Facebook: em busca do post perfeito

Facebook: em busca do post perfeito

4 Comentários »

Que a perfeição não existe todos nós sabemos, mas não é por isso que deixamos de persegui-la diariamente em nossa vida pessoal e profissional. Para a bailarina ela aparece na melhor execução de um passo, para o jardineiro, na rosa mais bonita do jardim e, para o analista de Mídias Sociais, ela pode vir na forma de um post no Facebook! Não, não existe a fórmula para o post perfeito, mas aqui daremos dicas para que ele fique bem próximo disso.

 

Imagens no Facebook são as mídias mais compartilhadas. As pessoas gostam de uma boa foto. Podemos mostrar nosso apreço com um mero “like” ou se ficarmos realmente animados, com compartilhamentos para os nossos 500 “melhores amigos”. Criar um post perfeito até mesmo com imagens, como dito acima, não é possível, mas aqui vão 6 dicas para que você fique próximo à excelência:

 

1. Seja sucinto

Utilize menos de 100 caracteres e, caso tenha uma URL para incluir, coloque-a no topo do texto. Diminua o tamanho de um link muito grande usando o bit.ly ou outra ferramenta de redução de links, como o migre.me, por exemplo. Não que Facebook tenha limitação de caracteres como o Twitter, mas muito texto assusta. As pessoas querem informação direta, ler coisas sem precisar investir muito tempo, então tente ser breve no seu post.

Facebook: em busca do post perfeito

Ótica posta link da reportagem sobre lentes arredondadas utilizando o bit.ly.

 

2. Direcione bem

Escreva sobre um produto que você vende em seu site, sobre um serviço que você oferece ou sobre um post que você acabou de escrever no seu blog e inclua a URL. Assim você mantém a sua audiência dentro das suas mídias sociais.

Facebook: em busca do post perfeito

Loja de roupas femininas direciona para o lookbook do site e álbum de fotos de sua fan page colocando os links dos mesmos no post.

 

3. Fale a língua certa

Se você almeja se comunicar com um determinado público-alvo, tenha certeza de que seu post será relevante e específico para eles. Não adianta querer postar de um evento de rock se seu público é, basicamente, ouvinte de sertanejo universitário. Ou postar sobre as novas tendências de moda observadas no Fashion Week se o seu site é sobre video games. Fugir demais do tema pode fazer com que você perca fãs, lembre-se disso.

Facebook: em busca do post perfeito

Blog de culinária posta foto de nova torta recém-saída do forno.

 4. A imagem ideal

Use imagens de, pelo menos, 300×300 pixels. Closes de pessoas e cores como vermelho e laranja chamam bastante atenção. O ideal é usar fotos suas e não cópias de outras pessoas e sites. Ah, sim, fazer alguma pergunta sobre a foto ajuda na participação.

Facebook: em busca do post perfeito

Site de astrologia usa imagem com a cor vermelha para destacar post.

  

5. Pense “mobile”

Segundo pesquisas recentes, o Facebook é 70% mais usado em celulares que em computadores, então use imagens simples. Perguntas sim/não são mais efetivas. Você também pode integrar o instagram da sua empresa/site/blog à sua Fan Page e compartilhar fotos do instagram no feed.

Facebook: em busca do post perfeito

Blog de comunicação posta foto com pergunta sim/não.

6. Comprometimento

Além de perguntas sobre a imagem postada, você pode ganhar comprometimento de sua audiência com comentários pertinentes/inteligentes e até mesmo frases soltas. Exemplo: “Bom dia para você que gostaria de ficar mais 2 horas na cama e aproveitar essa chuvinha boa” (gera participação/identificação). Ou: “Olhe para a lua de hoje e diga o que você vê” / “Quantos palitos tem essa imagem?” / “O que será que a mulher da foto está pensando?”. Lembrando que para haver comprometimento você deve se lembrar do público que está sendo atingido e do tema da sua Fan Page. 

Facebook: em busca do post perfeito

Página de humor faz post com foto que faz com que público se identifique.

 

E você? Qual foi o post de maior sucesso que você já publicou? Foi uma imagem, uma frase, uma pergunta? 

Que dicas dessas acima funcionaram para você?

 

Esperamos que tenham gostado do artigo. Queremos ler sobre suas experiências nos comentários abaixo. Boa sorte com seus posts!

TAGS

4 comentários para “Facebook: em busca do post perfeito

  1. Excelentes Postagens, Trabalho Magnifico, Muito Importante Para o Conhecimento…Obrigado Por Compartilhar Seus Conhecimentos.

    Excelentes Postagens, Trabalho Magnifico, Muito Importante Para o Conhecimento…Obrigado Por Compartilhar Seus Conhecimentos.

    Excelente Artigo, Trabalho Muito Bom Para Auto Conhecimento…Obrigado Por Postar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SP São Paulo (11) 3042-2224
RJ Rio de Janeiro (21) 3942-5555 Travessa Domingos Cândido Peixoto, 501, Casa 1, Icaraí, Niterói-RJ