Como fazer SEO para Blogger: quem tem medo?

Como fazer SEO para Blogger: quem tem medo?

79 Comentários »

Embora o WordPress seja sempre apontado como a melhor plataforma para blogs, o Blogger é também uma ótima plataforma e possui recursos de SEO bastante interessantes. Quando utilizados de forma correta, esses recursos permitem uma disputa em igualdade de condições com outras plataformas.

Por isso, mantenho o Gerenciando Blog no Blogger há mais de 4 anos. Neste artigo, você conhecerá os recursos de SEO que a plataforma oferece e aprenderá a utilizá-los para se destacar nas buscas do Google.

Para entender mais como fazer SEO para seu Blogger e outros aspectos de SEO inscreva-se no nosso curso presencial.

1. Título do blog e das postagens

O título do seu blog e de suas postagens é um fator importantíssimo de SEO. Títulos originais e provocativos atraem a atenção e podem fazer com que os usuários do Google escolham o seu link dentre tantos outros.

O Blogger define automaticamente a tag title do blog de acordo com o que você definir em “Configurações” / “Básico” / “Título”. Você pode adicionar também a descrição do seu blog ao título, bastando uma pequena alteração no HTML do seu template.

ferramenta de título do blogger

Já nas postagens, é utilizado como title o próprio título das postagens. É uma ideia interessante adicionar o título do seu blog ao final, o que também é feito com uma pequena alteração.

O código abaixo, que deve ser colocado na seção <head> do seu template em substituição ao código original (<title><data:blog.pageTitle/></title>), fará as duas alterações citadas nos parágrafos acima. Note que você deve colocar suas próprias palavras chave no trecho destacado em negrito.

<b:if cond=’data:blog.pageType == &quot;index&quot;’>

    <title>Palavras-chaves – <data:blog.title/></title>

<b:else/>

    <title><data:blog.pageName/> – <data:blog.title/></title>

</b:if>

Mais informações: Como otimizar o título das suas postagens para o Google

 

2. Metatag description

A metatag “description” é utilizada em algumas situações pelo Google para mostrar um pequeno trecho do conteúdo de seu blog ou página nos resultados da busca. Por isso, definindo-a de maneira correta, também aumentarão suas chances de receber cliques nos resultados das buscas.

No Blogger, ela é definida em “Configurações” / “Preferências de pesquisa” / “Metatags”.

sistema de meta tags no blogger

Ao definir uma descrição para seu blog, ela também será ativada para suas postagens, com o título “Descrição da pesquisa”, ao lado direito do editor.

campos de meta tags para postagens

 

3. URLs customizadas

A presença de palavras chaves na URL de suas postagens é outro importante fator de SEO. Por esse motivo, é importante que você sempre analise e defina corretamente a URL de todos os artigos que você escrever em seu blog.

Para modificá-la, basta utilizar a opção “Link permanente”, disponível na barra direita de opções do editor de postagens.

urls personalizadas

Mais informações: URLs personalizadas nas postagens do Blogger

 

4. Heading tags

A estrutura de heading tags (ou cabeçalhos) também é importante para fins de SEO. O artigo Saiba como usar as Heading Tags explica muito bem o seu uso.

No Blogger, é possível controlar as tags H1, H2, H3 etc., definindo-as no CSS do seu template. Os bons templates já vêm com as tags definidas de forma correta, bastando escolher o “Formato” adequado ao escrever uma postagem.

heading tags para blogger

Mais informações: Uso de heading tags no Blogger

 

5. Atributos ALT e TITLE em imagens

Ao utilizar imagens nas postagens, o Blogger permite que sejam definidos os atributos ALT e TITLE, que são essenciais para o bom ranqueamento das imagens na busca.

Utilizá-los é bem simples: basta selecionar a imagem no editor, clicar em “Propriedades” e preencher as caixas “texto do título” e “texto alternativo”.

Propriedades de URL no Blogger

 

6. Outros recursos

Além das funcionalidades citadas acima, que são as que têm maior impacto em SEO, o Blogger também oferece outros recursos na seção “Configurações” / “Preferências de pesquisa” que podem ajudá-lo a realizar o “ajuste fino” de suas configurações. Nos artigos abaixo é possível conhecê-los de forma detalhada:

7. Otimização off-page

Todos os itens acima tratam da otimização on-page, que era uma das deficiências do Blogger até pouco tempo atrás. Felizmente, agora todos esses ajustes são possíveis.

