Por dentro do Google Insights: agora Google Trends

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O Google alterou o nome da ferramenta. Agora é Google Trends. O funcionamento é bem semelhante ao anterior Google Insights. Portanto, o conteúdo abaixo irá te dar uma base muito boa para trabalhar com o Google Trends.

O Google disponibiliza atualmente uma série de ferramentas de palavras-chave. Entretanto, muitos acabam não conseguindo explorar todo o potencial que essas ferramentas podem oferecer. Nesse post, irei fornecer duas dicas simples, mas muito importantes na hora de fazer a pesquisa de palavras-chave para seu site, de como utilizar as funcionalidades da ferramenta Google Trends.

Através dessa ferramenta, podemos acompanhar tendências de pesquisas em um período de tempo e região específicos. Para exemplificar, realizei uma pesquisa com os termos “SEO”, “Otimização de Sites” e “Search Engine Optimization” e limitei a busca para o Brasil, utilizando o período de 2004 até o dia de hoje, conforme ilustra a imagem abaixo.

Gráfico Google Insights

Com essa pesquisa, podemos observar que, além do termo “SEO” ser o mais buscado dentre os três pesquisados, ele possui também maior tendência de alta que os demais. Enquanto suas buscas mantêm um crescimento acentuado, os outros dois termos parecem apresentar crescimento estagnado. A primeira dica é que devemos focar nossos esforços de SEO não somente nos termos que têm bastante procura atualmente, mas também nas palavras-chave cujas pesquisas estejam em movimento de alta. Afinal, num futuro próximo, elas poderão vir a ser as mais procuradas.

Gráfico Google Insights

Gráfico Google Insights

A segunda dica está relacionada à região em que os termos são buscados. Perceba que logo abaixo do gráfico de linha, observamos a seção “Regional Interest”, ilustrada acima. Ali são listadas as sub-regiões do país selecionado, no nosso caso o Brasil, onde ocorreram mais buscas pelos termos escolhidos. Suponhamos que você possui uma agência de SEO e presta consultoria apenas para o estado do Rio de Janeiro, apesar do alcance de uma empresa de SEO não se limitar à uma região. Agora imagine que, apesar da palavra-chave “SEO” ter mais procura geral, o termo mais pesquisado no RJ fosse “otimização de sites” e não “SEO”. Sendo assim, você deveria focar em um bom posicionamento para “otimização de sites”. Agora, se a sua agência prestasse consultoria para todo o Brasil, então o termo “SEO” deveria ser prioridade no seu processo de otimização. Com esse exemplo, percebemos a importância de estar atento também às buscas regionais, caso a sua empresa possua atuação limitada à algum território.

Possui alguma experiência com ferramentas de palavras-chave que gostaria de compartilhar? Fique à vontade para deixar seu comentário.

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13 comentários para “Por dentro do Google Insights: agora Google Trends

  1. Apesar de nunca ter precisado, para iniciantes é muito importante, para escolher melhor suas palavras chaves e dá-las maior consistência.

    Publiquei um artigo no meu blog falando do Plugin do Firefox, que também faz a mesma coisa, mas de uma maneira diferenciada.

  2. POw, muito obrigado mesmo pelas dicas.

    Uso o insight a um tempinho ja, e acho ele ótimo, pois alem de te ajduar na escolha de palavra-chaves ele te da uma mão em postagem em blogs que são destinados a SEO para empresas e etc.

    Vlw pela dica

  3. No meu primeiro curso de SEO que fiz o instrutor falou que o melhor seria colocar as KEYWORDS sem virgula separando pois ele faria melhor as combinações por exemplo: Invés de escrever assim: Curso Direito, Curso Portugues. Seria melhor escrever assim: Curso Direito Portugues … Queria saber se esta informação procede ??

  4. Boa tarde pessoal alguém tem um link atualizado do google insights, o google mudou o link e não estou conseguindo localizar essa ferramenta. obrigada. Cacia.

  5. tenho as “chaves” em mão, mas mesmo colocando-as nas metas Keywords, não consigo achar meu site pelo Google, o que estou esquecendo?

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