5 Ferramentas para Análise de SEO

5 Ferramentas para Análise de SEO

6 Comentários »

Olá, pessoal!

Avaliar métricas de SEO nunca é algo fácil, sempre há um certo grau de subjetivismo em uma campanha de otimização de sites e nos resultados que esta proporciona. No entanto, sem um acompanhamento próximo, você correrá o risco de perder de vista a real evolução do SEO do seu site.

Para facilitar nossa vida, existem diversas ferramentas que auxiliam a análise destas métricas. Entre elas, aquelas que mais se destacam, naturalmente, são o

1. SEO Master Free Scanner

Desenvolvida pela nossa equipe de T.I., o Free Scanner avalia as principais questões referente ao SEO On-page, relacionado o site avaliado a uma determinada palavra-chave escolhida pelo o usuário, de um site.

5 Ferramentas para Análise de SEO

 

Além da nota geral, esta ferramenta aponta os itens on-page que o seu site precisa melhorar e faz comentários sobre eles.

 

2. Alexa

O interessante desta ferramenta é que ela serve para você comparar o site aos demais sites do seu país e do mundo. Ela mostra o posicionamento do site desejado, em relação à popularidade do site, no seu país de origem e no mundo. Ela também informa a variação do posicionamento nos últimos três meses.

Por exemplo, como mostra a imagem abaixo, a SEO Master ocupa a posição de número 678 no Brasil e de 29.069 em todo o mundo.

5 Ferramentas para Análise de SEO

Uma coisa bem interessante de se fazer com o Alexa é a possiblidade de comparar o seu posicionamento com os dos seus principais competidores e ter como meta ficar à frente deles.

 

3. Ahrefs

O Ahrefs é um pouco mais complicado de se usar que as anteriores e a sua versão free é limitada, porém, quando se trata de análise de links, ela é a que mais se destaca. Ela informa, detalhadamente, tudo a respeito dos links que apontam para o seu site, desde país de origem, passando por formato, até textos âncoras.

5 Ferramentas para Análise de SEO

4. SEM Rush

Esta é a ferramenta mais completa de todas. Seria necessário escrever vários artigos para explicar cada funcionalidade, porém, até por isso, é recomendado ter algum conhecimento em marketing digital e usar a versão paga.

Através do SEM Rush é possível estimar o quanto e como o seu concorrente investe em Adwords, verificar os links que apontam para ele e saber quais as palavras-chaves do seu concorrente que estão melhor ranqueando no orgânico, entre outras. Obviamente, as mesmas funcionalidades estão disponíveis para você avaliar o seu site.

5 Ferramentas para Análise de SEO

 

5. Open Site Explorer

Mais um dos produtos da Moz, maior referência de SEO no mundo todo. O Open Site Explorer é responsável por avaliar a métrica, que ao meu modo de ver, é mais importante atualmente para o SEO: a autoridade de domínio. Essa é a métrica primordial para você definir os rumos da sua campanha. Uma autoridade de domínio maior significará uma maior chance para o seu site ranquear bem, independente da palavra-chave.

5 Ferramentas para Análise de SEO

Sinceramente, para analisar links, não recomendo. Para isso, como dito anteriormente, o Ahrefs é mais competente.

 

Você e as ferramentas de análise de métricas

E, vocês, utilizam alguma destas ferramentas? Ou alguma outra? Concordam com as minhas ponderações? Venha debater com a gente. Nós sempre aprendemos muito com vocês.

Obrigado!

 

6 comentários para “5 Ferramentas para Análise de SEO

  1. Olá, Pedro.

    Parabéns pelo post.
    A minha ferramenta preferida é de longe o SEM Rush.
    Sei que as sedes destas empresas são fora do Brasil, e que para isso existe muita burocracia, mas bem que eles poderiam disponibilizar opções de pagamento mais acessíveis ao público brasileiro. Que no mercado SEO acredito que seja um dos maiores do mundo.

    1. Olá, Valderes.

      Obrigado! Realmente, o mercado de SEO do Brasil tem crescido bastante e é um dos mais importantes do mundo, merecendo um tratamento especial.

      O SEM Rush é uma ferramenta que também gosto bastante!

      Abraços

  2. Sempre me atualizo com os posts. Frande parte do que aprendi foi lendo os artigos que vocês compartilham aqui.
    Gosto muito do Free Scanner, desenvolvido por vocês. Ele faz uma apanhado geral, é um bom indicio para quem não sabe muito e quer ser aventurar em SEO.
    Mas o Ahrefs ganha quando o assunto são links, e grande parte de SEO é link.

  3. Estou começando a trabalhar com blog, e agora estou descobrindo sobre estas ferramentas, o artigo é muito interessantes, agora só preciso aprender a entender estatistica..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SP São Paulo (11) 3042-2224
RJ Rio de Janeiro (21) 3942-5555 Travessa Domingos Cândido Peixoto, 501, Casa 1, Icaraí, Niterói-RJ