O Botão +1 do Google e o Conteúdo Recomendado

O Botão +1 do Google e o Conteúdo Recomendado

3 Comentários »

O Google divulgou no dia 26 de Julho que o botão +1 de sua rede social, o Google+, tem uma nova função: recomendar outros conteúdos do mesmo site, sendo páginas do mesmo domínio ou subdomínio.

Segundo o próprio Google, a mudança veio a partir de pedidos dos usuários e administradores dos sites. “Frequentemente ouvimos as pessoas dizerem que gostariam de ver mais do que é recomendado por seus amigos”, em comunicado no próprio blog da empresa.

Tomemos o próprio exemplo usado no blog do Google:

O Botão +1 do Google e o Conteúdo Recomendado
Botão +1 do Google

Ao clicar no botão +1 surgem recomendações a respeito de outros conteúdos que também receberam +1 e que poderiam ser interessantes para o usuário. No caso da imagem acima, o Google Calendar e o Picasa seriam esses links internos recomendados.

As recomendações irão surgir para usuários logados ou não em contas do Google. Se o site já possui o botão de +1 implementado em sua estrutura, nada mais é preciso fazer – ele se adequará automaticamente. A atualização está disponível para os desenvolvedores do Google e está em fase de testes, sendo liberada para os demais usuários do Google+ em breve.

E no SEO, o que muda?

Este formato de recomendação de páginas dentro do próprio site pelo botão +1 não deve ser confundido com o compartilhamento de links internos. O que acontece é o estímulo de navegação interna, melhorando o índice de pageviews e páginas por visita, podendo aumentar também o tempo de permanência do usuário no site e nas páginas que foram recomendadas. Tudo isso potencializa a experiência do usuário no site, melhorando a usabilidade e fazendo com que o usuário queira voltar ao site no futuro. Esse desenvolvimento são bem vistas pelo Google e ganharam maior destaque com o Google Panda.

presença nas redes sociais, principalmente no Google+, também não sofre alteração nenhuma com a atualização. Vale lembrar que o botão +1 é um voto para indicar que você gostou do conteúdo, mas ele não aparece automaticamente no seu mural. Para isso, é necessário clicar no botão Compartilhar, também do Google+.

3 comentários para “O Botão +1 do Google e o Conteúdo Recomendado

  1. Paula Borges,
    Gostei muito da informação transmitda por você no artigo. E confesso que ainda não tinha uma idéia clara deste novo botão. Mas com certeza vou colocá-lo em meu blog o que pode me ajudar também em SEO.

    Grato e até breve.

  2. Uma coisa que percebi e que na minha opinião “atrapalha” o uso desse botão é que o Google sempre pede para o usuário se logar no Google para conseguir registrar seu clique no botão +1. É isso mesmo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SP São Paulo (11) 3042-2224
RJ Rio de Janeiro (21) 3942-5555 Travessa Domingos Cândido Peixoto, 501, Casa 1, Icaraí, Niterói-RJ