RankBrain a nova atualização do Google

RankBrain a nova atualização do Google

4 Comentários »

O RankBrain é uma atualização do Google que foi anunciado em outubro de 2015 e as informações foram confirmadas pela Alphabet.

A nova atualização recebeu esse nome pelo curioso fato de seus resultados se basearem agora em inteligência artificial.

Um dos objetivos é que o algoritmo passe a auxiliar o buscador no aprendizado da tarefa de trazer o resultado mais relevante para o usuário de maneira inteligente, é um novo passo para o algoritmo hummingbird lançado em setembro de 2013 que focava nos resultados baseados na semântica.

A ideia agora é que o próprio buscador faça os elos de busca entre as palavras através de uma intuição e que aprenda a forma que o usuário costuma buscar com o passar do tempo através dessa inteligência artificial evitando exibir resultados redundantes ou com sentido ambíguo.

Apesar da mudança isso não afetará a forma como o buscador classifica os resultados, é na verdade uma nova atualização do algoritmo hummingbird que já era utilizado.
Estima-se que cerca de 15% dos resultados de busca atuais passam pela atualização. A metodologia da ferramenta poderia ser definida como uma versão atualizada do Knowledge Graph que traz respostas a perguntas feitas no buscador e já é utilizado há mais de dois anos.
 
 
knowledge-graph-google

 

O principal diferencial do antigo modelo para o modelo novo está na taxa de acertos de busca que agora passa a ser 80% e não os “apenas” 70% dos seres humanos.

4 comentários para “RankBrain a nova atualização do Google

  1. Muito legal, sem dúvida daqui para frente vai ficar mais complexo obter um bom rankemento nas pesquisas, estão começando utilizar inteligência artificial para os resultados, o bom nesta história toda é que os sites bem elaborados e com conteúdo relevante e original serão cada vez mais os beneficiados, o que é merecido!

  2. Concordo com o Leandro vai ficar mais simples aparecer nas primeiras páginas desde que tenha um conteúdo de qualidade logo vai acabar esse negocio de ta copiando artigos dos outros por que só os originais vão ganhar primeira página o Google nunca para de inovar

  3. Perfeito, cansei de ler artigos que são desenvolvidos de qualquer jeito e mesmo assim tem uma relevância considerável por meio das palavras chaves que eles obtêm, pois muitas as vezes são artigos de péssima qualidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SP São Paulo (11) 2640-7284 Rua Manuel da Nóbrega, 456 conj. 65 - Paraíso - São Paulo - SP
RJ Rio de Janeiro (21) 4126-1965 Tv. Domingos Candido Peixoto, 501 / casa 1 - Icaraí - Niterói - RJ