Meta Description e o seu real valor

Meta Description e o seu real valor

8 Comentários »

Atualmente tem sido comum deixarem a Meta Description de lado na hora de construir ou otimizar um site. É sem a menor sombra de dúvida, um grande erro.

De fato, não há como negar que existem elementos on page mais importantes para serem otimizados – Title e H1, por exemplo, por terem uma influência mais direta no resultado da posição do site. No entanto, o real valor da Meta Description vai muito além do ranqueamento de um site dentro de um mecanismo de busca.

Muitas pessoas se escoram no fato da Meta Description não ter relevância para se alcançar um melhor posicionamento no Google para não trabalhar com o devido cuidado que ela merece. Para se entender o valor intrínseco que há nela, temos que primeiro compreender, antes de qualquer coisa, a sua função. A Meta Description  nada mais é do que o texto que você encontra, embaixo do Título, de cada ocorrência de página encontrada, ao fazer uma busca no Google. A figura abaixo exemplifica bem essa questão.

 

Meta Description e o seu real valor

Vendo assim, fica claro que mesmo não tendo valor para o Google, tem um enorme valor para o seu visitante. Muitas vezes ela é a diferença para que alguém entre ou não na sua página. Uma boa Meta Description pode ser exatamente o que as páginas do seu site precisam para serem mais acessadas.

Você não faz a Meta Description pensando nos robôs do Google, você a constrói para o seu usuário, um ser humano igual a você. E é aí que está o diferencial dela, no modo como deve ser feita, em relação aos demais elementos on page. Afinal, você realmente oferece o que a pessoa está buscando?

Não há uma resposta genérica para essa pergunta, pois cada usuário tem seus próprios pensamentos e peculiaridades. No entanto, existem algumas técnicas que lhes ensinarei aqui que ajudarão vocês a construir uma boa Meta Description para o seu usuário.

Aprenda mais sobre as Meta Descriptions e outros aspectos de SEO no nosso curso presencial.

Meta description que dá gosto de ler

Você por você mesmo

Essa é a sua hora de dizer algo sobre a sua página. O Meta Description te auxilia a criar a sua imagem, já que você está livre para passar as informações que você deseja, sobre a sua página, para o seu público. É um ótimo lugar para você “vender o seu peixe”.

Pense como seu usuário

Pode parecer óbvio, mas nem sempre é. Você também é um ser humano, então se ponha no lugar do seu usuário e se pergunte o que chamaria sua atenção ao ler se estivesse no lugar dele. Por exemplo, você tem um site que vende tinta invisível. O que você gostaria de saber a respeito disso se você fosse o seu usuário e procurasse por tintas invisíveis? Provavelmente você ia querer saber quais os modelos disponíveis, se elas são aplicáveis em todas as superfícies, entre outras coisas. Então deixe tudo isso claro para o seu usuário.

Use Keywords

Não é porque não tem relevância para o Google que você deve esquecer-se delas. Afinal Keywords são o coração do SEO interno e, como tal, tem grande importância para o seu usuário também.

Por exemplo, há uma grande chance do usuário que encontrou sua página ter feito a busca através de alguma Keyword, logo, nunca é demais lembrar que na sua página tem aquilo que o usuário procura, já que elas aparecem destacadas em negrito, como pode ser visto na figura 1.

Escreva de maneira agradável e que faça sentido

Ao contrário da maioria dos elementos on page, aqui você não precisa se prender tanto às técnicas de melhorar o ranqueamento na hora de escrever. Seja fluido e agradável.

Faça com que o seu texto tenha sentido e que cada palavra dentro dele valha a pena ser lida. O seu visitante com certeza vai preferir um texto bem escrito a um que não faça sentido algum.

Seja direto e preciso

Não enrole demais, vá direto ao ponto. Se a sua página fala de algodão-doce feito a partir de nuvens, fale de algodão-doce feito a partir de nuvens. Escancare que no seu site o seu usuário terá aquilo que procura. Faça isso sem rodeios.

Caso contrário, corre o risco de você perder o acesso daquela página por não ter deixado claro do que ela se trata.

Use no Máximo 142 caracteres

Você deve ser conciso. O Google só vai exibir até 142 caracteres da sua Meta Description. Então você não deve dar informações desnecessárias.

Caso passe desse número, o seu usuário ficará sem ver as informações que passaram dos 142 caracteres.

Além de ser incômodo para quem for ler (ninguém gosta de ler algo pela metade), pode fazer com que o seu usuário perca uma informação substancial que faria com que ele acessasse a sua página.

Aqui está o link de uma boa ferramenta para contar caracteres: Contador de Caracteres

Onde a Meta Description pode te levar

Por fim, como uma breve análise final, chegamos a conclusão que se por um lado a Meta Description não será responsável pelo melhor ranqueamento do seu site no Google, ela pode colaborar, e muito, para o acréscimo de visitas.

Ou seja, faça a sua Meta Description com todo cuidado do mundo e se você delegou essa função a outra pessoa, cobre para que ela tenha o devido zelo na hora de a construir. Ela pode ser a responsável por um aumento substancial do seu CTR (taxa de clique por visualização).

Gostou? Tem alguma experiência ou dúvida quanto a Meta Description? Comente!

8 comentários para “Meta Description e o seu real valor

  1. Parabéns pelo o post,

    vou ser sincero hoje vejo que a Meta Description perdeu um pouco de relevância pois na maioria dos meus testes o google pega um conteúdo da página e coloca para aparecer no lugar da minha Meta Description, até quando o site possui pouco conteúdo.

    Abr aços

  2. Cada página do meu site deve ter uma description se falar de um assunto diferente?
    Neste caso, é interessante para “casar” com a Title designada?

    Grato

  3. Olá, Diego.

    Cada página do seu site deve ter uma meta description relacionada ao seu conteúdo. Mesmo se tiver páginas com conteúdos parecidos, é interessante que a meta description seja diferente.

    Como o title de cada página deve ter uma relação com seu conteúdo também, a meta description e o title acabarão tendo a ver um com outro.

    Se quiser saber mais sobre a construção de um bom title, dá uma olhada no post: https://www.seomaster.com.br/blog/post/como-fazer-um-title-tag-para-o-seu-site-nao-dar-tilte .

    Qualquer dúvida, é só falar!

    Abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SP São Paulo (11) 3042-2224
RJ Rio de Janeiro (21) 3942-5555 Travessa Domingos Cândido Peixoto, 501, Casa 1, Icaraí, Niterói-RJ