Novo pensamento do SEO: marketing estratégico

Novo pensamento do SEO: marketing estratégico

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A gente já sabe que o SEO deixou de ter foco apenas em técnicas e passou a ser um conjunto de estratégias que se integram em busca de autoridade e relevância. Decorrente dos novos algoritmos do Google e da vontade de aumentar resultados frente a concorrências cada vez maiores, esse fenômeno faz com que o pensamento em SEO se transforme: mais do que ser um caminho a mais na busca por fortes posicionamentos de marca, ele agora precisa estar presente no planejamento estratégico e define, junto à gestão de marketing, a direção a seguir.

Na prática, o que isso muda? Em primeiro lugar, a formação dos profissionais. Estes precisam ter conhecimentos muito mais abrangentes, sabendo gerenciar estratégias operacionais, de conteúdo e relacionamento, construindo uma gestão de SEO conectada e focada no planejamento de marketing.

Além disso, o SEO precisa estar bem alinhado com os objetivos definidos pelo marketing, que, por sua vez, está totalmente relacionado ao planejamento financeiro da empresa. Em e-commerce, por exemplo, de nada adianta o SEO fazer pesquisa de palavras-chave mais buscadas e encaminhar o usuário para o site, se o estoque da mercadoria grita “produto indisponível”.

 
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Não há jeitinho que resolva a pouca relevância. Assim como não há conteúdo que sustente o site sem a devida divulgação. SEO entra, portanto, no marketing estratégico, como uma tática de divulgação para um conteúdo relevante que se encontra no site. Os dois, associados, são o caminho para um bom resultado de conversão.

Nesse sentido, o profissional precisa estar atento à adaptação das etapas do planejamento de SEO aos resultados analíticos encontrados pelo planejamento de marketing. Para que, diante disso, consiga começar a pensar cada passo de forma diferente:

 1. Análise da Concorrência: aqui, é preciso entender a relevância do site no ambiente digital relacionando-o à força da marca como um todo. Nem sempre a autoridade de domínio, de página, e estratégias onpage/offpage conseguem, sozinhas, dar conta de um posicionamento ruim offline. Quando a empresa é só digital, isso fica mais fácil.

 2. Objetivos: a definição dos objetivos de SEO também precisam estar alinhadas aos objetivos do planejamento estratégico de marketing. Isso quer dizer que, se a ideia lá em cima for dar destaque a algum produto/serviço, de nada adianta pensar em outra coisa no SEO. O contrário também vale e muito: se as análises do site mostram um caminho a seguir, o marketing precisa ter conhecimento para adequar os seus direcionamentos às oportunidades encontradas pelo SEO.

3. Definição das estratégias: assim como demorou um pouco para as marcas perceberem a necessidade de integrar equipes de mídias sociais dentro da empresa, com foco exatamente nessas estratégias mais engajadas ao marketing, o SEO ainda precisa ser entendido como o futuro do posicionamento de marca. Mais do que produção de conteúdo e link building, as táticas precisam fazer parte do conjunto, compreendendo exatamente o que produzir e quais relacionamentos construir em prol de uma identidade global e fortalecida da marca.

 

Trabalhar SEO, portanto, é cada vez mais um grande desafio. A adequação à realidade do mercado precisa caminhar junto às boas práticas que visam melhores ranqueamentos. Nessa busca, sai na frente quem entende a sua importância e constrói planejamentos estratégicos em SEO que dão conta da complexidade da marca, do ambiente competitivo e das necessidades dos usuários e dos consumidores.

 

8 comentários para “Novo pensamento do SEO: marketing estratégico

  1. Muito bom esse post, pois dentre muitos sites sobre SEO que tenho lido esclarecem sobre a real situação da web que exige cada vez mais conteúdo de qualidade.

  2. Muito legal essas estratégias, pois as pessoas as vezes se preocupam muito com códigos e programação do site, se esquecendo que o SEO e um trabalho que vai alem de programação on e off site.

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