Dez Mandamentos do SEO: fique melhor ranqueado

Dez Mandamentos do SEO: fique melhor ranqueado

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Para quem tem um negócio online, estar bem posicionado nos buscadores da internet é primordial para atrair cada vez mais compradores. E é aí que o trabalho de SEO (Otimização de Ferramentas para Buscas, em inglês) ganha importância.

Hoje em dia, toda empresa que se preze desenvolve essa atividade, deixando de vê-la apenas como uma parte do processo para incluí-la como fator essencial em tomadas de decisões na grande rede.

O trabalho de SEO visa, através de diversas práticas, deixar uma determinada página bem ranqueada nos mecanismos de pesquisa. Porém, para que esse trabalho dê os melhores resultados possíveis para o cliente, é necessário seguir alguns passos que são considerados básicos, e que vamos chamar de “Os Dez Mandamentos do SEO”.

Se você pretende iniciar um trabalho de SEO para sua empresa, ou então aperfeiçoar o serviço que já possui, confira abaixo os mandamentos que vão fazer seu negócio ser bem sucedido em relação a posicionamento em buscadores.

1. Acompanhe as métricas do seu site

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Pense no seu site como uma loja física. Se na loja física é necessário que tudo esteja bem organizado e que todos os problemas sejam de seu conhecimento, na loja virtual é a mesma coisa.

Por mais que você tenha um profissional para acompanhar sua página, não deixe você mesmo de estar sempre de olho em seu funcionamento. Se houver algum erro, você precisa estar ciente para que o problema seja resolvido o mais rápido possível e principalmente para que ele não volte a acontecer.

Toda página precisa ser agradável não só visualmente, mas também em termos de navegabilidade.

Outra dica importante é olhar o seu site como se fosse um visitante. Pelo fato de você ser um profundo conhecedor do site, às vezes você não consegue detectar possíveis dificuldades de navegação.

Experimente um dia entrar no seu site como um visitante. Finja que é a primeira vez que você o acessa. Veja se você teve alguma dificuldade de encontrar algo. Caso isso ocorra, mudanças vão ser necessárias.

2. Não burle o sistema

Computer criminal - Hacker with laptop computer

Um dos erros ao iniciar um trabalho de SEO é achar que os resultados vão surgir do dia para a noite, o que não é verdade. Um trabalho sério vai demandar um certo tempo para que os resultados conhecem a chegar.

Se você entrar com a ideia de resultados mais do que imediatos, você pode correr o risco de cair no erro do “Black Hat”, que são atividades que não são bem vistas pelos mecanismos de buscas, sendo passíveis de punição. Portanto, trabalhe com foco e dentro das regras que os resultados serão positivos.

3. Palavra-chave é a base

Um bom trabalho de SEO não pode deixar de lado o estudo das palavras-chave.

A maioria dos visitantes que chegam a um determinado site o faz através dos buscadores. E eles não vão digitar tudo da forma mais perfeita para achar o SEU negócio: eles vão fazer para achar o que eles querem, e você precisa entender a cabeça desses usuários.

Se uma pessoa do Rio de Janeiro quer viajar para o Canadá, por exemplo, ela NÃO vai pesquisar “Eu quero um site que venda passagens aéreas para uma pessoa que mora no Rio de Janeiro e quer viajar para o Canadá no final do ano de 2014.” Sua pesquisa será através de palavras-chave, o que a faria buscar por algo mais ou menos assim: passagem aérea RJ para Canadá.

Além de determinar quais palavras-chave seu site vai ter, saber o local que elas vão ser colocadas é tão importante quando.

Quando um usuário faz uma pesquisa em um buscador, o mecanismo o mostra o título do site, seu endereço e uma descrição. Se suas palavras-chaves estiverem no título e na descrição, suas chances de estar bem posicionado se potencializam.

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4. URL Amigáveis

Assim como o domínio, o título e a descrição são importantes para o bom posicionamento nos buscadores, uma URL que ajude o usuário a descobrir o que ele vai ver se clicar em determinado link ajuda não só na sua colocação nesses mecanismos de buscas, mas também no aumento de probabilidade do clique.

Podemos usar a imagem acima para ilustrar o que está sendo dito. Dos oito sites mais bem colocados na pesquisa “passagem aérea para o Canadá”, todos dão dicas do que o usuário vai encontrar ao clicar no link. No link melhor posicionado dá para perceber que ele vai ter levar para uma página de vendas de passagens da Air Canadá. Já no último link vemos que são passagens não para todo o Canadá, mas somente para Toronto. Isso facilita a vida do usuário.

Só para complementar a ideia e a deixar mais clara ainda, se você vende um Play Station 4 com o melhor preço do brasil, uma URL www.videogames.com.br/ps4-com-melhor-preco-do-brasil vai ter uma chance de clique muito maior do que se fosse www.videogames.com.br/produtos.php?categoria=5.

