Link Building: você está desperdiçando links?

5 Comentários »

Qualquer um que já tenha tentado construir uma campanha de link building sabe o quanto é trabalhoso conseguir que outros sites apontem para o seu. Porém, links são essenciais para o processo de otimização de sites e devem ser buscados a todo momento.

Sabendo disso, Matt Cutts, em seu mais recente post, diz não acreditar como uma das novas funcionalidades do Google Webmaster Central não tem recebido a merecida atenção. Tal lamentação se deve pelo seguinte motivo: o Webmaster Central permite transformar links que já apontam para seu site em links com melhor qualidade – tudo isso de graça e com um mínimo de esforço!

Aprenda mais sobre Link Building e outros aspectos de SEO no nosso curso presencial.

Mas o que exatamente essa nova funcionalidade permite fazer?

Devido a essa nova atualização, é possível saber quais sites estão apontando para páginas 404 do seu site.

Antes de começar a explicar como dar um upgrade em seus links, vamos esclarecer algumas questões em relação às páginas 404.

Quando alguém abre um navegador e digita uma URL não existente, como por exemplo http://www.seomaster.com.br/url-nao-existente.html, o servidor deve responder a esta requisição com o erro 404 – Arquivo não encontrado. Até aqui, tudo bem. O problema surge quando alguém coloca um link para uma página não existente. Neste caso, o usuário, ao clicar nesse link, vai passar por uma experiência, no mínimo, não esperada. Além disso, os mecanismos de busca não vão atribuir os créditos esperados para essas páginas 404.

E como essa nova atualização pode me ajudar?

Após efetuar login no Webmaster Central, você deve descer a página até encontrar a seção “Erros de rastreamento da web”. Feito isso, selecione o item “Não encontrado”. Agora, você pode visualizar as seguintes informações:

  • Lista de páginas não encontradas
  • Quem possui link para estas páginas
  • A data em que o problema foi detectado

Com essas informações em mãos, você pode transformar esses erros em links de qualidade, simplesmente entrando em contato com o administrador do site que possui link para alguma dessas páginas não existentes e pedir para corrigir as URLs. Desta forma, os visitantes provenientes deste site chegam até você de forma direta e natural, sem contar que os robôs de busca passam a poder seguir esses links e atribuir às suas páginas o devido valor.

Uma outra solução seria aplicar um redirecionamento 301 para a página correta ou que possua conteúdo ou serviço similar. Com relação a redirecionar para a página principal do seu site, existem prós e contras. Um ponto positivo seria você não precisar entrar em contato com os sites para que consertem os links, resolvendo o problema mais rapidamente. Por outro lado, esse redirecionamento pode proporcionar uma navegação estranha e não usual ao visitante que chega através do link, já que este link não é para a página principal do site.

Para finalizar, link building é realmente um trabalho árduo, portanto não deixe de utilizar essa funcionalidade para conseguir melhorar a qualidade de seus links. Afinal de contas, não deve existir link mais fácil de se obter do que aquele que já existe!

Você conhece alguma outra fácil maneira de conseguir links? O que tem feito com relação ao Link Building para seu site/blog? Deixe seu comentário a respeito!

Se você gostou do nosso blog, assine o RSS ou então receba os posts por e-mail.

5 comentários para “Link Building: você está desperdiçando links?

  1. Muito massa o post!
    Percebi que o site está na 1º página para várias palavras relacionadas ao assunto abordado aqui. Há quanto tempo vocês o lançaram?

  2. Eu recomendaria o redirecionamento, pelo fato de vc ter o controle da situaçao, e naum precisar contactar outros webmasters ou dono dos sites onde estao os “bad links”, 301 redirects sao a melhor forma de resolver essa situaçao.

  3. Muito boa a matéria, li do início ao fim, parabéns!

    Atualmente trabalho na área e para mim é muito importante matérias como essa para conhecimento. Obrigado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SP São Paulo (11) 2640-7284 Rua Manuel da Nóbrega, 456 conj. 65 - Paraíso - São Paulo - SP
RJ Rio de Janeiro (21) 4126-1965 Tv. Domingos Candido Peixoto, 501 / casa 1 - Icaraí - Niterói - RJ