Como fazer um Title tag para o seu site não dar Tilte

Como fazer um Title tag para o seu site não dar Tilte

20 Comentários »

O title nada mais é que o título da sua página em HTML. Ele é considerado um dos elementos de otimização onpage mais importantes na hora de fazer o SEO interno de um site, pela grande relevância que o Google atribui a ele na hora de realizar uma busca. Logo, está claro que saber como construí-lo é imprescindível para a otimização do seu site.

Ao realizar uma busca no Google, o title logo aparece em destaque. No exemplo abaixo, fizemos a busca por “seomaster”.

Como fazer um Title tag para o seu site não dar Tilte
Figura 1: Title na busca do Google

 

Ele também é visível na aba, ao topo da página, como mostra a figura 2: 

Como fazer um Title tag para o seu site não dar Tilte
Figura 2: Title no navegador

 

Para ver o title no código HTML do site, basta clicar com o botão direito do mouse e selecionar “exibir código fonte da páginas”, depois dar Ctrl+F e escrever na barra de procura “<title>”. Ele irá aparecer dessa forma:

Como fazer um Title tag para o seu site não dar Tilte
Figura 3: Title no código HTML

Aprenda mais sobre Title tag e outros aspectos de SEO no nosso curso presencial.

Como construir um bom Title

Keywords

Em posts anteriores, atentei bastante ao fato das keywords serem o coração do SEO Interno de um site. No title não é diferente. A primeira coisa que você deve definir é quais são as melhores keywords para o seu site e para cada página dele.

Digamos que você tem um site sobre jogos de vídeo-game chamado Cartuchinho.com. Os jogos são separados por páginas de categorias, referentes às suas plataformas (Playstation 3, Xbox 360, Wii, etc.). As keywords gerais do seu site serão referentes ao universo do vídeo-game, as das páginas de categoria referentes às plataformas e as das páginas dos jogos serão diretamente ligadas ao jogo.

Para ilustrar, peguemos o jogo God of War 3, que é um jogo do Playstation 3.

Página
Keywords
God of War 3 God of War 3, Análise God War 3, Melhor Jogo de Ação, etc.
Playstation 3 Playtation 3, PS3, Jogos para PS3, etc.
Home Video-Games, Jogos de Video-Games, Videogames, etc.

Claro que tudo isso vai depender do resultado da sua pesquisa de Keywords, para selecionar as mais adequadas para o seu site.

Onde colocar as Keywords no Title

A sugestão é adiionar as palavras-chave o mais próximo do início possível. Isso deve ser feito porque o Google atribui mais relevância para as palavras no começo do title. Além de aumentar o CTR da sua páginas, pois o usuário identifica mais rapidamente as palavras no início do title, aumentando a chance dele entrar no seu site.

Então o Title deve ficar dessa forma:

God of War 3, tudo sobre Jogos de Video-Game!| Cartuchinho.com

Defina um padrão

Por experiência, é muito interessante definir um padrão para os titles do seu site. Uma boa forma de fazer isso é através do seguinte modelo:

[Keyword da página] + [Keyword Genérica do site] ou [Frase de ação]| [Nome do Site]

Retornemos ao exemplo acima novamente:
Como fazer um Title tag para o seu site não dar Tilte

Fica claro que nós utilizamos um conectivo entre as keywords. Ao inserirmos “tudo sobre”, nós demos sentido à frase. Isso é muito importante por dois motivos: é mais interessante para o seu usuário, para ler algo que faça sentido para ele, e o Google cada vez mais dá relevância para questões ligadas a “usabilidade“.

Ou seja, se o seu site está sendo feito pensado não só apenas em ranquear bem, mas também em oferecer uma boa experiência ao usuário.

Nunca passe dos 70 caracteres!

Os titles devem ter, no máximo, 70 caracteres. O que passar desse número, o Google não irá exibir na sua página de resultados. Existem páginas que utilizam mais de 70 caracteres em seus titles e são bem ranqueadas, mas apenas estão desperdiçando tempo e informação. Caso você prefira não correr o risco de ter boa parte da mensagem que você quer passar sem ser exibida, aconselho fortemente a construir titles com esse número em mente.

