Link Building: Estão falando de você?

6 Comentários »

Nesse curto post irei fornecer uma dica que pode ter um efeito muito positivo na otimização de seu site e, consequentemente, na obtenção de melhores posições nos mecanismos de busca. Será que você faz bom proveito da repercussão que sua página possui na web? O que é muito comum hoje em dia, é uma página ser mencionada em outro site, mas sem um link apontando para sua URL.Veja um exemplo:

Referência para o SEO Master sem Link

No site do Sebrae, ilustrado na figura acima, o SEO Master é mencionado, mas não há um link apontando para www.seomaster.com.br. Com esta descoberta, poderíamos entrar em contato com o Sebrae pedindo que eles adicionassem um link para a nossa página. Essa seria uma boa oportunidade de expandir nossa campanha de link building e melhorar o SEO do nosso site. Mas como descobrir oportunidades como esta?

Para isso, basta fazer a seguinte consulta no Yahoo! (não funciona no Google):

“nomeDoSeuSite -linkdomain:urlDoSeuSite -site:urlDoSeuSite”

Usando o exemplo do SEO Master ficaria assim:

“seomaster -linkdomain:seomaster.com.br -site:seomaster.com.br”

onde:

  • seo master -> páginas que possuem “seomaster” em seu conteúdo
  • -linkdomain:seomaster.com.br -> páginas que não possuem link para seomaster.com.br
  • -site:seomaster.com.br -> exclusão das páginas do próprio domínio seomaster.com.br

O resultado dessa busca deverá conter todas as páginas que falam do SEO Master, mas que não possuem link para seomaster.com.br. Lembrando que não são incluídas nos resultados as páginas do domínio seomaster.com.br, pois, afinal, procuramos com essa dica obter links de páginas externas.

Fez o teste? Conseguiu algum link com essa dica? Não esqueça de deixar o seu comentário.

Se você gostou do nosso blog, assine o RSS ou então receba os posts por e-mail.

Aprenda mais sobre Link Building e outros aspectos de SEO no nosso curso presencial.

6 comentários para “Link Building: Estão falando de você?

  1. Concordo, na Central para WebMaster do Google em diretrizes para o site é citada essa relação dos links amigáveis ao robô! Pra mim isso não tem tanta relevância… mas se para o robô tem… fazer o que? Isso tem que estar presente na otimização do site por que em alguns casos um detalhe é o diferencial para um bom posicionamento! E é certo que o que vale mesmo é uma referencia através de um link e não de uma citação… o pagerank é baseado nisso na popularidade baseada em links externos ao site!

    Paz no coração e Luz na razão.

  2. @Thiago Blauth Ferreira:
    “(…)E é certo que o que vale mesmo é uma referencia através de um link e não de uma citação(…)”

    É exatamente isso que acontece Thiago. O link faz toda a diferença em termos de SEO.

    Tudo de bom e feliz 2009!

  3. Primeiro, parabéns pelo blog e por todo os serviços que o Seomaster desenvolve.

    Uma ferramenta que eu uso com frequência para fazer tarefas semelhantes a esta é o Google Alerts. No caso uso nome de produtos, URLs, meu nome… como palavras chaves. Assim quando há ocorrências (não todas) destas palavras chaves, recebo uma mensagem me indicando a página em que certa palavra chave está.

    Muitos resultados são do Google News (palavras semelhantes), mas também há resultados de blogs e sítios. Claro, para utilizar esta ferramenta, tem-se que filtrar e aprender a organizar estas palavras para que se tenha resultados positivos.

  4. Costumo brincar com alguns amigos q não custa nada dar um “toque”. A utilização de links a e textos âncoras é importante e deve ser feito sem excesso para não ser confundido com spam.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SP São Paulo (11) 2640-7284 Rua Manuel da Nóbrega, 456 conj. 65 - Paraíso - São Paulo - SP
RJ Rio de Janeiro (21) 4126-1965 Tv. Domingos Candido Peixoto, 501 / casa 1 - Icaraí - Niterói - RJ