5. Conteúdo de qualidade e único

Quando um usuário decide entrar em um determinado site, independentemente do que ele esteja procurando, ele vai querer encontrar algo de qualidade. Texto, fotos, produtos ou qualquer outra coisa, em primeiro lugar, precisam ser de boa classificação.

Além de algo que “fisgue” o usuário, ele precisa ser único. Para os buscadores, um conteúdo copiado, por mais que seja feita com a autorização do criador, não é bem visto pelos mecanismos de busca, o que pode representar em quedas no posicionamento.

6. Fácil navegabilidade 

Os últimos três tópicos são sobre técnicas para fazer com que seu site esteja bem posicionado e que, assim, mais pessoas o acessem. Porém, esse é só o início do trabalho. Ao escolher seu site, o usuário precisa se sentir confortável e ter uma boa experiência, com rapidez de carregamento e facilidade para achar o que ele quer com o mínimo de cliques possíveis.

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Não é saudável para seu site que o visitante fique desnorteado e com dificuldades para alcançar seu objetivo. Ele entra com um intuito, logo ele quer resolvê-lo. Se isso for feito de forma rápida e prática, certamente ele vai gostar do seu serviço.

7. Comunicação além do texto

Nós sabemos que não é somente através da escrita que podemos nos comunicar, mas o texto é predominante na internet.

Faça diferente, busque inovar, pois tudo o que foge do convencional atrai a atenção dos usuários.

Se você tem uma mensagem para ser passada e ela pode ser feita através de um vídeo, de sequência de fotos ou então de um infográfico, não pense duas vezes antes de usar esses recursos. Seus visitantes/clientes certamente vão gostar.

8. Crie e contextualize hiperlinks

Ter hiperlinks internos e externos ajuda o seu site a ser mais respeitado e ser tratado com mais relevância por parte dos mecanismos de buscas. Mas não o faça pensando somente nos buscadores, pense na pessoa que está no seu site.

Se um usuário está em determinada página é por que o conteúdo o interessa, logo quanto mais links que o direcionem para um maior aprofundamento no conteúdo, mais relevante sua página terá sido para ele.

Evite colocar “saiba mais” ou “clique aqui para ler”. Contextualize o link com o conteúdo, assim a chance de sucesso será muito maior.

9. Esteja nas Redes Sociais 

Ter um negócio online e não estar nas Redes Sociais representa uma perda enorme de oportunidades. Esteja presente onde seus clientes estão. Crie quantas Redes Sociais você achar necessário para seu empreendimento e dê a importância necessária que essas redes merecem.

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Um bom trabalho em Redes Sociais, além de dar a oportunidade de trazer seus clientes para mais perto de você, pode fazer com que novos clientes apareçam. Além do mais, as Redes Sociais são uma oportunidade de publicidade gratuita, uma vez que um conteúdo ganha a opção de ser compartilhado por um grande número de pessoas.

10. “Tempo de estrada” conta

Tudo o que foi citado acima é de suma importância para a realização do trabalho de SEO, mas é claro que o tempo de existência do site auxilia no posicionamento nos buscadores e no nível de moral com os usuários, portanto seja paciente e não ache que tudo irá acontecer do dia para a noite.

3 comentários para “Dez Mandamentos do SEO: fique melhor ranqueado

  1. Seus artigos são fundamentais para quem quer crescer em negócios na internet. Tem me ajudado muito, Até mesmo porque eu não conheço quase nada de SEO.
    Uma sugestão:
    Na primeira coisa que você escreve é para ficar atendo aos relatórios. Mas estes relatórios são muito complicados, muitas vezes não entendemos os números. Não sei se vocês já fizeram um artigo sobre isso, mas vocês poderiam escrever um artigo sobre como entender o Analytics e o Webmaster Tools?

    Obrigado pelo conteúdo.

  2. Olá, Hildebrando! Você poderia me dizer pra que serve as tags na lateral do painel do wordpress? Aquelas que se colocam antes de publicar os artigos? A minha pergunta parece boba, mas é que ninguém fala sobre isso de forma realmente clara. Já procurei em vários lugares sobre essa informação e as pessoas só falam do assunto de forma superficial. O problema foi que eu coloquei muitas tags (cerca de 80 ou mais) em cada post e não sei se isso ajuda ou atrapalha. O Google pode estar vendo com spam? Quantas devem ser colocadas em cada post? Finalmente elas servem pra SEO ou só servem com subcategorias? Você poderia me dizer com clareza como se deve usar e a finalidade? Deve-se repetir nas tags a mesma palavra da Meta tag e a mesma palavra da categoria? Deve-se usar com acento ou sem acento? Pode-se usar das duas maneiras? A procura sem acento é sempre muito maior, então o que fazer? Eu sou blogueiro iniciante e ainda não entendi ao certo como usar, quantas usar (na media) e pra que serve. Eu já tomei vários cursos online e não se fala sobre isso com muita clareza. Ótimo post! Abraço!

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