Como otimizar a sua URL

Como otimizar a sua URL

31 Comentários »

No post de hoje, vamos falar sobre a URL (Uniform Resource Locator), um dos elementos, dentro da página, mais importantes (juntamente com o Title) para um bom ranqueamento no Google. Construir uma boa URL pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso do seu negócio na WEB. Será que você está preparado para tomar uma decisão com esse grau de responsabilidade?

Vamos sair do mundo virtual e adentrar um pouco no mundo real, apenas para facilitar a exemplificação. Pense no Google como uma pessoa de outra cidade te pedindo informações para chegar à sua casa. Imagine que ela sequer tenha ouvido falar da sua cidade. O que você diria para ela?

Primeiro você tentaria fazer com que ela conhecesse a sua cidade, buscaria pontos de referência para facilitar a locomoção dela dentro da cidade, e, então, tentaria explicar o melhor caminho para ela seguir até o endereço da sua casa, estou certo? É exatamente assim que você deve construir o endereço do seu site para o Google. O domínio do seu site nada mais é que a cidade que Google deve chegar e cada página representa as casas dessa cidade, cada uma com um endereço diferente.

Só que aqui, no mundo virtual, você tem uma grande vantagem: é você que constrói o seu próprio endereço, tanto o do domínio quanto os das páginas. Se você quer que o Google te encontre pelo seu endereço online é importante que a sua URL seja construída da maneira adequada.

No entanto, essa liberdade de escolha pode acabar sendo uma grande desvantagem se você não souber como criar esses endereços de maneira correta. Eu sei que pode parecer algo assustador já que, talvez, você nunca tenha pensado nesta situação por este prisma, mas, fique tranquilo, se você seguir as nossas dicas não encontrará muitos problemas para fazer um bom trabalho desenvolvendo todas as URLs do seu site.

Para entender melhor como otimizar sua URL e outros aspectos de SEO, inscreva-se no nosso curso presencial.

Construindo a URL do seu domínio

A sua marca na URL

Pense comigo, você quer que a sua marca seja conhecida e nada melhor que ficar no topo das buscas do Google para isso. Digamos que a sua empresa se chame “Saturno Surf”, especializada em vender produtos para as pessoas que querem surfar em saturno e morem no Brasil. A escolha de nome foi boa, já que é facilmente identificável com o mercado que você quer atingir, por isso é interessante que ela seja o seu domínio.  A partir de agora o domínio do seu site será www.saturnosurf.com.br. É simples e descritivo, fácil de gravar.

No Google, o número de pesquisas para “anéis de saturno” é maior do que para “saturno surf”. Não seria melhor colocar então www.aneisdesaturno.com.br?

Essa é uma dúvida muito corriqueira, mas a resposta é não. Primeiro porque não fortaleceria a marca, já que ela se chama Saturno Surf e depois (mas não menos importante),  não se sabe o que as pessoas que digitam “anéis de saturno” procuram. É muito vago. Elas podem estar atrás de hospedagem, de saber como é o clima, o que se come, o que se faz, quais são os costumes, a religião do local, etc. A chance da pessoa realmente entrar no seu site e realizar a compra do seu produto seria muito pequena.

Mantenha a URL do seu domínio pequena e autoexplicativa

Mais um motivo para você manter www.saturnosurf.com.br. Não precisa fazer muito esforço para lembrar esse endereço e ele deixa claro por si só qual é o público-alvo do site.

Por que o “.br” se a loja vende produtos para quem quer surfar nos anéis de Saturno?

Deve ser feito dessa forma porque o público alvo são os brasileiros, então, colocando o “.br”, o Google ranqueará melhor o seu site para pesquisas feitas no território brasileiro.

 

Construindo a URL de cada página do seu site

Separe cada página por categoria

Agora que a URL do seu domínio já está pronta, chegou a hora de construir a URL de cada página do seu site. Você, como todo bom vendedor saturniano, tem tudo relacionado ao universo do surf nos anéis de Saturno vendendo na sua loja. Desde roupas antigravitacionais (que facilitam o equilíbrio sobre a poeira cósmica), até parafina interestelar. Logo, o seu site deve estar separado por categorias de produto. Vestimenta, pranchas, material de limpeza para pranchas, óculos escuros, tudo isso tem que ter uma página de categoria.

