9 Dicas Para Remover Uma Punição Do Google

9 Dicas Para Remover Uma Punição Do Google

19 Comentários »

As punições distribuídas pelo Google não possuem aviso prévio e, geralmente, só são detectadas quando notamos uma drástica queda no volume de acessos dos sites punidos ou em suas conversões, como cadastros, vendas, downloads, etc.

Caso você possua um site nesta situação, uma tentativa de fazer o Google reavaliá-lo quanto à punição é submeter um pedido de reconsideração via ferramenta Google Webmaster Tools. Porém, antes de enviar o pedido, é indispensável que você deixe seu site  limpo e preparado, isto é, identificar e resolver o motivo da punição. A seguir, listamos alguns pontos importantes a serem considerados:

(Para entender melhor como remover punições do Google e outros aspectos de SEO inscreva-se no nosso curso presencial.)

  1. Cheque sua conta na ferramenta de webmaster do Google (Google Webmaster Tool) para ver se existe algum tipo de alerta ou erro de rastreamento.
  2. Confira seu servidor para se assegurar de que não houve ataque de hackers.
  3. Reveja o seu robots.txt. A melhor opção é adicionar um se você não tiver, assim, estará do lado mais seguro.
  4. Verifique se existe algum imprevisto (negativo) nos seus backlinks: Tanto imprevistos de aumento quando imprevisto de diminuição nos backlinks podem parecer fora do normal.
  5. Cheque a saída de links do seu site (sugestão: Xenu Link Sleuth).
  6. Veja se todas as suas páginas retornam corretamente o status de resposta de cabeçalho.
  7. Análise as mudanças recentes de otimização on-page feitas no seu site.
  8. Reveja a geração de conteúdo por usuários (para links apontando para sites inconvenientes/sem valor ou vocabulário impróprio).
  9. Tente navegar pelo seu site simulando o user-agent Googlebot. Uma opção é utilizar o plugin para Firefox User Agent Switcher.

Algo mais que você queira saber ou sugerir? Por favor deixe seu comentário!

Se você gostou do nosso blog, assine o RSS ou então receba os posts por e-mail.

 

TAGS

19 comentários para “9 Dicas Para Remover Uma Punição Do Google

  1. Olá, eu tinha um blog de downloads filmes com uma média de 8000 visitas diarias e ele foi excluído pelo google. Agora não consigo mais nem acessar o blogger com o login que eu usava. Será que tem como reaver isso pois tenho um blog lá e queria pelo mns excluir ele. meu email: thecat41@gmail.com se puder me ajudar ficarei grato. Obrigado!!!

  2. Antônio,

    Referente aos estudos e participações de nossa equipe nas palestras e debates do Google, não terá nenhum problema no seu caso, pois é como se tivesse outros domínios na mesma máquina, ou seja:. mesmo ip.

    A maioria das hospedagem tem milhares de sites com o mesmo ip, é perfeitamente normal e compreensível pelo nosso amigo Google. Pode despreocupar-se.

    http://www.ibsweb.com.br

  3. @Antonio para o Google são duas páginas diferentes, pois suas URLs são diferentes, ou seja, se ambas possuírem o mesmo conteúdo, serão classificadas como conteúdo duplicado.

    @Emanuel pode utilizar em maiúsculo sim.

  4. Olá, meu site foi punido com -50. Caso ajeite a casa e peça reavaliação, em quantos dias +- eles avaliam? Enviam resposta via Google Webmaster Tool dizendo se avaliaram ok ou não?

  5. Olá, poderia explicar melhor esta parte: ‘Veja se todas as suas páginas retornam corretamente o status de resposta de cabeçalho’? Como verifico isto?

  6. @Fernando não existe prazo certo para respostas. Eu já trabalhei com alguns casos de punição e, em menos de 2 semanas, o site recuperou suas antigas posições.

    Em relação ao status de resposta, você pode utilizar a SEO Master Free Scanner para verificar os códigos retornados pelo seu servidor.

    Abraço!

  7. Olá
    Conheci o site a pouco tempo. Apliquei algumas dicas que passam aqui em meu site mas agora estou com um problema e gostaria de saber como posso resolver..

    Quando acesso as Ferramentas de Webmaster e vou em ERROS DE RASTREAMENTO, desde o dia 08/04 aparece uma mensagem “O Google não pode indexar seu site porque não é possível acessá-lo”

    Poderiam ajudar? Obrigado

  8. Olá Rodrigo!

    Existem diversos motivos que podem estar ocorrendo para esta mensagem.
    Poderia ser um arquivo chamado robots, mas já entrei no seu site e verifiquei que não é.

    Entre no Webmaster, veja que erro ele indica, e se tem alguma sugestão do que pode ser feito.

    Se tiver dificuldade, entre em contato que a gente pode te ajudar!
    =]

  9. Olá João, com a punição -30 é possível retornar como era antes? estou efetuando as alterações mais tenho medo de pedir reconsideração e piorar mais ainda. em geral a equipe do Google é coerente e justa em relação a isso? Muito Obrigado!!

    1. Rodrigo,
      o importante de quando você identifica que foi punido, é saber o que foi feito exatamente, para poder corrigir.
      Só então você deve fazer um pedido de reconsideração do Google.
      Aliás, te aconselho a mudar tudo que estiver de errado no seu site, pq aí seu site não vai receber outras punições, beleza?

  10. Olá João,
    tenho uma duvida. Minha página Home sumiu há uns 4 dias das buscas, mas as internas continuam indexadas. Fiz esses teste que vc mostrou (www.meusite.com.br) e aparecem todas as paginas. Vi também no Webmastertools que tinha um erro.
    Ex: http://www.meusite.com.br/index dava 404. Será que foi isso? Como posso agir?!

    1. Fernando,

      Se o WebmasterTools apresentou algum erro, pode acreditar que provavelmente é esse o problema que está atrapalhando o desempenho do seu site.
      Sua Home está dando 404? Então isso é extremamente grave, assim como o Google não gostar de exibir páginas que estão com 404 nos resultados.
      Resolva isso, e provavelmente todos os seus problemas de indexação estarão resolvidos.

      Até mais!

  11. Olá João da Fonseca,
    Descobri este seu site porque pesquisei todos os assuntos relacionados com as punições do Google ou desindexação dos sites do Google. Estou tendo um problema que é o seguinte:
    Criei um site há muito pouco tempo (talvez uns 10 dias ou 15 dias) com um subdomínio. Durante o início ele não aparecia, o que era normal, então submeti ao Google e ele indexou o site há 3 dias atrás e aparecia na 3ª página.
    No dia seguinte não aparecia mais, ou seja esteve 2 dias indexado e agora já nem aparece se fizer a pesquisa site:www.seusite.com.
    O que poderá ter acontecido?
    Hoje registei-me no webmastertools e resubmeti um sitemap. Pode ajudar?
    Obrigado e parabéns pelas suas escritas. Muito úteis!
    Jonnhy

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SP São Paulo (11) 2640-7284 Rua Manuel da Nóbrega, 456 conj. 65 - Paraíso - São Paulo - SP
RJ Rio de Janeiro (21) 4126-1965 Tv. Domingos Candido Peixoto, 501 / casa 1 - Icaraí - Niterói - RJ