Novas Tags de HTML 5 no SEO

Novas Tags de HTML 5 no SEO

2 Comentários »

Olá, comunidade SEO!

Hoje, resolvi falar sobre um assunto que é um pouco obscuro, polêmico e que ainda há muito a se descobrir: tags de HTML 5 que possam vir a impactar no SEO. Acredito que, com o passar do tempo, cada vez mais essas tags influenciarão a maneira como fazemos otimizações de sites. Então, mesmo ainda não sendo algo preciso, seria interessante introduzi-los ao assunto.

O que é o HTML 5?

É a quinta versão da linguagem de marcação conhecida como HTML (HyperText Markup Language), utilizada para a construção de páginas na Web. Com a transição para o HTML 5, algumas novas formas de apresentação e estruturação foram implementadas.

Não seria exagero dizer que o SEO Interno de um site tem como pilar principal a linguagem HTML e suas tags. Sabendo disso é importante atentarmos para o que o HTML 5 trouxe de novo para a otimização sites, embora ainda seja cedo para precisar o seu impacto no SEO.

Para entender melhor as novas Tags de HTML 5 e outros aspectos de SEO inscreva-se no nosso curso presencial.

Tags de HTML 5 que podem ser interessantes para SEO

<article>

Ela é utilizada numa seção de conteúdo do site que representa um documento independente. Por exemplo: um post de blog, um artigo, um texto importante, devem estar dentro do <article>. Ao que tudo indica, colocando um texto corretamente dentro desta tag, aumentará a sua relevância para os mecanismos de busca.

<article>
<h1>A Coruja está na moda!</h1>
<p>A Coruja da SEO Master está na moda, é o que dizem os especialistas em sociedade de consumo da universidade.....</p>
</article>

<aside>

Especifica um conteúdo relacionado com o artigo dentro da página. Um bom exemplo de onde pode ser usado o <aside> é nos comentários sobre o artigo ou em alguma informação adicional sobre o texto.

<aside>
<h4>Copyrigths</h4>
<p>Todos os direitos relacionados à Coruja da SEO Master pertencem a SEO Master</p>
</aside>

<nav>

Esta tag define a seção de links de navegação. Nem todos os links do site devem ficar dentro da tag <nav>, apenas áreas de blocos de links devem utilizar ela.

<nav>
<a href="/html/">Otimização Interna</a> |
<a href="/html5/">Otimização Externa</a> |
<a href="/css/">Blog de SEO </a> |
<a href="/css3/">Curso SEO</a> |
<a href="/js/">Blackhat SEO</a>
</nav>

<footer>

Deve ser usado nas informações adicionais em páginas como, por exemplo, sobre o autor do documento, informações de copyright, links para termos de uso, informações de contato, etc . É comumente utilizado no rodapé da página.

<footer>
<p>Postado Por: Pedro Sampaio</p>
<p><time pubdate datetime="2012-09-17"></time></p>
</footer>

<section>

É utilizado para a marcação de seções de conteúdo de uma página. Com ele separamos informações em áreas diferentes de uma maneira lógica. Por exemplo, se na sua página tem uma área dedicada à notícias e outra à serviços, cada uma delas deverá ficar dentro de uma tag <section>, simbolizando que cada uma é uma seção diferente da sua página.

<section>
<h1>Notícias</h1>
<p>Saiba tudo sobre...</p>
</section>

<section>
<h1>Serviços</h1>
<p>Os serviços que a nossa empresa....</p>
</section>

Concluindo…

Acredito que essas são as tags que o HTML 5 trouxe que possam ter maior relevância no universo SEO. Mas, como eu disse, no começo do post, ainda é muito cedo para precisar quais serão os impactos que elas causarão no SEO. Ainda não há um grande consenso sobre o tema e, penso eu, só o tempo trará esse consenso. Por isso, se for usar alguma delas, é bom que se certifique de estar fazendo da maneira correta e com parcimônia.

E, você, já usa alguma dessas tags? Conseguiu perceber algum efeito?

2 comentários para “Novas Tags de HTML 5 no SEO

  1. Será que esse seria um fator que o Google consideraria para rankeamento?
    Concordo que a semântica fica bem melhor com os códigos HTML5, mas para o usuário isso não muda em nada… e o que conta pro Google é a experiência do usuário.

    Fica aí minha pergunta!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SP São Paulo (11) 2640-7284 Rua Manuel da Nóbrega, 456 conj. 65 - Paraíso - São Paulo - SP
RJ Rio de Janeiro (21) 4126-1965 Tv. Domingos Candido Peixoto, 501 / casa 1 - Icaraí - Niterói - RJ