Links Patrocinados à Esquerda da SERP?

Links Patrocinados à Esquerda da SERP?

3 Comentários »

Esta semana o Google lançou um novo design mais simplificado da sua página de resultados, retirando a barra lateral da esquerda com botões de buscas específicas (Imagens, Vídeos, Locais). Por enquanto essa mudança está presente apenas para os usuários do Google americano.

Página de resultados do Google mais limpa
Figura 1: Google com página mais limpa

Dessa forma, a SERP (Search Engine Result Page) está mais minimalista e arejada. A empresa justifica a mudança alegando que irá melhorar a usabilidade e experiência do usuário, principalmente dos usuários de tablets e smartphones, que possuem menor espaço em suas telas.

Fique mais tempo no Google

Há algum tempo, o Google começou a se preocupar com uma constatação: ele era apenas um site de passagem, pois o usuário fazia a busca e poderia estar fora em 5 segundos ou menos. E menos tempo na página quer dizer menos exposição aos links patrocinados, sua principal fonte de receita.

Então um dos objetivos do Google passou a ser fazer os usuários permanecerem por mais tempo nas suas ferramentas. Uma das formas foi responder diretamente ao usuário, ao invés de levá-los a outros sites, algumas questões mais básicas digitadas nas buscas, como “tempo são paulo”, “população brasil” ou até mesmo cálculos matemáticos.

Resultados Semânticos no Google
Figura 2: Resultados Semânticos no Google

O buscador vem desenvolvendo a web semântica para oferecer espaços com mais informações para cada link dos sites ranqueados, como através das marcações do Schema.Org. Essas marcações tornam mais fácil o entendimento dos crawlers do Google para assimilar semanticamente as informações contidas nas páginas.

O pulo do gato é que a empresa consegue, a partir desses dados estruturados, exibir diretamente diversos conteúdos na coluna à direita, como no exemplo dado pelo próprio Google em inglês, procurando por George Washington. Isso segue a tendência de oferecer tudo que o usuário precisa na própria plataforma do Google.

Página de Resultado do Google para George Washington
Figura 3: Resultado para busca de George Washington

Ou seja, o lado direito da SERP está começando a ser utilizado como área para respostas diretas e informações mais ricas das pesquisas feitas, como procurar o nome de uma loja e já ser exibida uma imagem com um mapa e a respectiva localização.

Mais espaço… para o Adwords!

Os links patrocinados do Google são a maior fonte de receita para a empresa, embora tradicionalmente apareçam no lado direito da página, um dos pontos de menor destaque e relevância, seguindo diversos testes de usabilidade, como nas imagens abaixo:

Links Patrocinados à Esquerda da SERP?
Figura 4: Google Heatmap

Como percebemos, o Google conferiu maior destaque para os anúncios pagos ao trazê-los para a coluna central, aumentando a quantidade de cliques e, consequentemente, o seu lucro.

Dessa forma, seguindo um caminho que me parece natural, o Google posicionaria os links patrocinados na esquerda, o ponto de maior visualização. Uma grande projeção é o objetivo da maioria das empresas que lucram com propaganda.

Mas por que?

Essa disputa entre Google e Facebook parece estar tornando mais urgente a necessidade de aumentar a lucratividade para desenvolver mais investimentos da gigante de Mountain View, o que daria um maior fôlego para a corrida. E pelas recentes notícias de melhora nos resultados do Facebook, essa guerra vai ser longa.

Então a SERP ficaria assim, em uma simulação como na imagem abaixo:

 

página de resultados do google
Figura 5: Links Patrocinados à esquerda

Provavelmente haveria um considerável aumento na quantidade de cliques nos links patrocinados por estarem em uma posição de maior destaque e confiabilidade.

Embora alguns usuários ainda sintam que os sites que aparecem nos anúncios pagos não passaram pelo filtro – o algoritmo – do Google, mas estão ali porque pagaram, o que possibilita que eles possam clicar em sites de baixa qualidade, isso poderia mudar com a nova localização.

Perguntas a serem respondidas

Quais as chances de isso acontecer?

O espaço na coluna central permaneceria?

As pessoas clicariam mais?

O quanto iria impactar no desempenho das campanhas de SEO?

O que você acha?

 

3 comentários para “Links Patrocinados à Esquerda da SERP?

  1. Ao se ter três colunas, o foco sempre será no meio, ou seja, nas SERPS, assim como é hoje. Não sei vocês, mas alguém tem o costume de usar os links da esquerda? Provavelmente, sim! Mas é uma necessidade do nosso trabalho.

    E quem não tem? Porque clicaria? Aliás, porque prestaria atenção? E com o hábito de olhar para direita, pode fazer com que essa nova interface com dados mais ricos a direita, tenha imensa influencia no clique, logo, existe chance de perder muita grana.

    Abraços!!

  2. E a relevância dos anúncios que ficavam no “escanteio”… agora terão mais relevância e chances de serem clicados dos que os já destacados hoje em dia?? Acho complicado essa concorrência.

    Esperar pra ver se vai acontecer mesmo isso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SP São Paulo (11) 2640-7284 Rua Manuel da Nóbrega, 456 conj. 65 - Paraíso - São Paulo - SP
RJ Rio de Janeiro (21) 4126-1965 Tv. Domingos Candido Peixoto, 501 / casa 1 - Icaraí - Niterói - RJ