Sites sociais: 5 dicas para o sucesso

7 Comentários »

Aqui vão 5 dicas para tirar o máximo de proveito dos sites sociais:

1) Utilize um título atraente. Para se destacar da multidão é preciso escolher um título que atraia a atenção dos internautas, evitando a mesmice. Normalmente, frases que despertam a curiosidade costumam ter bastante êxito. Antes de escrever um título, pense no que poderia chamar a atenção do leitor de alguma forma. Algumas sugestões interessantes podem ser encontradas em 10 Sure-Fire Headline Formats that Work7 More Sure-Fire Headline Templates that Work, ambos em inglês.

2) Facilite o processo. Para tirar o máximo de proveito desses sites, você precisa estimular os seus leitores a votar em suas notícias. Foi exatamente com esse objetivo que desenvolvemos o botão SoBoo – o primeiro botão de Social Bookmarking da internet brasileira. Através dele, são disponibilizados vários serviços de Social Bookmarking para que o usuário possa votar utilizando o serviço que mais lhe agrada. Essa ferramenta é customizável, gera estatísticas em tempo real, permitindo saber quais os conteúdos mais compartilhados pelos seus usuários, além de possuir plugins para WordPress, Blogger e Joomla. Nesse próprio post, você pode ver o SoBoo em ação em 2 lugares distintos: o primeiro está localizado imediatamente abaixo do título e o segundo está localizado no fim desse artigo.

3) Ajuda sempre é bem-vinda. Utilize mecanismos como Twitter e sites de relacionamento para comunicar seu novo artigo aos seus amigos. Eles podem contribuir para alguns votos iniciais em seu post, além de divulgá-lo para suas próprias redes de contato.

4) Engaje-se nas comunidades. Ao invés de somente submeter seus próprios artigos aos sites sociais, submeta e/ou vote também nos artigos de outras pessoas. Além disso, dedique um pouco de tempo para frequentar os sites sociais, dessa forma será mais fácil entender que tipo de conteúdo agrada mais a comunidade.

5) Monitore os resultados. É sempre importante saber quais os conteúdos estão sendo mais compartilhados pelos internautas. Dessa forma, você conhecerá melhor as preferências de seu público-alvo, focando seus esforços nesse tipo de conteúdo. Além das estatísticas fornecidas pelo botão SoBoo, outros sites como o Del.icio.us, também fornecem dados interessantes. Através dele, além de obter a quantidade de pessoas que fizeram bookmark de seu site, você também pode observar quais as tags que foram usadas para descrevê-lo. Por exemplo, veja as informações do Del.icio.us para o conhecido blog do BR-Linux.org. Se desejar,veja aqui as informações do Del.icio.us para outros sites.

Você teria outra dica para compartilhar? Alguma vez já implementou algumas dessas dicas em seu site/blog? Deixe seu comentário e compartilhe conosco a sua experiência.

Se você gostou do nosso blog, assine o RSS ou então receba os posts por e-mail.

7 comentários para “Sites sociais: 5 dicas para o sucesso

  1. @jeferson.info: que bom que estamos podendo ajudar jeferson. Vamos levar a sua sugestão em consideração e em breve estaremos explorando esse tópico. Valeu pela força!

    @João S Magalhães: espero que goste ainda mais dos posts que iremos escrever ;). Obrigado por passar por aqui. Abs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SP São Paulo (11) 3042-2224
RJ Rio de Janeiro (21) 3942-5555 Travessa Domingos Cândido Peixoto, 501, Casa 1, Icaraí, Niterói-RJ