Title Tag – 7 Dicas Cruciais para Otimizar Títulos

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Considerado o fator on-page mais importante, principalmente quando estamos tratando de Google, o título das páginas de um site merece uma atenção mais do que especial. Como dissemos na aula sobre On-Page SEO, “Caso você tenha tempo apenas para realizar uma única ação de SEO em seu site, gaste este tempo criando bons títulos para cada página dele.”

A construção de bons títulos não é uma tarefa das mais triviais e deve ter como meta atingir dois objetivos principais:

  • Aumentar a taxa de cliques nas páginas de resultados (SERPs), através da criação de uma mensagem atrativa.
  • Conseguir melhores rankings nos buscadores, através da utilização das principais palavras-chave da página no título.

Por estes objetivos possuírem características diferentes e certas particularidades, um acaba prejudicando o trabalho do outro. Por um lado, simplesmente listar suas principais palavras-chave gera uma mensagem pouco atraente (muitas vezes, gramaticamente errada) e, consequentemente, uma taxa menor de cliques nas SERPs. Por outro lado, encher o título de palavras que chamem a atenção do usuário e que tenham um valor de marketing agregado pode gerar uma frase muito grande e reduzir o peso dado pelos mecanismos de pesquisa a cada uma das outras palavras, para as quais realmente deseja-se melhores posicionamentos.

Title Tag - Keyword vs Branding

crédito: www.conversationmarketing.com

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Então, vamos listar alguns dos fatores mais importantes a considerar na hora de escrever um bom título, tendo em vista as dificuldades acima:

1) O título de cada página deve ser único em todo o site. Caso exista uma parte que se repita em todos os títulos, como por exemplo o nome de uma empresa, a parte única, isto é, aquela que não se repete, deve ser posicionada no início do texto.

Ex: Submarino apelando no Google | Meio Bit

Isto também ajuda o usuário que possui várias abas abertas do mesmo site no navegador a identificar de que assunto cada uma delas trata.

2) O título deve possuir foco. Não adianta tentar incluir todas as possíveis palavras-chave relacionadas à página, principalmente em relação à página principal (home page) do site. Isto pode até ser considerado Keyword Stuffing.

3) Mantenha seu título pequeno e sucinto. Sugerimos não utilizar mais do que 70 caracteres (o W3C recomenda 64), a não ser que você queira que sua página apareça com título quebrado nas páginas de resultados de buscas:

Título quebrado na SERP do Google

4) O título deve ser baseado nas palavras-chave relativas à página. Isto é importante para que os usuários e robôs de busca possam ter uma noção inicial do que a página aborda. Certifique-se de empregar as palavras utilizadas no título no decorrer da página.

5) A mensagem do título deve ser atraente e cativante para fazer com que o usuário clique no seu site ao invés dos outros listados na página de resultados.

6) O título deve estar em conformidade com o propósito da página, ou seja, informe ao visitante o que a página oferece, como download, cadastro ou informação, por exemplo.

Ex: Download de eBooks sobre Otimização de Sites | SEO Master

7) Mantenha um padrão na organização dos títulos em todas as páginas para que o usuário se sinta mais habituado ao navegar em seu site.

As chances dos títulos de suas páginas não possuírem todas as características acima são grandes, porém antes de voltar ao seu site e sair alterando os títulos, tenha em mente que você deve fazer isto devagar e com bastante cuidado!

Uma mudança radical nos títulos de um site (todas as páginas ou grande parte delas) pode acarretar em algum tipo de penalidade ainda não claramente entendida e divulgada, mas já relatada por várias pessoas, a qual gera uma queda repentina no número de acessos provenientes do Google.

Para não ser mais um a ter uma história a contar sobre perda de tráfego devido à mudança de títulos, considere modificar dois ou três títulos, esperar duas ou três semanas, alterar outros dois ou três títulos e assim por diante.

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9 comentários para “Title Tag – 7 Dicas Cruciais para Otimizar Títulos

  1. Gostaria de parabenizar pelo conteúdo, é muito bom ter uma parceria com este site, cada vez me impressiono mais com o conteúdo inteligente e util que podemos encontrar por aqui parabéns a todos.

  2. Olá Leandro;

    Muito bom o artigo. Com certeza tem ajudado muito a quem está em busca de conhecimento sobre SEO.

    Dessa lista gostaria de destacar os itens 1 e 4.

    No item 1 você toca em um ponto muito importante e que poucas pessoas sabem. Muitas vezes o usuário considera o nome do site ou da empresa o mais importante e coloca-o na frente “queimando” com isso caracteres que podem e devem ser utilizados com as palavras-chave que são muito mais importantes para SEO.

    Já no item 4, é de extrema importância que as palavras-chave que estão no título se repitam no conteúdo se não de nada adiantará.

    Mais uma vez parabéns!

  3. Olá!

    Excelente as dicas que encontrei por aqui. Porém, fiquei com uma dúvida a respeito do título do site, que é a seguinte:

    O Curso SEO Grátis, disponível aqui no site, sugere que o título de cada página tenha variações utilizando algumas palavras chaves.

    Já na dica apresentada acima, foi sugerido que o título seja igual em todas as páginas.

    Qual o melhor método?

    Abraços!

  4. Olá Vitor!

    “Já na dica apresentada acima, foi sugerido que o título seja igual em todas as páginas.”

    Não foi isso que eu falei. O que eu disse é que o título de cada página deve ser único, ou seja, não deve haver outro igual a ele em qualquer outra página do site.

    Um abraço!

  5. Depois de ler seu conteúdo vou perstar mais atenção aos títulos que coloco em meu blog. E pelo que percebi, são eles que fazem toda a diferença. Parabéns

  6. Além dessas manhas ai descobri outras que subiram muito meu site ! Parabéns pelo Post

    Digita no Google “Manutenção de micros BH ” ou “Manutenção de computadores BH” sem aspas meu site geralmente é o Primeiro .

    Estou pensando em criar um tutorial . Abraço com Deus sempre ! parabéns !

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