Quanto à otimização off-page, não há desculpas: para o Google, não há diferenças da plataforma onde está o blog. Os backlinks são tão importantes no Blogger quanto em qualquer outra plataforma. Mas, se você quer evitar o preconceito que um domínio .blogspot.com pode causar, é simples resolver: basta configurar um domínio próprio em seu blog.

 

Conclusão

Diferente do que muitos pensam, é possível fazem um bom trabalho de SEO no Blogger. Os recursos apresentados neste artigo serão ótimo apoio para isso.

Mas, não custa nada lembrar: o primeiro e mais importante fator de ranqueamento sempre será o conteúdo original e de qualidade. E isso não depende em nada da plataforma onde ele é publicado.

79 comentários para “Como fazer SEO para Blogger: quem tem medo?

  1. Bom dia Adelson, como vai? :)

    Seu artigo está impecável, como sempre! Repleto de informações úteis e importantes, assim como orientações claras e acessíveis para todos nós, independente do nível de conhecimento nesta área.
    Na minha opinião o Blogger também uma ótima plataforma que utilizo a 2 anos e estou muito satisfeita.
    Preciso fazer algumas mudanças referentes a Seo, e este artigo é um verdadeiro índice de como podemos fazer um ótimo trabalho de Seo, muito obrigado por compartilhar conosco!
    Gostei muito da sua colocação final, reforçando que um dos pontos mais importantes é o conteúdo original e de qualidade, concordo plenamente!

    Parabéns pelo artigo e mais uma vez agradeço por compartilhar conosco estas informações e orientações :)
    Um enorme abraço!

  2. Urls amigáveis e metatag “description” normalmente são esquecidas pelos blogguers e utilizar essas dicas para melhorar a visibilidade são de grande valia !-)

  3. Olá, Sam!

    Que ótimo poder contar com sua presença neste artigo, prestigiando-o com seu comentário!

    Manter o Gerenciando Blog no Blogger é para mim uma questão de honra! Foi a forma que encontrei para mostrar que é possível ter um blog com boa visibilidade nessa plataforma, desde que saibamos aproveitar os recursos que ela oferece.

    Os pontos que cito são realmente importantes para ganhar relevância no Google. Aliados a um bom conteúdo, permitem competir com qualquer outra plataforma.

    Grande abraço e obrigado pela presença!

  4. Olá, Martin!

    Os dois fatores que você citou são mesmo muito importantes! Até o início de 2012, esse era o calcanhar de Aquiles do Blogger, pois não era possível customizar as URLs de forma prática, nem definir description para os artigos. Felizmente, agora temos esses recursos de forma simples e prática.

    Um abraço!

  5. Muito interessante seu artigo Adelson, parabéns!

    Vai fazer um ano que criei um blog e no decorrer desse tempo aprendi muita coisa com o GB e aos poucos estou aprimorando isso, existem detalhes que eu não via antes e nem muito menos dava importância, mas graças aos seus ensinamentos estou melhorando. Comecei tudo errado sem saber fazer um O com copo mas hoje sei pelo menos o básico rsrsr

    Eu queria saber a respeito de uma coisa: Como é que mostra na busca do google pelo blog os tópicos que ficam abaixo do título? Por exemplo: Quando pesquiso o site do G1 não aparece somente o título e a descrição, mas também alguns tópicos do site com descrição para cada um. Isso é possível no blogger? Obrigado

  6. Olá, Adelson
    gostei muito do artigo, especialmente dos pontos 1 e 3. Acho que são pontos que não estou aplicando bem e posso melhorar no meu blog.
    Obrigada e um grande abraço,
    Lu

  7. Olá, Adelson!

    Para quem inicia um blog, a princípio não entende que estas técnicas podem surgir um efeito muito amplo para o melhor posicionamento do artigos junto aos buscadores.

    No decorrer da vida do blog, esse pensamento é mudado, quando vemos os resultados que as técnicas de SEO proporcionam.

    Eu só tenho a agradecer pelo conhecimento partilhado com tantos detalhes e acessível para todos (iniciantes ou não).

    Abraço!

  8. Olá Adelson, bom dia!

    Quero parabenizá-lo pelo excelente artigo. Como sempre de muito boa qualidade e nos trazendo informações úteis e necessárias.
    Obrigada!

    Abraços…!

  9. Parceiro Adelson, fico feliz e compensado ao ler seu artigo! isto porque no www. tudoseo.com tenho falado muito sobre estas tecnicas, porém, este seu post é um dos mais detalhados e completos sobre este assunto que já vi na internet… parabéns, este seria um post que eu gostaria de ter escrito … parabéns mais uma vez.;…

  10. Olá, Henrique!

    Fiquei muito feliz ao ler seu comentário e saber que os artigos do Gerenciando Blog estão sendo úteis para a evolução do seu trabalho!

