Google Analytics anuncia a função Atalho

Google Analytics anuncia a função Atalho

1 Comentário »

No final do mês passado o Google Analytics estreou sua nova função, o botão de Atalho. Ainda em versão beta, a ferramenta ajuda a encontrar um dado específico muito mais rápido do que nos procedimentos normais.

Agora não será mais preciso ter que passar diariamente por cada categoria para chegar no que você quer; uma vez feito o processo, é só salvá-lo no Atalho e visitá-lo quando for preciso. Tudo agora ficou muito mais rápido.

Salvando seu tempo

Vamos imaginar que a dona Elisa tem um e-commerce de jóias e usa o Google Analytics para monitorar seu negócio. Ela usa serviços de SEO e quer ver se o serviço que contratou está valendo a pena. Para chegar até a informação que ela quer, Elisa vai percorrer um longo caminho pelas páginas do Analytics começando por “Fontes de tráfego”. Veja na figura abaixo:

Google Analytics anuncia a função Atalho
Barra lateral do Google Analytics

Depois de ir em Fontes de tráfego, os próximos passos são “Origens”, “Pesquisa” e depois “Orgânico”. Em pesquisa orgânica aparecerão várias outras diretrizes que Elisa precisa clicar, como “comércio eletrônico” – além, é claro, de especificar as visitas e o tipo de métrica. Podemos ver todo esse caminho na figura abaixo:

Google Analytics anuncia a função Atalho
Procedimentos no Google Analytics

É um processo longo e demorado que acaba tomando um tempo necessário do dia da Elisa. Agora com o Atalhos, ela chegará nos números de pesquisas orgânicas bem mais rápido.

E como eu crio um Atalho?

Na verdade é um procedimento muito simples. Uma vez que a informação foi achada na ferramenta, é só clicar no botão “Atalho” localizado na barra superior da tela, como vemos na imagem a seguir:

Google Analytics anuncia a função Atalho
Botão “Atalho” no Google Analytics

É possível criar vários atalhos e nomear cada um deles de acordo com sua função. Vejam abaixo:

Google Analytics anuncia a função Atalho
Criação do Atalho

Assim que o Atalho é criado, ele fica fixo na coluna da esquerda. Toda vez que aquele procedimento longo do início tiver que ser feito novamente, é só clicar em seu atalho correspondente e chegar na informação desejada com apenas um clique.

Google Analytics anuncia a função Atalho
Atalhos do Google Analytics

Excluir um atalho é como excluir qualquer outro procedimento no Analytics, sem mistério algum.

Caso queira mudar algo no próprio Atalho, é só fazer as modificações desejadas e clicar em salvar no atalho escolhido. Podemos ver melhor a barra criada para o atalho abaixo:

Google Analytics anuncia a função Atalho
Atalho criado

Os atalhos mostram-se como mais uma forma de melhorar a experiência do usuário no Google Analytics, deixando a ferramenta ainda mais eficiente e aumentando a usabilidade do site. E para você que não sabe ainda como usar o Google Analytics, dê uma olhadinha no nosso tutorial básico.

 

Um comentário para “Google Analytics anuncia a função Atalho

  1. Excelente post. Na minha opinião, esse setup deve ser direcionado de acordo com a estratégia, e daquilo que você está acompanhando no dia-a-dia. O que não dá mais é para ficar sem isso.

    Grande abraço a equipe e autor do post.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SP São Paulo (11) 2640-7284 Rua Manuel da Nóbrega, 456 conj. 65 - Paraíso - São Paulo - SP
RJ Rio de Janeiro (21) 4126-1965 Tv. Domingos Candido Peixoto, 501 / casa 1 - Icaraí - Niterói - RJ