Como construir sua marca nas redes sociais

Como construir sua marca nas redes sociais

3 Comentários »

Você checa suas redes sociais diariamente, certo? Está sempre querendo saber se falaram com você e o que estão falando de você, não é?

O mesmo vale para a sua marca!

É muito importante estar atento ao que as pessoas pensam e falam dela. Se pensarmos que as redes sociais fazem parte do cotidiano de quase 91% dos brasileiros, podemos dizer que o alcance de uma marca bem construída nas redes é, no mínimo, enorme.

Existem diversas técnicas que fazem com que ela tenha uma boa imagem online, tais como a humanização, comunicação e o relacionamento com os fãs.

Abaixo, fizemos uma compilação de ações que te ajudarão a estabelecer sua marca nas mídias sociais.

 

Personifique sua marca

Tem gente que gosta de falar com plantas, com bichos e de vez em quando até falamos com nossas máquinas, mas o que a gente gosta mesmo é de falar com gente!

Pensando nisso, é necessário que sua marca se porte de uma maneira humanizada dentro das redes sociais, para que haja maior engajamento do público e, consequentemente, maior conversão nas vendas de sua empresa.

Defina a personalidade da marca e o que ela representa. Dê vida, voz e presença a ela. Pense em como sua marca agiria se fosse uma pessoa de carne e osso.

Se liga! O Twitter do Ponto Frio é um case de sucesso que exemplifica essa postura humanizada da marca! Ele fala das suas experiências cotidianas, come, dorme, etc.

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Sempre antenado no que acontece no mundo (online e offline) ele utiliza bom humor para fazer propaganda dos produtos vendidos pela loja.

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Conheça seu fã

É imprescindível que uma marca conheça seus seguidores.

  • Estude quem consome seus produtos ou serviços, busque saber onde essas pessoas estão, dentro e fora das redes sociais.
  • Crie “personas” de seus clientes, pense sobre a vida deles, suas profissões, personalidades, estilo de vida, hábitos de consumo, faixa etária, entre outros.

A partir dessa definição, monte as campanhas que serão publicadas nas redes sociais.

Lembre-se! Monte as campanhas se imaginando como receptor daquele conteúdo. Conhecendo o dia a dia do seu consumidor você terá uma boa noção do que é relevante para ele, instigando interação.

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Construa relacionamento

Para obter sucesso nas redes sociais a marca deve criar relacionamento com o público. Não utilize as redes apenas como modo de divulgar e anunciar produtos.

  • Interaja com as pessoas, pergunte a elas do que elas gostam, sobre o que elas se interessam, mostre ao público que você se importa com ele e com seu bem estar, criando, assim, um relacionamento forte e duradouro.
  • Torne-se membro da comunidade e fique atento à maneira como as pessoas interagem, sua cultura e comportamento dentro das redes sociais.

Essa análise é importante, porque pode mostrar oportunidades de uma relação com valor agregado.

O Burguer King da Noruega fez uma ação um tanto quanto ousada. Com a intenção de manter apenas os amantes da sua comida, eles fizeram uma promoção: ele distribuiu Big Mac’s (do concorrente McDonald’s) para os clientes, porém, se você aceitasse a oferta seria banido para sempre da página do Burguer King no Facebook. Essa ação custou à empresa menos 30.000 fãs na página, mas segundo eles, os verdadeiros amantes do Whopper e cia, geram 5x mais engajamento na página, que, para a empresa, é muito mais significativo.

 

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Comunique-se

Esteja sempre aberto ao que os usuários estão dizendo, acompanhe-os. As redes sociais são ótimas formas de receber feedback sobre o trabalho realizado ou sobre o seu produto.

Um ponto importante é a agilidade nas respostas às perguntas feitas pelo público.

O relatório “Consumer Views of Live Help Online 2012” realizado pela Oracle mostrou que, a maior parte dos usuários do Twitter espera por uma resposta pessoal e no prazo de até duas horas após twittar uma dúvida ou queixa. No Facebook, metade dos entrevistados espera por respostas no mesmo dia para perguntas ou reclamações.

Os usuários se sentem próximos às marcas nas redes sociais, é como se estivessem no mesmo ambiente, e se demoramos pra responder eles se sentirão ignorados. E a gente não quer que eles se sintam assim, de forma alguma…

A rede de livrarias Cultura utiliza os recursos do Twitter para entrar em contato com os clientes para atendê-los de forma ágil e eficiente.

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Não esqueça! Como o próprio nome já diz, as redes sociais são “ambientes online” de relação entre pessoas, e é dessa forma que sua marca deve se comportar. Canais que utilizam as redes apenas como SAC, não costumam ter tanta relevância e apreço do público.

Montar e, principalmente, manter sua marca nas redes sociais é trabalho duro, é necessário dedicação e paciência. O reconhecimento, e os seguidores, não vêm da noite para o dia. Mas se você planejar, estudar a marca, o público e até mesmo os concorrentes (por que não? rs), e botar a mão na massa pra valer, o resultado pode ser recompensador, e as vendas serão consequência desse trabalho.

 

 

3 comentários para “Como construir sua marca nas redes sociais

  1. Perfeito esse o artigo.
    Realmente construir uma marca nas redes sociais não é trabalho fácil, mas ao mesmo tempo é indispensável para qualquer empresa que queira ter um bom trabalho de marketing digital na web.

  2. Ótimas dicas , vou seguir algumas a risca (algumas outras eu ja seguia)
    Infelizmente meu site Techtube ainda não está bem rankeado. Mas com trabalho tudo vai dar certo.

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