Como é a Formação de Especialista em SEO

Como é a Formação de Especialista em SEO

1 Comentário »

Algumas atividades muito importantes no mundo não tem uma formação específica. Uma delas é o especialista de SEO. Não existe uma faculdade para formar um SEO. Também nunca vi nenhuma aula especificamente sobre otimização.

O único momento que vi abordarem o tema foi em uma aula de Marketing na Internet, que era eletiva, ou seja, apenas uma pequena parcela dos alunos faz. Não preciso nem falar que o tópico SEO foi falado apenas por alto, como “um negócio que você faz pra botar seu site no topo do Google”.

Mas SEO não deve ser visto como “mais um negócio”, porque é simplesmente uma das atividades mais importantes de qualquer site! E digo isso baseado na quantidade de acessos que o canal orgânico gera.

Então como aprender SEO?

Simples: fazendo SEO. Como sempre, a melhor forma de aprender, é na prática. Mas para isso, você vai precisar estudar antes. E é aí que eu vou te ajudar.

Onde achar conteúdo

Existem diversos sites na web com conteúdo te falando como ranquear melhor, como atrair mais acessos, como otimizar seu site da melhor maneira. Conteúdo sobre SEO é o que não falta.

Aqui mesmo você pode aprender de diversas formas:

  1. Curso SEO Master – Presencial
  2. Tutorial de SEO em 7 Aulas – Online
  3. Artigos de SEO no Blog

Mas é importante que você aprenda em outros lugares também, como:

  1. MOZ
  2. Search Engine Land
Existem dezenas de bons sites para estudar SEO, mas não vou passar todos, porque a busca também faz parte do aprendizado! ;]

Qual o perfil de SEO

Em qualquer profissão existe um perfil que é mais apropriado. Pra otimização de sites também existe esse perfil. Vamos ver algumas características:

  • Pensamento Analítico
    A todo momento você vai precisar verificar se a estrutura e conteúdo de um site está de acordo com as boas práticas. Além disso, e o mais importante, precisar pensar e propor melhorias para o site.
  • Ser safo
    Essa é uma gíria que não sei se todos conhecem, mas é o indivíduo com o famoso “jogo de cintura”. A maior parte dos desafios que um especialista enfrenta são novos. Eu diria que 80% dos sites que encontramos precisaram de uma solução totalmente nova.
  • Gostar de estudar
    Como o Google passa por mudanças frequentemente, a necessidade de atualização dos profissionais de SEO é quase que diária. Então fique atento pra pegar o material mais fresco, porque os antigos podem estar totalmente equivocados.
  • Ser Humano
    Um dos principais diferenciais de um bom especialista de SEO é aquele que entende como entregar o melhor site para o usuário, pois é aqui que o valor para o site é realmente criado. Não fique paranóico com o 1ª lugar, mas com o sucesso do site.

Habilidades Necessárias

Além das habilidades descritas acima, são necessárias também habilidades mais práticas, como:

  • Web Analytics
    Para saber quão bem a otimização de um site está indo, é necessário ter as métricas chave para entender o desempenho. Isso você pode ver de forma muito fácil através do Google Analytics, que é a principal ferramenta do mercado.
  • Inglês
    Quase 99% do material sobre SEO está inglês, feito principalmente pelos colegas lá nos Estados Unidos. Então é necessário pelo menos conseguir ler em inglês com tranquilidade, para a barreira da língua não ser também uma barreira para o seu desenvolvimento. 
  • Usabilidade e Experiência do Usuário
    O SEO de verdade entende que o que importa não é só trazer os acessos para determinado site, mas aumentar o desempenho dele, como mais vendas ou mais leitores. E para isso é indispensável compreender como o usuário se comporta e aje dentro de um site. 
  • Web Marketing
    Entender a sua área é fundamental. Você não precisa ser especialista em Mídias Sociais, Mail Marketing ou Adwords, mas precisa entender como essas outras áreas funcionam e qual a importância de cada uma para a estratégia geral do site.
  • Redação
    Talvez você não precise escrever tanto, mas é extremamente importante saber como passar para o usuário o que você oferece no seu site, de uma forma que seja clara e rápida. O texto é o seu grande amigo na otimização.
  • HTML Básico
    Não se assuste caso tenha pavor daquela tela cheia de letras e números aparentemente aleatórios. Vamos explorar um pouco melhor esse tema abaixo.

Preciso saber programação?

Absolutamente não! Já reparou como programação é um termo um pouco amplo? O que você realmente precisa saber é um pouco de HTML. Não se assuste, uma aula básica de HTML já vai te dar uma boa noção para fazer quase toda a otimização possível. Mas recomendo ir um pouco mais a fundo, pra entender como funciona o HTML e suas estruturas.

Não se preocupe, o importante mesmo é saber identificar se tem algo errado, e saber quem chamar pra resolver isso.

 

Um comentário para “Como é a Formação de Especialista em SEO

  1. Concordo com tudo que o artigo diz.
    São boas práticas para quem está interessado em ingressar na internet como especialista de seo ou marketing de busca.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SP São Paulo (11) 2640-7284 Rua Manuel da Nóbrega, 456 conj. 65 - Paraíso - São Paulo - SP
RJ Rio de Janeiro (21) 4126-1965 Tv. Domingos Candido Peixoto, 501 / casa 1 - Icaraí - Niterói - RJ