Como Aprender SEO na Marra

Como Aprender SEO na Marra

2 Comentários »

Aprender SEO é apaixonante. Aprender SEO também é um problema. Isso porque não há apenas um material para estudar e considerar que já foi o bastante. Não há uma matéria específica para se formar um especialista em SEO.

Na verdade, você precisará correr atrás – e muito – pra aprender. Porque os melhores conteúdos estão em artigos de blogs. E são milhares deles. Trace uma meta de pelo menos 1h de estudo diário no início, para deslanchar. SEO é simples, mas não é fácil. E isso nos leva ao nosso primeiro ponto.

Estudar incansavelmente

O primeiro e mais importante ponto é estudar muito. Existe MUITO material sobre SEO na web. E como existem muitos detalhes e nuances em cada otimização, nada melhor do que aprender com os bons exemplos de outros profissionais.

Outra forma de aprender também é com os erros! Sim, existem diversos especialistas (geralmente os melhores) que são humildes, admitem erros e compartilham essa experiência com a comunidade. Aproveite para extrair tudo que puder.

Uma técnica que funciona para mim é bem simples. Me colocar numa situação em que se alguém perguntasse sobre um tema, e imaginar se eu saberia explicar com clareza e confiança tudo sobre ela. Imaginava então alguém me questionando sobre quais são os impactos de colocar mais de um <h1> por página, e tentava responder mentalmente. Caso não tivesse algum ponto obscuro ou não estivesse confiante para responder, então era sinal de que eu precisava estudar mais aquele tema.

Algumas formas de aprender SEO:

Pegue atalho com um curso

Uma excelente maneira de acelerar seu aprendizado é através de um curso. Isso porque anos de aprendizado e experiência são condensados em um material enxuto, que irá te dar o atalho de muitos caminhos que você iria seguir, e provavelmente suar bastante até enxergar o que deveria ser feito.

Aqui na SEO Master nós oferecemos dois cursos:

  1. Curso SEO Master
  2. Tutorial de SEO em 7 Etapas
O primeiro é mais completo, para quem quer otimizar seu próprio site ou trabalhar na área, e o segundo é para quem quer entender rapidamente como isso funciona, e o que fazer para já dar um empurrão no desempenho do site.

Aprenda lendo

Você vai aprender muito lendo sobre SEO em alguns lugares que são mestres no assunto:

Com a mão na massa

Outra forma muito eficaz, como sempre, é aprender fazendo. Ficar só na teoria é muito diferente da prática em qualquer área, e especialmente grave no SEO. Muito do que se lê é válido somente para alguns determinados sites. Talvez uma mudança no layout que serviu para um não sirva para outro.

Então vá atrás de alguns sites para otimizar. Trabalhe em alguma empresa que tenha uma área de SEO, ou otimize você mesmo como freelancer. Outra opção é você mesmo tentar otimizar o site da sua empresa. Se tiver um chefe, mostre as vantagens e como é importante para qualquer site. Quem sabe ele não te concede uma liderança de uma nova área de SEO?

Entenda Web Analytics

Você vai precisar de conhecimento em Web Analytics, para entender o que está acontecendo no site que está otimizando. O programa padrão hoje é o Google Analytics. Veja aqui um Tutorial de Google Analytics, aproveite!

Mas o principal é fazer o controle de desempenho da sua campanha. Se estiver otimizando para uma palavra-chave, é necessário saber se os esforços estão surtindo efeito ou estão sendo em vão.

Só assim você conseguirá compreender e aprender o que cada mudança sua gerou. Talvez aquela mudança na quantidade de palavras-chave no seu texto não tenha sido tão fantástica assim.

Utilize sempre o Analytics para dar mais embasamento para suas análises. E não se esqueça, porque a capacidade analítica é uma das características necessárias para um bom especialista em SEO.

Domine as Planilhas

As planilhas são suas amigas. Mais do que isso, elas são suas armas para análise de dados. Tenha sempre na ponta da língua as funções básicas, como PROC (e derivados), SE e Tabela Dinâmica. Essa ferramenta é capaz de fazer grandes trabalhos para te ajudar a entender o que está passando com um relatório do Analytics, ou sobre o engajamento das mídias sociais.

Existem centenas de cursos e guias para Excel ou OpenOffice, então não fique acomodado. Procure uma forma de aprender a vá atrás, porque o conhecimento em “Excel” ajuda e muito no trabalho de SEO. Além de ser um enorme diferencial que você vai aprender, que poderá ser usado em qualquer empresa.

Entre em grupos de discussão

É sempre bom discutir algum tópico que talvez você tenha ficado na dúvida, e também aprender com alguém que tinha uma dúvida que você nem sabia que também tinha! Existem alguns grupos bem legais, como

  1. SEO (Facebook)
  2. SEO Brasil (Facebook)
  3. SEO Brasil (Google Plus)

 

 

2 comentários para “Como Aprender SEO na Marra

  1. Gosto muito do SEO Master, aprendi bastante aqui apenas lendo os posts e testando,valew mesmo pessoal vcs são zika da balada .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SP São Paulo (11) 3042-2224
RJ Rio de Janeiro (21) 3942-5555 Travessa Domingos Cândido Peixoto, 501, Casa 1, Icaraí, Niterói-RJ