Vamos pegar a página da categoria “prancha” como exemplo. Nós já temos o domínio, então a URL deve ser www.saturnosurf.com.br/prancha-para-os-aneis-de-saturno.

Por que www.saturnosurf.com.br/prancha-para-os-aneis-de-saturno e não www.saturnosurf.com.br/prancha?

Por focar no público interessado. Quando alguém digita “prancha” no Google, ele pode estar interessado em diversos tipos de prancha e com certeza aparecerá inúmeras coisas diferentes. Agora, aquele que busca “prancha para os anéis de saturno” realmente está interessado nisso. Por mais que o número de buscas seja menor neste caso, é melhor estar bem ranqueado para algumas pessoas que se interessem pelo seu produto do que para cem que não tenham o mínimo interesse.

Use Keywords

Sempre que possível use keywords na URL de cada página do seu site. Keywords são o coração do SEO interno do seu site e nunca devemos esquecer delas. Cada negócio e cada site tem o seu próprio conjunto de keywords. Na loja do nosso surfista interplanetário podemos tem como bom exemplo delas: prancha para os anéis de saturno, prancha para saturno, vestimenta para surf intergaláctico, material para surf em saturno, entre muitas e muitas outras.

URL para subcategoria

Peguemos novamente como exemplo www.saturnosurf.com.br/prancha-para-os-aneis-de-saturno. Existem diferentes tipos de pranchas e modelos sendo vendidos na Saturno Surf, então é bom criar páginas para subcategorias também. Na página da subcategoria “longboard“, por exemplo, a URL mais adequada deve ser www.saturnosurf.com.br/prancha-os-aneis-de-saturno/longboard.

URL para o Produto

A URL do produto deve seguir o mesmo modelo anterior, adicionando agora o nome do produto. Tem uma prancha de longboard para o mercado de surf nos anéis de saturno chamada Etezin 3000, então a URL para esse produto deve ser www.saturnosurf.com.br/prancha-para-os-aneis-de-saturno/longboard/etezin-3000.

Deixe bem claro o caminho que o Google deve seguir

Quando você coloca apenas um nome ou frase para diferenciar a página depois de uma barra ( / ), você indica que a página está contida na página anterior à barra, facilitando a vida do Google na hora buscar cada página do seu site.  Ou seja, fica claro para o Google que a página Etezin 3000 está contida na página Longboard, que por sua vez está contida na página Prancha.

Por isso utilize o modelo: www.saturnosurf.com.br/categoria/subcategoria/produto.

 

Outras dicas

Sempre separe por hífen as palavras

Você já deve ter percebido que estamos separando as palavras por hífen na URL. Pela nossa experiência, quando separamos frases e palavras na URL com hífen, o Google interpreta com mais facilidade que elas estão interligadas.

Não polua sua URL

Nunca coloque nada como /%3045prancha, /cat2143prancha, ou outras coisas que deixem a sua URL poluída. A URL deve ser fácil de ser gravada pelo usuário e fácil de ser encontrada pelo Google.

A URL deve ter no máximo  115 caracteres

Não deixe sua URL maior que 115 caracteres, o Google dificilmente lerá após passar desse número. Dependendo do quando você passar, você ainda poderá ser penalizado e cair diversas posições no ranqueamento dele.

 

31 comentários para “Como otimizar a sua URL

  1. Bom dia ja vi todas as aulas gratis e entendi a maior parte do conteudo, porem, eu fiz um site de portifolio a um ano no curso e usei uma hospedagem gratis, (no caso o xpg.com.br), nesse caso posso ter algum tipo de penalização por isso? eu pensando em comprar um dominio proprio e mudar-lo incluindo php criando um site em wordpress mas enquanto ele não fica pronto a duvida continua, subdominio existe ou não penalização?

  2. Olá, Endriu.

    Apenas por usar hospedagem grátis não há punição, a não ser que vá de encontro com alguma das diretrizes do Google.

    Espero ter ajudado.

    Abraço

  3. Olá, Leandro

    Não existe grande diferença entre terminar com o .html ou sem ele. A não ser que a url passe do número de caracteres recomentáveis, aí é melhor diminuir ela e o .html é dispensável.

    O que você não pode mesmo é ter as duas urls exibindo o mesmo conteúdo. Será interpretado como conteúdo duplicado e o seu site perderá relevância. Caso haja as duas, você terá que escolher uma delas e fazer um redirecionamento 301 da outra para a ela.

