Usabilidade na Web: Como Desenvolver

Usabilidade na Web: Como Desenvolver

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Imagino que você já está otimizando o seu site há um tempo, leu todo o Curso de SEO aqui no site e tem acompanhado os nossos artigos de Otimização de Sites para ficar atualizado. Suas páginas devem estar subindo posições, os acessos estão aumentando e seu site está ficando relevante na web.

Agora temos que partir para um passo mais avançado de Web Marketing: o objetivo é prender a atenção do visitante e fazê-lo ficar no seu site, para não deixá-lo fechar a janela e procurar o próximo resultado do Google.

Experiência do Usuário e Ranqueamento

Principalmente com a última atualização do Google, chamada Panda Update, uma clara mensagem foi passada de que para o site conseguir um bom posicionamento nas buscas, seriam levadas em conta a qualidade das páginas. Isso seria medido através de algumas métricas de experiência do usuário, sendo que as três principais:

  • Tempo da Visita
  • Páginas/Visita
  • Taxa de Rejeição

O Google percebeu que, por exemplo, quando várias pessoas digitam na busca “tutorial de photoshop”, clicam em um link, mas ficam pouco tempo ou não visitam nenhuma outra página dentro do site, há uma grande chance de que essa página não tenha um bom conteúdo sobre o tema, consequentemente não é um bom resultado para ser exibido.

Desta forma, irá cair no posicionamento da busca. E como têm influência direta no seu posicionamento no Google, a Experiência do Usuário passa a ser um elemento de foco do SEO.

A intenção do Google é justamente entregar melhores resultados para as buscas, ao dar mais relevância para sites realmente bons, que prendem a atenção de quem está navegando e o faça querer ficar na página e navegar pelo site.

É essencial ter conteúdo de qualidade dentro do seu site.

Resumindo: você precisa ter bons artigos no seu blog, ou que as páginas dos seus produtos sejam claras e tenham conteúdo relevante ao que o visitante está digitando na busca, pois isso é o que vai fazer a diferença no seu posicionamento.

Entendendo Usabilidade

Para Jakob Nielsen, uma das maiores autoridades mundiais sobre o tema, usabilidade é:

uma medida da qualidade da experiência do usuário ao interagir com alguma coisa – seja um site na Internet, um aplicativo de software tradicional, ou outro dispositivo que o usuário possa operar de alguma forma”.

Então percebemos que ela também abrange também o processo de desenvolvimento de um website para melhorar a interação do homem com o computador, no nosso caso, a interação do cliente com seu site, a Experiência do Usuário.

Benefícios de um Site com Boa Usabilidade

Existem tantos motivos que não teria como desenvolver todos aqui, então selecionei alguns principais e agrupei para ficar mais claro, a partir do ponto de vista do usuário e da empresa. Mas veja também outras dicas de usabilidade na web.

Para o Usuário

  • Alcança o objetivo facilmente
    Seu visitante quer entrar no site e conseguir fazer o que deseja rapidamente. Se por acaso estiver navegando e encontrar alguma dificuldade, irá desistir e sair.
  • Aumento de produtividade
    O cliente deve entrar no seu site e saber como operar todas as suas principais funções. Com o tempo, irá aumentar sua produtividade e consequentemente a disseminação da sua ferramenta.
  • Maior satisfação
    Quando entramos em uma página tão bem organizada e que nos oferece uma ótima experiência, ficamos muito satisfeitos e temos vontade de compartilhar com nossa rede social.
  • Mais confiança
    Se uma empresa mostra e oferece uma boa ferramenta, tem grandes chances de que é uma boa empresa para se ter como fornecedora, diminuindo o risco percebido pelo cliente.

Para a Empresa

  • Maior Conversão = Maior Receita
    Um site bem estruturado, com um layout pensando no que o usuário quer, aumenta sua taxa de conversão, ou seja, mais vendas e uma receita maior.
  • Diminui custos de manutenção
    Quanto mais bem estruturado e montado é um site, menos dor de cabeça você terá para efetuar alguma correção, pois dificilmente verá bugs ou problemas no código. 
  • Desenvolve o tráfego e branding
    Se seu site for bem falado e comentado nas redes sociais, irá crescer o buzz sobre a sua marca. Mesmo não trazendo acessos no momento, é no mínimo uma forma de branding espontâneo
  • Atrai e retém mais consumidores
    Clientes satisfeitos são clientes que recomendam e retornam à loja. Não esqueça disso quando estiver investindo na experiência do usuário do site.

Para que o visitante entra no seu site?

Antes de pensar em melhorar a usabilidade do seu site, é importante pensar em 3 pontos:

  1. Para que seu site existe? Para vender ou receber pedidos, oferecer conteúdo e textos, ou simplesmente um canal de relacionamento?
  2. Qual é o objetivo do seu visitante? Comprar, ler artigos?
  3. O visitante está conseguindo realizar seu objetivo? O caminho para isso é claro?

Com essas perguntas respondidas, você terá mais claro na cabeça o que deve ser avaliado e modificado caso encontre alguma falha. Se você tem uma loja virtual, peça para algum amigo que não tem muita intimidade com internet para efetuar uma compra fictícia, e analise os passos que ele efetua.

Esse é um ótimo e barato método de pesquisa que pode ser feito em vários tipos de sites, e com certeza irá te dar dicas de coisas para melhorar.

Case de Usabilidade

A empresa Sorvete Demais vende saborosos sorvetes ultra-congelados pela internet, ao valor de R$30,00 o pote de um litro. Atualmente, o site recebe cerca de 500 visitas por dia, e você tem uma conversão de 4%, ou seja, de cada 500 pessoas que entram no seu site, uma parte quer só ver como são feitas as entregas, outra só quer pegar a receita de bolo com sorvete e somente 20 de fato compram os sorvetes ultra-congelados.

Fazendo as contas:

500 acessos x 4% de conversão = 20 compras

20 compras x R$30 por pote = R$600 ao dia

O dono da empresa estava querendo aumentar a lucratividade da empresa, então começou a pensar nos 3 aspectos abordados acima. Definiu que alguns visitantes entravam no blog porque queriam olhar uma receita, que estava bem organizado e tinha todas as receitas em ordem alfabética.

Além disso, havia os usuários que iam procurar os produtos para comprar. Começou a ver então como as páginas estavam organizadas para eles.

Durante sua análise, enxergou um grande problema: o botão de compra nas páginas onde estavam exibidas as imagens dos produtos estava escondido, abaixo da janela que você vê inicialmente, então era necessário que o usuário rolasse a janela para conseguir comprar.

Isso pode ser um problema gravíssimo para o sucesso do seu site. O ideal é que o conteúdo importante fique na parte de cima da página, ou que pelo menos algo que atraia a atenção e o faça descer a barra de rolagem.

Rapidamente a empresa alterou a posição do botão de compra para ficar mais ao alto, e teve uma grande surpresa: a conversão do seu site subiu de 4% para 6%! Vamos então recalcular

500 acessos x 6% de conversão = 30 compras

30 compras x R$30 por pote = R$900 ao dia!

Ou seja, um pequeno aumento de mais 2% na conversão aumentou as vendas em 50%, sem precisar gastar grandes quantias em propaganda. Nem precisa dizer como é importante e estratégico desenvolver a UX (User Experience) do seu site.

Você conhece algum caso de que o desenvolvimento da usabilidade ajudou no sucesso do site? Divida com a gente!

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