Como criar um domínio pensando em SEO

22 Comentários »

Uma das dúvidas mais pertinentes quanto à criação de um site é a escolha de seu domínio. Tendo em mente que o processo de otimização deve começar bem antes do lançamento do site (no mundo perfeito deveria iniciar na fase de projeto), vamos listar algumas dicas importantes para lhe ajudar a escolher um bom domínio para seu site.

Para entender melhor como criar um domínio pensando em SEO e e outros aspectos de SEO inscreva-se no nosso curso presencial.

1) Branding (Construção, posicionamento e divulgação de marcas)

A primeira dica, que parece ser contraditória ao tema do post, é: não pense somente em SEO. Domínios, assim como títulos, não devem ser somente uma lista de palavras-chave. Tente combinar sua principal palavra-chave com algum termo a fim de gerar uma marca. SEO Master, Mundo Java, Super Downloads, Template Monster e Mr Jogos são alguns bons exemplos.

2) Copyright

Se sua intenção é registrar um domínio, já pensando depois em utilizá-lo para sua empresa, veja antes se já não existe alguém do seu ramo utilizando o mesmo nome, ou algo bastante parecido. Desta forma, dores de cabeça judiciais podem ser evitadas no futuro. Para fazer este tipo de busca, utilize a pesquisa de marcas do  INPI.

3) Tamanho

Tente seguir a seguinte regra: quanto menor melhor! É claro, desde que não prejudique a marca, pois senão domínios como a.com.br já estariam sendo bastante utilizados.

4) Extensão (TLD)

Considere como 1ª opção o .com.br, ainda mais agora que não é mais obrigatório possuir um CNPJ para registrá-lo. É o comum, usual e o que as pessoas tendem a digitar quando não lembram a extensão de um site. Além disso, extensões como .net ou .info, por não serem muito usuais, demandam um esforço maior para divulgação e marketing. Uma dica: caso tenha um site .com.br, registre também o .com, caso seja possível, e o redirecione (utilizando Redirect 301) para o anterior.

5) Crie e atenda às expectativas

A questão aqui é tentar fazer com que alguém que veja o seu domínio, naturalmente saiba do que se trata o conteúdo a ser encontrado em suas páginas. Nomes como Submarino, Catho ou Tuangr precisam de um esforço maior de branding, pois não possuem nomes intuitivos nem relacionados ao que fazem.

6) Evite hífens e números

Sem explicações adicionais. A dica já diz tudo.

7) Fácil de digitar, de ser lembrado e divulgado

Se seu domínio precisa ser soletrado, gera alguma dificuldade na hora de digitar ou requer um esforço maior para ser lembrado, você já está perdendo pontos. Resumindo, não dificulte a vida de seus visitantes e de possíveis divulgadores de seu site.

8 ) Linkability

Domínios com uma marca atrelada possuem maior facilidade de receber links. As pessoas sentem mais confiança nestes sites do que em domínios como seo-otimizacao-de-sites.com.br. Além disso, muitas vezes, domínios como o anterior, são associados a criação automática de sites e conteúdo de baixa qualidade.

9) Criatividade

Caso você não queira ou não possa utilizar SEO em seu domínio, tente pensar em alguma idéia criativa, principalmente se você estiver desejando criar um blog.

Se você gostou do nosso blog, assine o RSS ou então receba os posts por e-mail.

 

22 comentários para “Como criar um domínio pensando em SEO

  1. Bem, não é exatamente assim. Primeiro que gerar conclusões apenas com um exemplo não é uma situação que passa muita confiança. E segundo que tomar como base uma concorrência que possui apenas 590 buscas mensais não pode ser considerada uma boa base de testes (sem querer desmerecer os resultados obtidos).

    Podem confiar: o título é mais importante do que a URL.

    Abraços

  2. Tenho o site http://www.agemais.com.br e temos uma série de outros domínios reservados, tais como , agevidaativa, agematuridade, todos relacionados com a nossa atividade.

    É válido colocar todos os outros domínios redirecionando para o principal, ou o melhor é escolher apenas um dominío ?

    Parabéns pelo site!

    Abraços !

  3. @Felipe o ideal é trabalhar com apenas um domínio. Casos estes outros sites já possuam acessos, PageRank e tratam de assuntos diferentes do AgeMais, talvez possam ser redirecionados para páginas internas do domínio principal. Caso falem do mesmo assunto, redirecione para a homepage.

    Abraço

  4. @Marco Aurélio o fato de ter a palavra-chave na URL ajuda, porém existem outras questões importantes: Sua empresa só vende case? Não é possível que você queira vender algo diferente no futuro? Nestes casos, é melhor criar um domínio mais genérico (nomedaempresanotebook.com.br)e páginas específicas para cada categoria e produto. Do contrário, você será obrigado a comprar e otimizar domínios diferentes para a mesma empresa a cada produto novo, o que não é a melhor situação para o usuário nem para SEO, já que vai ter o trabalho de otimização diluído em vários domínios, ao invés de ter um só com maior autoridade.