    Espero ter ajudado.

    Tendo mais dúvidas, fique à vontade para perguntar.

    Abraço

  4. Parábens! Bom Artigo! A url da página como a do título são as partes mais importantes para um bom posicionamento nos motores de busca, principalmente no google.

  5. Olá, se não aparecer na url o ( http:// ) vai fazer parte da contagem dos 115 caracteres específicos? E se aparecer é considerado a contagem com ( http:// )? Ou seja, aparecendo ou não o ( http:// ) participa da contagem?

  6. Após ler vários artigos SEO sobre o nome de domínio, vi que é muito importante a URL conter a palavra-chave principal para o melhor posicionamento no ranking do Google. Por esse motivo estou pretendendo criar nova URL incluindo a palavra-chave principal e direcionar para o mesmo site. Ajuda no ranking? Outra questão: se isso melhorar o ranking, a posição da palavra chave principal deve ficar no início da URL ou pode estar em qualquer posição ou isso não é importante?
    Abraço!

  7. vi que é muito importante a URL conter a palavra-chave principal para o melhor posicionamento no ranking do Google

  8. Uma dúvida, seguindo a logica de url pequena e auto explicativa, em casos como um ecommerce devemos ou não usar na url o termo comprar-coisa-tal, ou o correto seria apenas coisa-tal?
    Alem disso usar ou não o .html no final da url?

  9. qual é melhor?

    dominio.com.br/azul-seguros/azul-seguro-auto/azul-seguro-auto-cotacao

    ou

    dominio.com.br/azul-seguros/seguro-auto/cotacao-de-seguro-auto-azul

    1. Boa tarde Rodrigo.

      Das duas formas estão “corretas”, a decisão vai depender principalmente de qual termo de palavra-chave é mais relevante para o seu negócio? Quanto mais próximo do início estiver esse termo melhor, mas não se esquece de deixar as informações coerentes.
      (O Keyword Planner do Google Adwords pode ajudar com isso a identificar as melhores oportunidades).

  10. Boa noite , eu não entendo nada de SEO , bom na pesquisa realizada ao meu blogspot pela SEO Master deu que a minha URL esta regular ,o que posso fazer para melhor-la > Obrigado e agradeço pela ajuda eu desejo fazer o curso SEO grátis de vocês ,posso faze-lo? ,Obrigado pelo assistência e parabéns pelo site abraços.

  11. dúvida cruel, publico noticias, trabalho freelancer numa plataforma online, a briga é com os grandes, e preciso posicionar minhas noticias no google usando palavras chaves “no titulo”, qual conselho me daria para aparecer melhor nas buscas?

    1. Olá José Roberto.

      O principal ponto que você deve ter em mente para conteúdos pensando em Google é relevância.
      Usar as palavras-chave no título é uma parte do trabalho.

      Sugiro que faça o nosso Curso Online Gratuito para entender mais sobre a estratégia de SEO.

  12. O site permite que eu inclua mais fotos em uma galeria a parte, se eu coloca-las usando masi palavras chaves relacionaas ao assunto, isso daria algum resultado no SEO

    1. José Roberto,

      Cuidado com o uso excessivo da palavra-chave, pois isso pode resultar em uma penalidade.

      No nosso Curso Online Gratuito nós falamos um pouco melhor sobre isso na aula sobre Black Hat.

  13. Após ler vários artigos SEO sobre o nome de domínio, vi que é muito importante a URL conter a palavra-chave principal para o melhor posicionamento no ranking do Google. Por esse motivo estou pretendendo criar nova URL incluindo a palavra-chave principal e direcionar para o mesmo site. Ajuda no ranking? Outra questão: se isso melhorar o ranking, a posição da palavra chave principal deve ficar no início da URL ou pode estar em qualquer posição ou isso não é importante?

    1. Olá Junior,
      Domínios com palavras-chave exatas só são interessantes para SEO.
      Caso você tenha uma empresa com marca própria, sugerimos utilizar o domínio da sua empresa.
      Mesmo que não tenha a palavra-chave no domínio, é possível adicionar a palavra-chave no restante da URL.
      (É importante que seja logo após o nome do domínio para influenciar mais no ranqueamento).

      Exemplo: http://www.meudominio.com.br/palavra-chave

      Respondido?

      Abraços!

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