    Quanto à sua dúvida, esses tópicos são chamados pelo Google de “sitelinks” ou “links do site”. Eles são determinados automaticamente pelo Google, que tenta entender quais são as páginas mais relevantes do seu trabalho. Não é possível fazer com que o Google os crie nem indicar quais serão mostrados. Só é possível sugerir ao Google que rebaixe alguns resultados quando você não os considera relevantes.

    Veja mais sobre esse assunto no artigo http://www.gerenciandoblog.com.br/2012/05/definindo-seus-links-do-site-que.html

    Um abraço!

  11. Oi, Lu!

    Que ótimo vê-la participando também aqui!

    Os dois itens que você citou são muito importantes para o bom posicionamento dos seus artigos nos resultados do Google. Vale a pena investir seu tempo para fazer essas alterações, pois o resultado é compensador.

    Um abraço!

  12. Olá, Edigley!

    SEO é uma preocupação que poucos têm ao iniciar um blog. Por mais que o Google tenha realizado esforços para encontrar conteúdo relevante de forma independente dos fatores técnicos, eles ainda têm muita importância.

    Meu pensamento é: se eu não me atentar a isso, meu concorrente o fará e estará à minha frente! Por isso, é um esforço válido e compensador.

    Um abraço e obrigado por vir aqui participar!

  13. Olá, Mauricio!

    Muito obrigado pelos seus elogios!

    Acabo de visitar o seu blog e fiquei feliz em conhecer mais um bom trabalho desenvolvido na plataforma Blogger!

    Fico realmente satisfeito ao ver as pessoas que sabem investir e tirar proveito de todos os recursos que o Blogger oferece, afastando essa imagem de amadorismo que muitos ainda erroneamente têm sobre ele.

    Um abraço!

  14. Olá Adelson , tudo bom?

    Muito bom Post!

    Lembrando que conteúdo realmente é o principalmente fator para rankeamento mas ainda os links ajudam muito.

    Acho que um site pode sim subir sem precisar de links criando conteúdo original, e com certeza ele vai ganhar links naturais assim , mas trabalhando links e post guest assim como esse seu aqui é fundamental para ver sua estratégia em bom caminho e crescendo mais rapído.

    Abraços

  15. Olá, Juan!

    O conteúdo original sempre será o principal fator de rankeamento. Mas, sem links de qualidade apontando para ele, dificilmente será possível conseguir boas colocações no Google.

    Um abraço e obrigado pelo elogio!

  16. Olá, Endrigo!

    Torço para que as dicas sejam úteis para o seu blog! O Blogger ainda é subestimado em termos de SEO, mas é realmente possível fazer um bom trabalho com ele!

    Um abraço!

  17. Ótimo artigo, só tenho uma duvida no meu blog 90% do conteúdo são imagens e só as tags alt e title não estão me garantindo uma boa posição no google. Alguma dica para que possa mudar isso?

  18. Olá!

    Obrigado pelo elogio ao artigo!

    Para as imagens, há outros cuidados que você pode tomar para ter bons resultados:

    – Colocar no nome dos arquivos com palavras-chave que você deseja posicionar.
    – Gravar as imagens com o tipo e compactação adequadas, para evitar tornar seu blog pesado.
    – Cuidar também do texto próximo à imagem, pois isso também influencia o posicionamento no Google.

    Caso você deseje mais detalhes sobre o assunto,recomendo a leitura do artigo http://www.gerenciandoblog.com.br/2013/07/como-otimizar-imagens-para-o-seu-blog.html

    Um abraço!

    1. Muito bom trabalho Adelson. Procurei aplicar tudo o que você ensinou nesse artigo e realmente foi surpreendente os resultados em meu blog, continue com esse trabalho maravilhoso e que deus continue te iluminando.

  19. Parabéns amigo!

    Li sobre sua história em um ebook que adquiri através de um trabalho do Gustavo Freitas, onde havia uma entrevista com você e agora, por acaso, encontrei este artigo através de pesquisa no google. Estou muito grato pelas informações deste artigo.

  20. @Bruna: Que ótimo! Fico muito feliz que o artigo tenha sido útil para vocês!

    @Fábio: Muito obrigado pelos elogios! Eu sempre procuro escrever os artigos de uma forma que todos possam entendê-los e segui-los. Por isso, é mesmo ótimo receber um retorno como o seu!