Utilize sempre um contador de caracteres para verificar o tamanho exato.

O Title deve ser único!

Cada página deve ter um title único que não seja utilizado em nenhum outro lugar no seu site. Diversas páginas utilizando o mesmo title não é uma estratégia bem vista pelo Google, que atribui uma menor relevância para ele quando isso acontece, ocorrendo uma “canibalização de keywords”. Além do mais, você acaba perdendo uma boa oportunidade de fortalecer cada página através de suas respectivas keywords.

O Grande Mandamento do Title

“Cada title dever ser único, com no máximo 70 caracteres”

 

E você, planeja o seu title de que forma? Alguma dica diferente?

20 comentários para “Como fazer um Title tag para o seu site não dar Tilte

  1. Bom dia, tudo bem?

    Preciso de uma ajuda, sobre o título do site “Sex Shop na WEB”. Hoje utilizamos “Sex Shop na Web, Sexshop, Sexyshop, Produtos Eróticos”. Penso que devo mudar este titulo, o que você me diz ou indicaria?
    Pensei em 3 opções:
    Sex Shop, Produtos Eróticos | Sex Shop na WEB
    Sex Shop, Produtos Eróticos | sexshopnaweb.com.br
    Sex Shop, Produtos Eróticos | Sex shop NAWEB

    Como devo criar os titulos internos das categorias e produtos?

    Obrigado.

  2. Olá, Rudinei.

    Como dito em meu post, indico a você usar as duas melhores palavras-chave, depois uma pequena frase de ação e finalizar com “| nome do seu site”.

    Em relação as páginas de categoria, coloque primeiro uma palavra-chave relacionada à categoria, depois uma relacionada ao seu site em geral, mais uma frase de ação e termine com “| nome do seu site”. Nas páginas de categoria, a primeira palavra-chave deve ser relacionada ao produto e a segunda à categoria e o resto é o mesmo da categoria e da home.

    Lembre-se: cada title deve ser único e ter, no máximo, 70 caracteres.

    Abraço

  3. Sensacional essa e todas as outras dicas. Estou lendo várias, mas só to me manifestando nesse artigo para não parecer chato.
    Só com o curso grátis de SEO consegui melhorar bastante meu blog. Imagina o que o serviço de consultoria tem a oferecer…

    Obrigado, abraço!

    1. Olá Fabrício, tudo bem?

      Muito legal saber que estamos te ajudando a melhorar o blog. Criamos o curso grátis de SEO justamente para isso, ajudar quem não tem nem noção do que SEO seja.
      Se estiver interessado algum dia na nossa consultoria, entre em contato conosco =)

      Até mais.

  4. Olá, tudo bem?
    Parabéns por este artigo! Estou há um ano tentando melhorr meu blog, até já paguei por alguns serviços, mas ele continua com avaliação baixa (RUIM). Não sei mais o que fazer sobre melhorar a questão das palavras -chaves. Você poderia me orientar de alguma forma? Eu não sei se o que está ruim é o titulo do blog ou das postagens (ou tudo rs rs).
    Sempre grata!
    Zélia Dantas

  5. Estou com um problema estou tentando editar meu tittle e minha description pelo codigo e ela nao esta ativando, já faz dois dias que mudei e ainda no google continua o titulo antigo e a descriçao antiga

    1. Olá Gabriel.

      As indexações automáticas do Google automáticas não são instantâneas, podem chegar a 15 dias.
      Sugiro você utilizar o Search Console para agilizar.

  6. Hugo,
    Você deve pesquisar quais os termos mais utilizados para busca no seu mercado.
    Sugiro utilizar o Keyword Planner do Google Adwords.

  7. Ótimo artigo, tem me ajudado muito.
    Tenho um e-commerce e plataforma tem os campos onde informo o title e meta description em cada produto. Minha dúvida, esclareça se for possivel, na ‘descrição do produto’ se devo também incluir um titulo usando H1, se para os buscadores não vão constar como dois títulos ou H1 na mesma página sendo assim possivel eu ser penalizado. Obrigado

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