Saiba como usar melhor as hashtags

Saiba como usar melhor as hashtags

3 Comentários »

Não importa se usa somente o Twitter, o Facebook ou então o Google Plus, você sempre vai ver postagens com o uso de hashtags. Esse modo dar destaque a uma palavra ou frase dentro de um conteúdo informativo começou no Twitter e teve o Facebook como o seu mais novo espaço para a utilização dessa importante estratégia de marketing e SEO.

Seu uso possui um potencial tão grande que hoje em dia marcas importantes, principalmente as norte-americanas, lançam campanhas baseadas em frases com hashtag, a fim de conseguir engajamento nessas redes e, consequentemente, publicidade gratuita, uma vez que esse conteúdo tem grande probabilidade de se tornar um viral.

E você, já criou uma estratégia para usar hashtag em Redes Sociais? Melhor: está fazendo isso da melhor maneira possível? Leia algumas dicas que a SEO Master preparou para você e depois responda essa questão nos comentários.

Faça certo… e de forma criativa

criat-1

O primeiro passo para você conseguir desenvolver um bom trabalho com o uso de hashtags (qualquer tipo de trabalho, na verdade) e conseguir o resultado esperado é  fazê-lo de forma correta, mas a forma correta não te garante o sucesso. O que vai te trazer isso é a criatividade.

Em um mundo tão saturado de informação, o que é não instiga o usuário passa despercebido, então você precisa usar essas hashtags de maneira criativa e que faça quem esteja recebendo aquela mensagem se sentir “obrigado” a fazer parte dela, seja comentando, curtindo, no caso do Facebook, dando um G+1, no Google Plus ou então passando ela adiante.

Exemplo: seu e-commerce é de calçados e você quer divulgar um novo tênis de corrida na sua página no Google Plus. Ao invés de você escrever “Precisando de um #tênis de #corrida? Temos um novo modelo da #Nike no nosso site”, escreva: “Precisando de um tênis de corrida? Temos um novo modelo no nosso site #vamoscorrer? #mexa-se”.

No primeiro exemplo você está simplesmente passando uma informação, já na segunda passa a mesma informação com a diferença de estar fazendo uma chamada de ação. É como se você estivesse convocando o usuário a fazer parte da sua mensagem.

Crie um planejamento

ciclo-planejamento-de-conteudo-seo

A simplicidade do uso das hashtags às vezes faz com que algumas empresas não crie um planejamento para avaliar o impacto que ela pode ter, ou não, na construção de uma mensagem.

Não saia criando hashtags apenas por criar. Elabore formas de usar este recurso para que você colha os resultados que espera. Faça isso pensando na probabilidade de engajamento que ela terá e, caso sua empresa tenha conta nas principais Redes Sociais, na união desses canais.

Cada empresa vai determinar qual planejamento será melhor para ela, mas há uma dica que serve para todas: crie um limite de hashtags por postagens para que haja uma padronização. De preferência, esse número tem que ser igual ou menor a três. Caso contrário, haverá grandes chances de mensagem ficar poluída.

Encoraje o usuário a usar hashtags

hashtags (1)

A cultura do uso das hahstags já está implementada. São poucas as pessoas que não usam esse recurso na criação de uma mensagem, então a única coisa que você precisa fazer é trazer o hábito desse usuário também na hora dele falar da sua marca, por isso a importância da chamada de ação.

Faça o usuário perceber que a hahstag que ele está vendo não está ali sem motivos. Faça ele ver que ela está lá para ser passada adiante.

Há muitas pessoas que estão somente esperando você envolvê-las com a marca, e as hashtags estão aí com essa intenção, nunca se esqueça disso!

Quanto mais Redes Sociais, melhor!

2013-10-27-socialmediaicons

Não dá para fechar este artigo sem falar de uma das melhores coisas que as hashtags podem nos proporcionar, que é a integração entre as Redes Sociais.

Hoje em dia as marcas estão nos principais canais de socialização, como o Twitter, o Facebook  e o Google Plus, mas não são todos os seus admiradores que estão em todas elas. Na verdade, são poucos que são usuários assíduos de todas as Redes Sociais.

Com o uso das hashtags você não exclui nenhum admirador da sua marca da mensagem que está sendo transmitida, pois ela faz essa integração entre os canais.

E se você tem dúvida de qual Rede Social é melhor em termos de trabalho, lembre-se que o Google dará sempre mais relevância para o seu produto, no caso do Google Plus, enquanto Facebook e Twitter são tratados como uma página qualquer.

Trabalhe onde seu público está massivamente, mas sem deixar de lado o Google Plus, que vai ser o seu grande aliado em termos de SEO.

3 comentários para “Saiba como usar melhor as hashtags

  1. Uso hashtags na maioria das minhas publicações no facebook e estratégia funciona muito bem até pessoas vem me perguntando para ensina – las como usar essa boa ferramenta gratuita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SP São Paulo (11) 2640-7284 Rua Manuel da Nóbrega, 456 conj. 65 - Paraíso - São Paulo - SP
RJ Rio de Janeiro (21) 4126-1965 Tv. Domingos Candido Peixoto, 501 / casa 1 - Icaraí - Niterói - RJ