    @Jotta: O Gustavo é um grande parceiro meu em diversos projetos! Ótima pessoa e ótimo profissional! Fico feliz que você tenha chegado até aqui!

    Um abraço a todos vocês!

  21. Sempre evitei o blogspot por causa disso. Não mudo a minha preferencia nem depois de ter lido. O SEO é só uma das preocupações haha, wordpress vence em tudo

  22. @Felipe: Obrigado pelo elogio!

    @Ataraxia: Felizmente, o Blogger evoluiu muito nos últimos tempos em termos de configurações de SEO, como mostra o artigo. Também teve evolução em outros aspectos. Quanto à velha discussão de qual é a melhor plataforma, eu sempre costumo dizer: “Depende”. Para a grande maioria dos blogueiros, o Blogger atende todas as necessidades, com a vantagem de ser muito mais simples de lidar que o WP. Para quem é experiente e tem conhecimentos para aproveitar os diferenciais do WP, com certeza ele será uma ótima escolha.

    Abraço a vocês!

  23. seus posts são impecáveis, ajudam muito mesmo, não só esse sobre SEO mas tambem outros, você na minha opinião, é
    o MELHOR bloggeiro de tutoriais para Blogs que tem no Brasil.

    agradeço o post .

    SUCESSO !!! :D

  24. Tenho uma pequena marcenaria familiar e gostei muito das orientações do seu artigo e gostaria que visitasse minha meu blog e me desse algumas orientações de como posso conseguir um melhor posicionamento nos resultados orgânicos. Endereço do meu blog almprojetos.blogspot.com

  25. Bom dia,

    Parabéns pelo trabalho!

    Estou a renovar meu blog.

    O blog existe desde antes do novo blogger. Eu então já havia inserido as Meta tags no próprio html em editar modelo. O novo blogger veio com esta opção facilitada, sem ter que editar o html, inserindo as meta tags através do painel em Configurações – Preferências de Pesquisa que até então não alterei.

    Minha dúvida é:

    Posso fazer o preenchimento deste novo campo de Meta tags descrição, mesmo já tendo ela manualmente inserida no Html?

    Isso pode gerar algo duplicado ou ocorre alguma substituição automática?

    Em termos de SEO vale a pena arriscar?

    Quero fazer esta atualização, pois, ela permite que abra a opção em cada post específico, na hora da postagem, de inserir as Meta Tags(informações de Pesquisa) individuais. O que até então não tinha como fazer via html no antigo blogger. E penso que inserir estas Meta Tags nos posts individualmente melhore em termos de SEO.

    Obrigado!

  26. Já trabalho com a plataforma Blogger há alguns anos, e também não tenho do que reclamar.
    Seu artigo é bastante completo, ajuda bastante a desmitificar assuntos relacionados a SEO no Blogger, que para muitos é impossível.

  27. Agradeço pelas dicas…a gente sempre consegue ir aprendendo com artigos como o seu e isso é o que faz a internet melhor. Parabéns.

  28. ótimas dicas para seo em blogs… vou acompanhar o blog para melhorar meus sites de replicas de relógios famosos..

    1. Excelente post, concerteza todos os dias entro no site de voces e estou aplicando uma tecnica nova em meu blog, voces estao de parabens, continue assim…

  29. Muito obrigado pelas dicas, você me ajudou muito, estou fazendo um blog grátis, e assas dicas de Seo, vai me ajudar bastante

  30. Gostei muito e já introduzi alguns do seo no meu blog, mas sou do tipo que sempre acho que falta algo para alavancar, mas enquanto isso continuo no projeto Blog do KDS TI.

  31. Oi Adelson, já tinha lido um outro post do eu site e achei muito bem explicativo e me acrescentou muito, obrigada por compartilhar.

  32. Sou usuário da plataforma bloguer alguns anos irei testar estas técnicas SEO no meu Blog de Informática vamos que vamos.

  33. Geralmente tenho problemas com alt tag, tag title, não consigo as vezes ter tantas idéias para todas as imagens mas me preocupo em sempre fazer o melhor valeu pela dica

  34. Dizer que uma plataforma como o Blogger não é possível fazer SEO, é um afirmação equivocada, muitas pessoas não sabem usá-la.
    Excelente artigo.
    Abç

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SP São Paulo (11) 2640-7284 Rua Manuel da Nóbrega, 456 conj. 65 - Paraíso - São Paulo - SP
RJ Rio de Janeiro (21) 4126-1965 Tv. Domingos Candido Peixoto, 501 / casa 1 - Icaraí - Niterói - RJ