    Com relação à sua outra pergunta, infelizmente somente o Google tem a resposta ;)

    Abraço

  5. Estou fazendo otimização de um site onde o cliente já havia comprado o dominio com o nome dele. (www.nome.com.br) acontece que obviamente não existe nenhuma relação com o conteúdo.

    Estava pensando em adquirir um domínio tipo http://www.atividade-fim.com.br e redirecionar para o dominio principal.

    Você acredita que isso de alguma forma possa ajudar o SEO?

    Obrigado e parabens pelo seu site. Muito legal sua inciativa de ajudar as pessoas.

  6. Olá, estou criando uma estratégia de SEO, registrando diversos domínios em busca de palavras chaves importantes. Meu site principal é: http://www.graficariomega.com.br – Registrei o domínio http://www.bannersfaixas.com.br na intenção de ter uma boa posição nos resultados de ” banners faixas” na qual tem bastante tráfego mensal de busca. Nesse site, criei um conteúdo novo, porém segmentado. Continuo usando a minha marca nesse novo ´domínio e aidna faço um link para meu site principal. O novo domínio está em Sexto lugar. Estou querendo aplicar essa “campanha” com diversas palavras chevas, como “cartão de visita”. Porém, os domínios “.com.br, .com (os principais) estão todos registrados. Minha dúvida é: um domínio “.com.br” tem tanta rlevância quanto um domínio “.pt” ? Se eu tivesse registrado wwww.bannersfaixas.pt em vez de .com.br, vc acha que eu teria o mesmo resultado. Dúvida cruel. Vale a pena pagar 30 reais e testar? rs
    Abraços!

  7. Fala Leandro,

    Eu já faço isso. Só que “cartão de visita” é muito concorrido. Eu não consigo chegar perto dos primeiros resultados com diretórios. Eu estava lendo uma informação disponibilizada pelo próprio google. Segundo eles, eles dão preferências para o “.br”, ou seja, se eu registrar um dominio http://www.cartaodevisita.blog.br terei a mesma importancia para o google que um dominio http://www.cartaodevisita.com.br ?

    Outro teste que fiz, e não deu certo foi duplicar a palavra cheve dentro do dominio. Ex: http://www.graficagrafica.com.br – O google nem me anexou!!

  8. Boa Tarde.. eu tenho um dominio Brindes.BLOG.br e estrou tentando otimizar para ser um dos primeiros na palavra brindes, será que por ser blog.br interferre em algo?… o ultimo que eu otimizei foi para um cliente de ribeirão preto para a palavra “Brindes Ribeirão Preto” consegui bons resultados em menos de um mes..

  9. @brindes não interfere, o único problema é que domínios blog.br são teoricamente para blogs, isto é, pode acontecer de alguém que esteja procurando por uma empresa ou serviço de brindes e veja sua extensão blog.br, não clicar em seu site. Utilize bem o title e a description para reverter esta possível situação.

  10. Pois eh meu caro SeoMaster, belo artigo. Agora, eu vejo assim, é uma corrida contra o tempo, é sabido que muitas técnicas de SEO que antigamente eram aceitas e prudentes, diga-se de passagem, hoje em dia são intoleráveis pelos mecanismos de buscar mais moderninho, inclua o Google ai. Eu creio que num futuro não muito distante, o domínio não será levado em consideração, ou terá um importância pequena para os mecanismos de buscas, esses por sua vez vão focar mais no conteúdo e nos sites que estão apontando para determinado site.

    Agora uma curiosidade, é sabido que a quantidade de vezes que um keyword se repete no conteúdo de um site é levado em consideração, quanto mais, mais pontos positivos, então eu pergunto, isso é uma verdade para domínios também?

  11. Este artigo é muito bom, e realmente poucas pessoas pensam no nome quando vão criar um site, é importante de cara que a pessoa se identifique com o nome. Não é todo mundo que tem a sorte de criar um nome meio que nada a ver e ter este nome relacionado ao seu conteúdo. Afinal o que era “Google” no começo de tudo, BING..

    Claro que para estas grandes empresas a ordem não se aplica mas o melhor é se voce fala de culinaria crie um site que tenha algo a ver “Batatafrita.com” “Cozinhandocomochefe” São bons exemplos.

    Parabens pelo artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SP São Paulo (11) 2640-7284 Rua Manuel da Nóbrega, 456 conj. 65 - Paraíso - São Paulo - SP
RJ Rio de Janeiro (21) 4126-1965 Tv. Domingos Candido Peixoto, 501 / casa 1 - Icaraí - Niterói - RJ