Curso de SEO Online

Aula 1: SEO & Palavras-Chave

SEO – Search Engine Optimization (em português, otimização de sites para mecanismos de busca) trata-se do processo de otimizar uma ou mais páginas de um site a fim de que estas fiquem bem posicionadas na lista dos resultados de pesquisas feitas em sites como Google e Bing. A famosa página que apresenta os resultados para uma busca é chamada de SERP – Search Engine Results Page.

A ideia é bem simples: faça uso das melhores práticas de SEO para que seu site fique bem posicionado nos resultados e fazer com que as pessoas cheguem até você ao realizarem suas pesquisas na Internet. É sobre estas práticas e como as utilizar que vamos falar no decorrer deste curso.

Vamos agora a um exemplo bastante didático a respeito de quais são os primeiros passos a seguir quando você for criar um site, independente do qual seja o assunto.

No decorrer do curso, você perceberá que não serão explicadas somente teorias. Vamos apresentar exemplos específicos e reais utilizando textos explicativos e imagens. Dessa forma, o aprendizado flui de uma maneira melhor e mais rápida, já que aprendemos mais facilmente com exemplos visuais.

Em nosso primeiro exemplo, vamos criar um site que oferece Cursos de Java. Antes de começar a produzir o conteúdo para colocar no site, precisamos realizar primeiro umapesquisa de palavras-chave, para ver quais serão mais interessantes de serem desenvolvidas na sua nova página. Esta etapa é bastante importante e não deve ser pulada. Para realizar este levantamento, vamos visitar alguns sites.

O 1º deles deve ser https://adwords.google.com/select/KeywordToolExternal .

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Figura 1: Ferramenta de Palavras-chave do Google

Essa ferramenta do Google nos possibilita descobrir palavras-chave relacionadas ao conteúdo que nosso site aborda, bem como saber qual o volume de pesquisas e a concorrência existente no Google AdWords (Plataforma online de publicidade do Google) para cada uma delas.

Digitando o termo “curso java” e clicando no botão “Obtenha sugestões de palavras-chave” (mantenha a opção “Use sinônimos” selecionada), você pode notar, na figura 2, que o KeywordTool do Google retorna uma lista de termos relacionados à palavra-chave em questão.

Por padrão, são apresentadas 3 colunas. A 1º coluna, “Concorrência do anunciante”, mostra a disputa pelo ranking de posições para a palavra-chave no AdWords. A coluna do meio apresenta o volume de buscas realizadas no mês anterior e a coluna “Volume de pesquisa mediano” representa a quantidade de buscas que cada palavra-chave recebeu nos últimos 12 meses no Google.

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Figura 2: Resultado pesquisa palavras-chave

Essa etapa é de suma importância, pois temos que saber se existe mercado para qualquer coisa que escolhemos vender ou falar sobre, assim como qual é o tamanho da procura pelas palavras-chave relacionadas ao nosso site. Essa ferramenta irá dizer rapidamente se as pessoas estão procurando, ou seja, se há demanda no mercado, para o que estamos pretendendo trabalhar.

Uma outra ferramenta do Google para avaliar a procura por palavras é o Google Trends. Com ele, podemos avaliar diversas situações:

  • Sinônimos: quando uma palavra-chave possui um ou mais sinônimos, como saber qual é o mais buscado?
    Exemplo: carro x automovel. Neste caso, podemos observar que a procura por “carro” é bem superior ao seu sinônimo “automovel”.
  • Plural: a mesma dúvida pode surgir com relação a uma palavra-chave e sua forma no plural.
    Exemplo: gatinha x gatinhas. Aqui, o termo no plural possui uma quantidade de buscas maior.
  • Sazonalidade: algumas palavras possuem uma certa sazonalidade em relação a sua quantidade de pesquisas realizadas.
    Exemplo: carnaval, eleições, páscoa.

Não comece pelas palavras-chave mais procuradas!

Por quê? – Você deve estar perguntando… Se escolhermos as palavras mais procuradas, maior será a quantidade de pessoas visitando o meu site, não? Bem, na maioria dos casos, isso é mera ilusão. Quanto maior a procura, maior também é a concorrência pelas palavras-chave.

Definitivamente, não é uma coisa que você deve procurar enfrentar por agora. Para um site novo ou que esteja em fase inicial de otimização, é melhor que sejam selecionadas frases mais específicas, chamadas de long tail keywords. Além de possuírem uma concorrência menor, produzem tráfego mais “qualificado”. Falaremos disso mais adiante.

