta clara, recursos visuais auxiliando na conversão…

Homepage com muitos elementos visuais
Figura 6: Homepage antiga do MailChimp

Ele se baseia na análise estatística de uma versão A converter melhor do que uma versão B, daí que vem o nome do teste. Mas deve ser testado alguns pontos, como uma versão com ou sem imagem. Outro teste pode sugerir ter um layout com um botão de ação na esquerda e outro na direita. Pode até mesmo testar duas frases diferentes no Call to Action, como “Clique aqui” e “Saiba mais”.

Então é necessário você testar o que cada mudança pode trazer de benefícios para atrair a atenção do visitante. Afinal, a intenção é aumentar a conversão.

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31 comentários para “O que é Landing Page e Como Otimizar

  1. Olá, João. O que mais impressionou foi essa diferença que dá quando se usa a imagem do bebê para frente ou de lateral. É como se existisse um comando oculto liderando nossa visão sem que percebamos.

    Atualmente, possuo uma landing page apenas para captura dos emails dos visitantes. Dou um ebook em troca da informação. Muitas das dicas que você expôs acima eu aprendi lendo os posts do blog da Hubspot e apliquei na minha simples página de captura.

    Este foi o melhor artigo em português que já li sobre landing page. Parabéns.

    1. E aí Valter,

      Oferecer algo em troca, como um ebook, é uma excelente forma de aumentar a conversão. Parece que aprendeu bem pela Hubspot! Aliás, é um excelente site para aprender coisas novas!

      Até logo, e obrigado pelo elogio! ;]

      1. Tenho vontade de iniciar nas landing pages porem como atuo no ramo de imobiliaria , tenho dificuldades queria algumas mais voltadas para capturar emails e nada mais .

  2. Muito bom o post!
    Não sabia o que era landing page.. Aprendi bastante lendo esse conteúdo.. Exemplo utilizado com maestria também!
    Parabéns João da Fonseca!

    1. Eba! Obrigado Priscila!
      É sempre bom saber que os conteúdos que a gente faz com tanta dedicação está ajudando outras pessoas.

      Até mais! ;]

    1. Que bom que gostou, Aleilton!
      Sempre tentamos oferecer uma leitura agradável para nossos visitantes, mesmo que seja sobre um assunto mais pesado!
      ;]

  3. Excelente post com ótimas dicas para otimização de sites. Já pude absorver diversas dicas que pretendo implementar no site em que estou trabalhando.
    João, continue com o ótimo trabalho e nos trazendo mais dicas!
    Obrigado.

    1. Olá Ricardo,

      muito obrigado pelo apoio. É sempre bom saber que estamos ajudando pessoas como você a otimizar o próprio site.
      É dessa forma que chegaremos a uma internet melhor!
      Qualquer coisa é só perguntar.

      Abração!

  4. Excelente blog! tenho lido vossos artigos, e tenho aprendido muito sobre cuidados que devemos ter. Como programador web, me faz muita falta formação SEO, mas vosso blog já me deu algumas noções de tal, na qual estou empolgado e motivado em obter um curso de tal! também dão cursos online?

    Parabéns pelo vosso trabalho,
    Comprimentos desde lado do atlântico.
    Ilha da Madeira – Portugal
    Igor Coelho

  5. Olá João, gostei muito do post
    Deixou bem mais claro para mim o que é uma landing page, muito bom mesmo, ótimo artigo.

  6. Artigo muito bem detalhado e de fácil entendimento, criar landing page são primordiais para quem quer focar em vender são realmente poderosas. Grande abraço.

  7. Ótimo post!
    Uma dúvida: qual ferramenta vocês utilizam para medir a temperatura das Landing Pages?

    Fernando Martins
    Web Ice Studio – SP – Brasil

  8. Olá pessoal,

    Vi que todo mundo ficou muito interessado e agradecido por esse postado pelo João. Realmente é muito eficaz para o entendimento da importância de uma landing page, além disso ele mostra a maneira correta de criar uma boa página.

    Caso vocês queiram criar uma landing page, confiram a ferramenta da Wishpond.

    Obrigada!

  9. Olá João.
    Parabéns pelo artigo.
    Gostaria de entender como a home page circula pela internet, ou seja, como o usuário virtual se depara uma uma pagina de captura como a home?

    Obrigado,

  10. Muito bom!! Comprei a super plataforma e estou conhecendo a ferramenta para iniciar uma criação de páginas. Essas dicas serão muito úteis. Obrigada!!

  11. Cara, muito bom. Estou começando a fazer landing pages e squeeze pages. Até comprei uma ferramenta que estou aprendendo a usar.
    Esse artigo vai me ajudar muito.
    Grande abraço.

  12. Muito bom seu post. Estou pensando em montar uma empresa e a captura de clientes passa pela web. Não sabia o que era uma Landing Page e seu exemplo ao longo do texto com o mailchimp deixou muito claro o que é a ferramenta. Valeu pelo apoio.

  13. Brother,

    Colocar aqui mais um elogio para a sua publicação é chover no molhado!
    Eu digitei na busca do Google: “Landing Page” e eis que cheguei até aqui.
    Fantástico. Deus te abençoe.

  14. não, conhecia o blog, porem hoje em minhas pesquisas no google cheguei em uma das suas paginas, muito conteúdo de primeira. obrigada pela iniciativa, seus artigos vai me ajudar muito. :)

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