5 motivos para usar o CRM

5 motivos para usar o CRM

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Muitas empresas de SEO tem dificuldade de lidar com o volume de informação que administram todos os dias. Na maioria das vezes tentam criar diversas planilhas que servirão para guiá-los.

Mas porque ficar perdendo tempo com isso se você pode utilizar uma ferramenta que faz grande parte do trabalho por você?

A sigla CRM, que vem do inglês “Customer Relationship Management”, é utilizada para definir uma estratégia empresarial que se utiliza de um conjunto de ferramentas com o objetivo de gerar valor para o cliente por intermédio de um bom relacionamento.

5 motivos para usar o CRM
Figura 1: Ciclo do CRM

Dentre suas diversas funções, o CRM ajuda as empresas a perceber seus cliente potenciais, medir sua satisfação, analisar seu perfil e, principalmente, organizar suas atividades.

Para todas as empresas de plantão, aí vão 5 motivos para usar uma ferramenta CRM:

Centraliza as informações dos clientes

O CRM permite que você guarde todas as informações de um determinado cliente em seu sistema. Sendo assim, a equipe de vendas não precisa perder tempo procurando informações.

Em um único lugar eles encontram dados demográficos, de contato, preferências e características de todos eles.

Organiza suas atividades.

5 motivos para usar o CRM

Aquilo que você chamava de agenda é coisa do passado. Agora com o CRM você consegue organizar todas as suas atividades sem se preocupar em ficar visualizando todos dias para saber quando será a próxima.

O CRM te avisa quando, qual e com quem será a sua próxima atividade. Quer mais moleza do que essa?

 

Ajuda a aumentar suas vendas

Ele oferece aos seus usuários uma página para cada cliente, seja ele potencial ou não, contendo todas as informações necessárias.

A partir disso, a equipe comercial consegue ver quais estratégias estão ou não dando certo, para quais clientes devem dar mais atenção, quais estão satisfeitos e quais não estão. Sendo assim, fica mais fácil perceber o que deve ou não ser modificado.

Comunicação mais efetiva

Conhecer bem para quem você vende é a forma mais fácil de saber como atraí-lo. Por causa disso, o CRM é um ótimo aliado em questão de comunicação.

A partir das informações você é capaz de saber com quem está lidando e como abordar. Isso faz com que o cliente fique mais a vontade, além de aumentar as chances de fidelização.

Fornece dados estatísticos

Uma ferramenta CRM dá acesso a um funil de vendas que te diz quantos clientes a empresa ganhou, quantos perdeu, qual foi o faturamento de cada mês, entre outros.

Além disso, fornece uma visão mais clara do pipeline de vendas, ajudando a responder perguntas como: “Quais são seus clientes potenciais?” e “Quais são mais fáceis de atingir?”

5 motivos para usar o CRM
Figura 2: Funil de vendas

Como podemos perceber, o CRM é uma ferramenta muito útil, utilizada por pequenas, médias e grandes empresas a fim de se organizar melhor e estreitar a relação com seus clientes.

A ferramenta de gestão de relacionamento ajuda seus usuários a reconhecer quais são os tipos de clientes mais fiéis e quais técnicas devem ser utilizadas para atraí-los.

Para uma empresa de SEO, um CRM também é muito importante. Isso se dá devido à notável diferença de um cliente para o outro, fazendo com que haja uma grande customização na consultoria.

Por isso, com a ferramenta fica muito mais fácil o desenvolvimento de produtos e serviços que atendam as necessidades e, acima de tudo, satisfaçam um determinado grupo.

 

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7 comentários para “5 motivos para usar o CRM

  1. Concordo que ter um bom CRM é importante para os Negocios. Por favor, vocês poderiam indicar alguns softwares de CRM?

  2. Olá, tudo bom?

    Aqui na SEO Master tivemos contato direto com dois CRM’s diferentes. O Zoho CRM e o Pipedrive.
    O Zoho tem um visual mais quadrado, e uma curva de aprendizado maior. Porém, o Pipedrive é mais fácil de manusear, é mais organizado e te permite um acesso mais rápido às informações.
    Eu particularmente preferi o Pipedrive por ser mais limpo e fácil. Cada um tem as suas características específicas, mas os dois funcionam muito bem.

  3. Nós tivemos alguns problemas na hora de aumentar a equipe e ficou difícil acompanhar o que estava rolando. Aí começamos a usar o Arivo CRM e nos ajudou bastante.

    1. Isso é o que mais acontece, Cássio!
      A empresa pequena ainda dá pra ter noção o que tá rolando, mas aí já junta mais alguns profissionais, e se perde aquele contato diário com todas as áreas.
      O CRM ajuda MUITO nessa hora, pra manter esse controle sobre as coisas.
      Até mais! ;]

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