A seguir, temos um exemplo de concorrência por palavras-chave muito disputadas:

Vamos dar uma olhada rápida no Google para ver quantos sites estão competindo pela palavra-chave “java”.

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Figura 3: Concorrência de curso java no Google

Caso você esteja querendo otimizar seu site para esta palavra-chave, vai estar concorrendo com cerca de 502 milhões de outras páginas! Esta não é uma tarefa tão trivial para começar um trabalho.

No final deste curso, você estará apto a brigar em casos de palavras onde a disputa é mais acirrada, porém é sempre melhor começar com palavras-chave que possuam menor competição. Obtenha acessos com essas palavras primeiramente e depois passe a tentar as mais disputadas.

Além disso, quem procura pela palavra “java” não necessariamente está querendo se matricular em um curso de java. A pessoa pode estar procurando a documentação da linguagem, um exemplo de código-fonte ou simplesmente saber mais sobre a história desta tecnologia.

As chances de uma pesquisa por “curso java” resultar em um aluno matriculado são muito maiores do que uma busca feita apenas pela palavra-chave “java”. Ou seja, otimizando seu site para o 1º caso, você estará recebendo visitantes que estão realmente procurando por um curso de java, aumentando assim a taxa de conversão. Essa taxa corresponde ao número de matrículas efetuadas em relação ao total de visitantes do seu site.

Taxa de conversão é uma das métricas mais importantes para os sites de e-business. É indispensável que o site seja pensado para fazer o usuário tomar a ação desejada por você. Pode ser desde vendas e cadastros, até mesmo tempo de visita e quantidades de páginas acessadas. Quando o visitante age da maneira que você espera, isso se chama conversão.

Portanto, temos um exemplo de tráfego qualificado: o visitante procura por alguma coisa relacionada ao conteúdo de seu site e consegue chegar até ele – neste caso, através de uma boa otimização para mecanismo de buscas.

Bom, uma vez escolhidas de 2 a 4 palavras-chave que descrevem bem o que nosso site aborda, precisamos voltar ao Google e ver como anda a concorrência para estas palavras, a fim de avaliar o grau de dificuldade que terá o nosso trabalho de otimização.

Para o exemplo de site com que estamos trabalhando nessas aulas, podemos ficar com “curso java” e “treinamento java”.

Uma vez escolhidas nossas palavras-chave, vamos agora analisar como se comportam os sites melhores colocados para essas palavras.

A seguir, descrevemos um estudo para uma busca feita por “curso java”.

Como podemos ver, o site que ocupa a 1º posição no ranking para “curso java” é: http://www.dm.ufscar.br/~waldeck/curso/java/

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Figura 4: Resultado Google para a palavra “curso java”

Estes rankings das engines de busca não são constantes e é possível que este não seja mais o 1º lugar. Isto pode acontecer caso algum concorrente tenha realizado uma otimização melhor para a palavra-chave em questão.

O fato do 1º lugar no Google ser uma subpágina, isto é, não é uma homepage, é uma boa notícia para nós. Isso porque temos uma imediata vantagem caso otimizemos uma página principal (ex: www.seusite.com.br) para a palavra-chave em questão.

Por enquanto, tome isso como uma verdade. Posteriormente, será mostrado com mais detalhes porque é mais fácil conseguir uma boa posição para uma homepage do que para qualquer outra página interna de um site.

Podemos notar também que o site possui PageRank 3, conforme a figura abaixo:

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Figura 5: PageRank
Rápida definição do que é PageRank: é uma forma que o Google usa para atribuir um valor discreto, que pode variar de 0 a 10, para medir a popularidade de uma página web. É baseado na quantidade e na qualidade dos links que outros sites possuem para o seu.

Para saber mais sobre PageRank, visite http://pt.wikipedia.org/wiki/PageRank.

Para saber qual é o PageRank do seu site, assim como de qualquer outro, acesse PageRank Checker.

É também uma boa notícia para nós o fato do site que ocupa a 1º colocação possuir um PageRank 3, já que isto não é uma tarefa muito difícil de se obter. Lembre-se: a única forma de aumentar o PageRank de um site é conseguindo links de outros sites.

Na próxima aula, vamos fazer uma análise das técnicas de SEO utilizadas por este site, que ocupa a 1º posição, para uma pesquisa feita com os termos “curso java” para saber se é possível superá-lo.

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