Curso de SEO Online

Aula 6: Fatores de ranqueamento do SEO

Nas aulas anteriores, foram mostradas diferentes estratégias de otimização. Além disso, foram apresentadas também as diferenças entre otimização onpage e offpage.

Revisão rápida

Otimização onpage se refere às modificações que você deve fazer no código do seu site, tais como:

  • Title tag
  • Header tag
  • Negrito, itálico e sublinhado
  • Tags de imagem alt
  • Meta tags
  • Distribuição de palavras-chaves
  • Etc.

Otimização offpage se resume aos sites que estão apontando para o seu e como estão fazendo isso. São considerados os seguintes fatores:

  • Texto usado no link
  • Título da página que possui o link para você
  • Page Rank do site que o aponta
  • O assunto abordado pelo site que possui link para o seu
  • Etc.

A otimização onpage DEVE ser realizada em seu site, contudo são os fatores offpage que farão a diferença entre estar ou não no topo dos resultados das buscas.

Vamos a um exemplo

Neste exemplo, iremos analisar o 1º lugar para uma busca feita no Google para a palavra-chave “clique aqui”.

resultado google clique aqui Ponto Crítico do SEO
Figura 1: busca no Google para a palavra-chave “clique aqui”

Como você pôde ver na figura 1, o 1º colocado é o site www.adobe.com.
Mas surge a pergunta: porque adobe.com é o 1º colocado para uma busca com esses termos?

Seria mais razoável se fosse para as seguintes palavras:

  • Programas de design gráfico
  • Criação de documentos para impressão
  • Programas para web design
  • E outras palavras relacionadas aos produtos que eles vendem…

Algumas coisas que você deve notar na Figura 1 (acima):

1) A palavra “clique aqui” não está presente no título da página.
2) A palavra “clique aqui” não está presente na URL.
3) A palavra “clique aqui” não está presente nem na descrição mostrada no Google.

Agora, vamos voltar ao resultado da busca e entrar no site.
Abaixo, segue um print da página que estamos analisando:

adobe Ponto Crítico do SEO
Figura 2: Página da Adobe.com

Observando a figura 2, percebemos que a palavra “clique aqui” não aparece nenhuma vez no site!

Se todos os fatores de otimização onpage que muitas empresas e pessoas julgam mais importantes fossem verdade, você não acha que o 1º lugar do ranking para estes termos deveria ser outro site?

Fatores de otimização como:

  • Densidade de palavra-chave
  • Palavras em negrito, itálico e sublinhadas
  • Tags de imagem <alt> e cabeçalho <h1>, <h2>
  • Etc.

Não são fatores críticos em relação a se posicionar bem para certas palavras-chaves.

SIM, você deve distribuir sua palavra-chave pelo decorrer de sua página e realizar todas as outras estratégias de otimização onpage que mencionamos nas aulas anteriores. Isso fará a diferença na hora do Google determinar o posicionamento do seu site em relação ao seu concorrente de Page Rank parecido com o seu. Mas queremos que aprenda uma coisa: é a otimização offpage que irá melhorar drasticamente seu posicionamento nas engines de busca, principalmente Google, Yahoo e MSN.

Vamos mostrar então porque adobe.com é o 1º colocado para a palavra-chave “clique aqui”.

Esse resultado é devido aos links que apontam para ele. Mais especificamente quem está apontando e como estão fazendo.

Vamos ver na prática:

Primeiro, devemos ir até o Google e fazer uma busca com o termo link:http://www.adobe.com/br/products/acrobat/readstep2.html. Esta busca irá retornar os links que apontam para o site da adobe.com, o qual é o 1º colocado para “clique aqui”.

links adobe Ponto Crítico do SEO
Figura 3: Busca no Google por páginas que linkam para a Adobe.com

Como podemos observar na figura 3, o Google nos retornou um número de aproximadamente 5600 links, o que é uma quantidade muita boa. Além disso, observando com um pouco mais de calma, vemos que os sites que apontam para o adobe.com são sites importantes e com Page Rank elevado. Dentre eles, podemos citar: Unibanco, IBM, TVE, sites do poder público como Detran, Tribunais de Justiça, Universidades, etc.

Um outro aspecto interessante é com relação ao anchor text utilizado pelos sites que apontam para o nosso 1º colocado.

Na figura 4 é mostrado o link presente no site do Greenpeace Brasil. Repare que nossa palavra “clique aqui” está presente no texto do link. E isso também acontece nos links de vários outros sites.

link clique aqui Ponto Crítico do SEO
Figura 4: Link com a palavra-chave clique aqui

As duas principais razões para que adobe.com esteja em 1º lugar no rank para a palavra-chave “clique aqui”:

1. Os sites que possuem links para adobe.com possuem Page Rank alto.
2. Os sites que possuem links para adobe.com utilizam as palavras-chaves “clique” e “aqui” nos textos dos links.

Existem mais alguns fatores de otimização offpage que possam estar contribuindo para o site adobe.com estar rankeado na 1º posição. Porém, essas duas são as principais razões.

Espero que você tenha percebido o poder e a importância da otimização offpage.

SP São Paulo (11) 2640-7284 Rua Manuel da Nóbrega, 456 conj. 65 - Paraíso - São Paulo - SP
RJ Rio de Janeiro (21) 4126-1965 Tv. Domingos Candido Peixoto, 501 / casa 1 - Icaraí - Niterói - RJ