Por que os consumidores preferem as buscas orgânicas?

Por que os consumidores preferem as buscas orgânicas?

8 Comentários »

A cada dia que passa, a busca por produtos e serviços através da internet se intensifica cada vez mais. Muitas pessoas abandonaram os shoppings e as lojas de rua e começaram a comprar de uma forma mais confortável: sem sair de casa.

Porém, na hora da busca, alguns fatores podem influenciar sua decisão.

Estar nos mecanismos de busca é uma forma de atrair maior visibilidade e tentar promover seu site ou sua loja virtual. Hoje em dia, 90% das pessoas utilizam os mecanismos de busca para achar o que desejam. Sendo que 80% dessas utilizam o Google.

Assim, as empresas que querem se destacar devem estar presente nos resultados orgânicos ou nos links patrocinados.

Os links patrocinados são uma forma mais fácil e rápida de aparecer no topo dos resultados do Google, mas não necessariamente mais eficientes.

Para aprender como fazer SEO para seu site e outros aspectos de SEO inscreva-se no nosso curso presencial.

Pesquisas revelam que aproximadamente 80% dos usuários dão preferência à busca orgânica de sites de pesquisa, contra 20% que clicam nos anúncios online. Mas porque será que isso acontece?

Por que os consumidores preferem as buscas orgânicas?
Links patrocinados X Busca orgânica

Com links patrocinados, o número de visitas do seu site aumenta rapidamente, mas isso não ocorre com a probabilidade de conversão desse público. Isso porque em uma campanha de links patrocinados, um site que vende brinquedos pode muito bem aparecer em primeiro para a busca “diversão infantil”, se esta palavra estiver selecionada para um link patrocinado.

E se o usuário que busca não estiver com a intenção de comprar nada, apenas de conhecer algumas brincadeiras para animar uma festa de criança, ocorre o que chamamos de rejeição(bounce). O usuário entra no site e rapidamente verifica que ali não existe o que ele procura.

Além disso, muitas pessoas ainda vêem os links patrocinados como uma forma de publicidade, que por ser paga, não passa tanta credibilidade, afinal, qualquer um que tenha dinheiro pode estar ali, independente da qualidade de seu produto ou serviço.

Porém, estudos mostram que pessoas mais velhas clicam com maior frequência nos links patrocinados, porque elas consideram que se houve o investimento, é algo que valerá a pena.

Isso demonstra a necessidade, cada vez maior, de se investir em SEO (Search Engine Optimization). A otimização de sites é a alternativa mais procurada quando se trata de aumentar a visibilidade de uma marca e ao mesmo tempo atrair mais usuários para suas páginas.

Estar bem posicionado nas buscas orgânicas é, hoje, essencial para as empresas que desejam atrair mais clientes e consequentemente aumentar sua renda – principalmente se for um site e-commerce.

Por que os consumidores preferem as buscas orgânicas?
Heatmap: onde as pessoas mais clicam

Portanto, podemos concluir que um dos principais motivos pelo qual os consumidores preferem as buscas orgânicas, é a visibilidade e credibilidade que as empresas transmitem estando bem posicionadas. Por causa disso, muitas das estratégias digitais adotadas pelas empresas se valem do potencial das buscas para fortalecer a presença da marca no ambiente online.

Os links patrocinados são uma estratégia de excelente retorno para empresas que desejam anunciar seus produtos e serviços em curtos períodos, com a vantagem de ter um planejamento mais fácil de estimar. Mas para empresas que querem atrair cada vez mais gente de médio a longo prazo, definitivamente a técnica mais recomendada é o SEO.

8 comentários para “Por que os consumidores preferem as buscas orgânicas?

  1. Artigo excelente acredito que pagar para anunciar no Google é sim recomendado para ter um alcance maior melhor ainda é trabalhar com SEO, uma vez que sua página esteja bem posicionada não é necessário investir-se em adwords com tanta frequência.

  2. Obrigada pelos comentários! Realmente quando se trata de conquistar maior credibilidade o SEO é a técnica mais indicada. Fico feliz que tenham gostado do artigo. Até a próxima!

  3. este assunto é muito interessante porque ser colocado num dos primeiros no resultado de busca, sem patrocinar, é realmente um desafio que requer conhecimento técnico.

  4. Excelente Matéria. Graças a publicações feitas por profissionais como você nós temos que dedicar mais tempo para ter credibilidade. Obrigado

  5. Acredito que a busca orgânica traz mais resultado do que o pago, devido o conteúdo ser de importância para o consumidor. O importante é investir em conteúdo de qualidade.

  6. Ótimo artigo Will. Essa de que as pessoas mais velhas dão mais valor aos links pagos eu sempre imaginei, mas não tinha certeza.
    Sobre a pesquisa dos 80% SEO vs 20% PPC você pode divulgar a fonte para aprofundar mais?
    Continue com o bom trabalho!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SP São Paulo (11) 2640-7284 Rua Manuel da Nóbrega, 456 conj. 65 - Paraíso - São Paulo - SP
RJ Rio de Janeiro (21) 4126-1965 Tv. Domingos Candido Peixoto, 501 / casa 1 - Icaraí - Niterói - RJ